MENU

Marketing Barato na Internet | 3 Dicas Rápidas para...

04/09/2014 Comentários (0) Visualizações: 3162 Marketing Digital, Negócios

Como Abrir uma Empresa | 2 Dicas para Você Investir na Internet

Como abrir uma empresa a maioria das pessoas sabem, o problema é saber o que ela precisa na internet.

Antes de mais nada eu preciso dizer: Saber como abrir uma empresa você pode até saber.

Mas garanto que você ainda não sabe o que ela precisa na internet.

Mas não se preocupe porque isso é normal, pelo menos 80% das pessoas que querem ter um estrutura on-line não sabe em o que investir e outra, eu também não sei construir uma casa ou cozinhar em um restaurante, por isso existem profissionais para isso.

Mas mesmo eu quando comecei com a minha agência digital, a Retina, pensei: “eu preciso ter uma estrutura física adequada”, por isso aluguei um bom espaço, preciso também de equipamentos bons, por isso comprei o melhor, preciso de pessoas boas, por isso contratei as melhores que pude, depois de tudo isso eu estava preparado. Ou seja, eu sabia como abrir uma empresa.

Mas por mais que tentasse eu não conseguia ter tanto sucesso quanto meus concorrentes e isso era bem frustrante, porque eu sabia que tinha mais qualidade do que eles e ver eles ganharem a concorrência de mim era bem ruim.

Por que isso acontece?

Como Abrir uma Empresa Você ja Sabe | 2 Dicas para Você

Foi ai que eu pensei:

será que mesmo tendo todo o conhecimento em web e sabendo como montar um site eu estou identificando qual é a melhor ferramenta para eu utilizar na minha empresa, ou onde investir?

E olha que naquela época nem havia tantas opções como hoje em dia. Hoje nós temos Sites Institucionais, eCommerces ou Lojas Virtuais, Squeeze Pages, One Pages, Landing Pages, Blogs, Redes Sociais, Aplicativos Mobile, entre muitas outras.

O que torna ainda mais difícil saber o que você realmente precisa, até mesmo porque tenho certeza que desta lista alguns você nem mesmo tinha ouvido falar, muitas vezes você vai precisar de um mix de vários destes itens para conseguir passar credibilidade através da internet.

Mas falar do que você precisa é um assunto que vamos ter que abordar um pouquinho mais pra frente. Mas já posso adiantar que existem coisas simples que podem fazer muita diferença no retorno que o seu site dá, como fazer um blog por exemplo.

Antes você vai precisar entender sobre como está o comportamento dos usuários de internet nos dias de hoje, e é com base neste comportamento e é claro com a analise da sua empresa que vamos conseguir definir o que você precisa.

“Se você não conhecer o seu inimigo você não vence a guerra.”

Do Livro: A Arte da Guerra.

E foi exatamente o que eu fiz na época que me vi sem saber em que investir na internet. Analisei este comportamento.

Primeira Analise de Comportamento de Usuários de Internet:

Como Abrir uma Empresa Você ja Sabe | 2 Dicas para Você

Primeira analise que temos a fazer é o tipo de usuário que está em alta hoje em dia. E esta resposta está fácil, o usuário Multi-Telas, que é a pessoa que vai acessar o seu site de um notebook, um computador normal, um smartphone Apple ou de outra marca, um tablet, uma smartTV e etc… E o seu site precisa estar preparado para isso.

Hoje em dia temos uma tecnologia que é usada em diversas plataformas que usa o termo Responsivo.

Que é um site que se adapta a qualquer um destes dispositivos, e quando eu digo se adapta é porque ele se adapta mesmo, você não vai precisar dar zoom no site e ficar com as letrinhas pequenas ou um menu que não consegue clicar ou uma foto que não enxerga, ele vai adaptando todos estes itens conforme a resolução do dispositivo que o usuário está usando.

Aqui embaixo tem um link de um exemplo, se quiser acessar ele em dispositivos diferentes para você entender o que estou falando, fique a vontade.

