O meio digital permitiu um grande avanço para diversas empresas e, mesmo que o foco da organização não seja completamente o e-commerce, ela pode ter diversas parcerias e utilizar de links recíprocos para ajudar a promover duas marcas ao sucesso.
Porém, entender qual a maneira mais efetiva de realizar tal ação pode ser extremamente complicado, principalmente pela quantidade de estratégias e possibilidades, assim como dificuldades de crescimento que o meio apresenta.
Com isso em mente, o texto de hoje abordará o que são os links recíprocos e como fazer para que eles sejam bem aplicados em seu negócio, explorando suas vantagens e benefícios, assim como a sua importância para a sua empresa.
Entenda o conceito de links recíprocos
Desde uma empresa de projetos elétricos até uma grande logística, sempre é muito bom ter algumas parcerias para fazer com que o negócio cresça e se expanda de maneira mais rápida e consolidada, compartilhando públicos e interesses em comum.
A utilização de links de qualidade já acontece há algum tempo na internet e, a criação de um excelente link building é uma das formas de aproveitar ao máximo o que eles podem proporcionar, além de ser muito eficiente para as ferramentas de SEO.
E, mesmo que o objetivo da marca seja se expandir e ser mais conhecida pelo seu corte de chapas de aço, quando o SEO está sendo bem aproveitado é sempre muito bem-vindo, afinal, ter um maior tráfego de usuários e um melhor ranqueamento é algo que toda empresa busca.
Portanto, por mais que a utilização de links seja aplicada há muito tempo, os links recíprocos têm uma visão diferente de como as coisas funcionam. De forma simples e bastante objetiva, eles acontecem quando dois ou mais sites criam um link entre si.
Ou seja, cada um criando uma funcionalidade, página ou recurso que se refere ao outro, sempre direcionando os usuários de uma marca para a outra, melhorando a autoridade e como o SEO enxerga a organização.
Pode ser utilizado mesmo por uma empresa de cracha, e muitas pessoas acreditam não serem benéficos e forjarem um bom relacionamento entre organizações, mas a verdade vai além disso, e eles podem ser muito bons tanto para empresas quanto para consumidores.
Com isso em mente, o texto de hoje abordará um pouco mais sobre os links recíprocos e seu impacto na empresa, assim como benefícios e vantagens, além de formas de aplicação. Sem mais delongas, confira!
Conheça os benefícios da estratégia
Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre links recíprocos e links de sentido único. Os links recíprocos, como já comentado rapidamente, são aqueles que são compartilhados entre vários sites ou criado por um e compartilhado por outros.
Pode ser benéfico para o seu e, mesmo quando utilizado junto de um sistema de automação comercial, tem muito a oferecer quando é bem planejado e executado.
Já o link de sentido único é aquele que normalmente é referenciado em artigos e conteúdos, sendo uma excelente forma também de ganhar tráfego.
Porém, sobre esse segundo tipo de link, ele possui um pouco menos de potencial do que o primeiro mencionado por não estar integrado com tantas outras marcas de qualidade.
Sem mencionar que, para um link ser recíproco, é preciso que outro site faça referência a sua página da mesma forma, aumentando o tráfego de pessoas e melhorando o ranqueamento do SEO, que é algo que até uma empresa de portaria terceirizada está interessada.
Com isso, podemos mencionar alguns benefícios e vantagens que podem ser adquiridos por aqueles que utilizam de maneira correta os links recíprocos, como:
- Melhor experiência de compra;
- Aumenta a autoridade da marca em seu segmento;
- Site com o tráfego maior;
- Conteúdo agrega mais valor ao público;
- Maior número de vendas.
Portanto, apesar de tudo isso, é preciso tomar cuidado para não utilizar em excesso e acabar adquirindo o efeito oposto ao que se espera com os links recíprocos, principalmente se a sua empresa de zeladoria investe apenas nesse tipo de estratégia de marketing.
Isso porque, quando utilizados em excesso sem um motivo aparente, ou buscando apenas a melhora no ranqueamento do SEO, fica muito evidente para o cliente, o que gera uma experiência de compra e de navegação pelo site menos satisfatórias.
Sem mencionar que, quando feito de má fé pode acabar afetando as diretrizes do Google, fazendo com que o site seja punido de alguma maneira e, quando isso acontece, acaba prejudicando tudo que ele conquistou.
Isso pode fazer com que sua página focada em oferecer assistência técnica nobreak sms não seja mais indicada pelo SEO, o que é terrível para os negócios, além de perder tráfego. Em outras palavras, tudo que uma empresa não quer que aconteça.
Como utilizar os links recíprocos
Agora, chegou o momento de entender como colocar em prática o que foi descrito até esse momento no texto, fazendo com que fique ainda mais claro como utilizar links recíprocos na prática, aproveitando os benefícios mencionados ao longo do texto.
01 – Os links devem ser relevantes
Mesmo que o assunto do link seja algo super de nicho como manutenção de transformadores, isso não significa que eles não precisem ter qualidade ou não precisem agregar valor para as pessoas, principalmente porque isso gera referência para a marca.
Eles devem não só serem relevantes, mas também, agregar algum valor para aqueles que irão consumir o conteúdo.
Esse tipo de coisa não só edifica o seu site como aumenta a confiança nele e as pessoas irão começar a procurá-lo mais, sem mencionar que o próprio SEO irá ajudar a indicar a página para outras pessoas.
Porém, por se tratar de um link recíproco, deve-se levar em conta também os links que os sites parceiros indicam, pois eles podem acabar interferindo no seu SEO, tanto de forma positiva quanto negativa.
Por esses e outros motivos que é indicado pesquisar bastante e saber com quem se está fazendo links recíprocos, ou ao menos ter uma boa noção do conteúdo que é criado e postado, pois alguns deslizes podem colocar a reputação da sua marca em cheque.
02 – Influencers são sempre bem-vindos
Influenciadores digitais sem sombra de dúvidas são ótimos parceiros para o compartilhamento de links recíprocos, sem mencionar que o alcance que eles têm é enorme e pode ser extremamente benéfico para a sua marca se bem utilizado.
Portanto, invista em fazer parceria com eles e, caso consiga, se ele tiver relação com o assunto abordado pela sua empresa, melhor ainda. Isso porque essa atitude gera autoridade e faz com que a marca se torne ainda mais referência no mercado.
03 – Busque relacionamentos autênticos
Claro que ter links recíprocos é importante, mas eles possuem um potencial muito maior e com mais qualidade quando o relacionamento com as empresas, sites e influenciadores parceiros é verdadeiro, pois assim ambos estão tentando se ajudar de forma mútua.
Quando ambos estão buscando o crescimento juntos, ele vêm de forma muito mais natural e ambos se ajudam para crescer e conseguir conquistar seu espaço. Isso também pode ser feito de forma não combinada, para não tentar forçar um relacionamento.
Ou seja, você encontra o conteúdo de um site que acredita ser bom, coloca um link para seus leitores e, quando ele receber notificações e gostar de seu conteúdo, fará o mesmo por você, mostrando que o aprovou e que gostou do trabalho que sua marca realiza.
04 – Revise suas estratégias digitais
É sempre bom revisar e analisar suas estratégias digitais para se ter ideia se podem ou não utilizar de um pouco mais de links para que sejam mais funcionais. Por exemplo, empresas que trabalham com marketing de conteúdo podem adotar tranquilamente essa prática.
Isso faz com a criação de links recíprocos seja mais eficientes e que outras empresas, sites, páginas e influenciadores possam tomar a mesma atitude e ajudar a sua marca a crescer e se expandir ainda mais, sendo de ajuda mútua, além de atrair mais público.
Considerações finais
O texto de hoje mostrou o que são links recíprocos, seu conceito, sua importância, assim como seus benefícios e vantagens e algumas formas de aplicação dentro do seu negócio. Realmente, podem ser usados de diversas maneiras, mas as indicadas são as mais funcionais.
Como dito em alguns momentos ao longo do artigo, apenas tome cuidado com a forma como será utilizado, pois pode prejudicar o SEO da sua marca, assim como sofrer punições severas por infringir algumas diretrizes do Google, mesmo que não seja inteiramente culpa da empresa.
Portanto, saiba muito bem com que está compartilhando links e criando essa rede. Utilize de maneira que a essência da sua empresa permaneça intacta, mas ainda sim, que ela cresça e consiga expandir seus negócios com links confiáveis e de qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.