Link: http://smarton.weblusive.com/

Segunda Analise de Comportamento de Usuários de Internet:

Como Abrir uma Empresa Você ja Sabe | 2 Dicas para Você

Hoje em dia ninguém tem mais tempo pra nada, por isso se alguém precisa de alguma coisa, precisa rápido. E a técnica mais rápida para uma pessoa conseguir algo é através de uma busca na internet, o que remete imediatamente ao Google, ou a indicação de algum amigo, o que remete imediatamente ao Facebook.

Estas duas ferramentas gigantescas da internet, hoje em dia são totalmente necessárias para uma estratégia de marketing on-line. (Criar artigo para Facebook e Google)

Mas voltando ao comportamento do usuário, depois que ele encontrou o que buscava, pode ter certeza que não foi só um, provavelmente ele abriu no mínimo uns 4 sites de concorrentes diferentes (isso porque as buscas do google sempre mostram milhares de resultados).

Agora eu te pergunto o que vai prender a atenção deste usuário?

Esta é uma pergunta com muitas respostas, mas o que eu realmente posso responder generalizando tudo em apenas 3 palavras seria, Objetividade, Clareza e Ilustração.

Se o seu conteúdo conseguir utilizar estas 3 palavras, você estará na frente de alguns milhares de concorrentes. Para te ensinar melhor um pouco sobre como desenvolver um conteúdo com base nestas 3 palavras temos um documento que utilizamos aqui na agencia para coletar conteúdo dos nossos clientes. Clique aqui para baixar este documento.

Mas nós não podemos só prender a atenção dele através deste conteúdo objetivo, claro e ilustrativo, o principal objetivo que temos com um visitante em nosso site é conseguir os dados desta pessoa.

Coletar os dados dos visitantes através do seu site.

Como Abrir uma Empresa Você ja Sabe | 2 Dicas para Você

Porque com os dados dela em mãos você já teria meio caminho andado para um fechamento, pois você já teria por exemplo o nome, e-mail e telefone de uma pessoa que você tem certeza absoluta que quer o seu produto, assim você vai poder interagir com ela do jeito que for mais fácil e convencional.

Mas nem todo mundo que entra em um site preenche um formulário e te envia os dados, então o que fazer para conseguir captar o máximo de dados de usuários possíveis que visitam seu site?

Estudos mostram que a maioria das pessoas que recebem algo de graça que ajuda dando a solução para algum problema ou até mesmo uma dica, se sentem na obrigação de retribuir a gentileza.

É claro que o estudo é bem mais complexo do que esta frase, mas acreditem, hoje em dia existem diversas pessoas ganhando fortunas utilizando esta técnica. E em breve vamos publicar um artigo específico sobre este assunto.

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet vai achar muita gente falando sobre a técnica de lançamento que se baseia neste principio, aliada com os gatilhos mentais, que são textos elaborados com apelos que agem no inconsciente das pessoas e fazem com que tomem decisões baseadas no sentimento e não tanto pela razão.

É realmente tudo bem complexo e para entender, teríamos que realizar pelo menos alguns cursos e gastar um bom dinheiro, o que com certeza valeria muito a pena, mas quem está montando uma empresa as vezes não tem esta verba para disponibilizar.

Plataformas

Porém hoje em dia existem empresas, que possuem plataformas que conseguem unir todas estas técnicas em um único sistema. Ou seja, você conseguiria ter um site, seja ele One Page, Landing Page, Squeeze Page, Institucional, de produtos ou até mesmo uma Loja Virtual totalmente Responsivos.

Além de ter um formato para que você consiga otimizar o seu conteúdo de acordo com as principais técnicas que funcionam hoje em dia para prender a atenção do visitante.

Além disso estes sistemas, também conseguem gerenciar suas contas dentro do Google e do Facebook, tornando a administração e investimento nestas ferramentas muito mais fácil.

Além de te dar outras grandes possibilidades.

Acredito que com este artigo você já vai conseguir ter uma base para iniciar sua estratégia de Marketing On-line.

Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *