Dentro do marketing existem algumas técnicas que são desenvolvidas com o objetivo de otimizar as ações executadas por um negócio. Utilizando muitas vezes de conceitos comuns do mercado, porém de forma adaptada. Como na criação de uma persona.
Uma concepção que está diretamente associada à forma como uma empresa busca se associar com uma faixa de público. Levando em conta o perfil comportamental dessa audiência, por meio de atitudes que podem levá-los a consumir ou não um produto.
Algo que precisa ser trabalhado por parte dessas companhias, de forma a otimizar o seu número de resultados alcançados. Sendo necessário estudar a fundo esse público, destacando características que possam melhorar a relação comercial dos vendedores.
Como uma empresa que trabalha com a confecção de crachá, onde para que ela tenha uma boa relação com os clientes se torna necessário reconhecer quais são as demandas dessa audiência, respondendo a eles através das opções de crachás a serem ofertadas.
Pois no mercado competitivo atual, não basta apenas oferecer um produto ou serviço de qualidade – por mais que isso continue sendo algo de extrema importância – é preciso também trabalhar com a visualização do seu negócio em relação à sociedade.
Facilitando com que uma faixa de possíveis clientes sejam atingida pelos contatos comerciais a serem trabalhados por esse negócio, e que a partir desse primeiro diálogo seja possível se aprofundar na relação comercial a ser criada entre esses dois componentes.
Pois da mesma forma com que um cliente é beneficiado após encontrar um serviço que resolva suas questões, como um sistema de desenvolvimento de software, que crie um programa que permite uma melhor administração do seu projeto.
Essa companhia é recompensada, tradicionalmente de forma financeira, por esse tipo de solução a ser apresentada ao mercado. Mas para que isso aconteça é preciso apresentar fatores que ajudem a fortalecer essa sua relação com o público a ser atingido.
Por meio de estratégias customizadas, desenvolvidas justamente para uma plateia específica. A criação de um persona de marketing conversa diretamente com isso, por isso se tratando de um conceito a ser estudado por qualquer empresa presente no mercado.
O que é uma persona de marketing?
A criação de uma persona e marketing está associada ao desejo de uma companhia em desenvolver ações comerciais que tragam melhores resultados para uma empresa. Isso levando em conta as características do seu público, como aquilo que tal audiência busca.
Isso porque a figura de uma persona comercial é nada mais do que uma representação fictícia do seu perfil de público. Ou seja, a criação de um personagem que traga características que estejam associadas ao comportamento da sua faixa de clientes.
Como o espírito explorador e organizado de quem busca algum tipo de formação em um curso de comissário de bordo, tratando de traços de personalidade que devem ser estudados por uma instituição de ensino que busque disponibilizar tal curso.
Sendo necessário adotar uma estratégia de comunicação completamente diferente daquela utilizada para divulgar cursos voltados a áreas de contabilidade, por exemplo. Levando em conta o perfil distinto desses alunos, que procuram setores diversificados na educação.
A persona de marketing pode ser uma maneira de resolver tal problema, já que trabalha com características mais aprofundadas, indo além dos dados amplos que costumam estar associados a definição de um público-alvo por parte dessa empresa.
Pois para que um negócio atualmente consiga alcançar resultados melhores, não basta definir a sua audiência como um público jovem. Já que essa parcela é formada por um conjunto enorme de pessoas, com características diferenciadas entre si.
A persona de marketing responde diretamente a isso, por meio de um personagem criado. Como João, 36 anos, classe média-alta, leitor de quadrinhos e fã de filmes de super-herói. A partir dessa figura estabelecida, é possível definir ações que atinjam tal indivíduo.
Como uma rede de cinemas, que para ampliar a venda de pipocas em sua bomboniere passa a trabalhar com um copo de papel personalizado, por meio de kits voltados a um filme específico que acaba de estrear nos cinemas.
Ao trabalhar com o intuito de agradar tal persona, esse negócio amplia suas chances de alcançar bons resultados comerciais. Já que essa persona é criada com base em características e informações coletadas em relação a sua audiência geral.
Existe uma relação clara entre a persona e o público-alvo, mas não deixando de se tratar de conceitos diferentes. Já que a audiência de um negócio está associada a um perfil mais amplo, que envolve questões como:
- Faixa etária;
- Gênero;
- Poder financeiro;
- Local de moradia.
A persona de marketing é criada em cima disso, operando com tais características, porém desenvolvendo atributos mais específicos, que possam ser trabalhados por uma empresa para otimizar a relação a ser criada entre um negócio e o público a ser atingido.
Para que assim uma empresa de entrega de encomendas consiga divulgar os seus serviços diretamente para o público que demonstre algum tipo de necessidade em cima do seu ofício. Sendo necessário apenas criar uma persona de marketing adequada.
Como otimizar a criação de uma persona
Para garantir que sua persona de marketing seja construída da melhor maneira possível, permitindo o alcance a ótimos resultados comerciais, é preciso criar uma figura adequada tanto ao seu público como aos seus negócios.
O que pode ser feito a partir dos seguintes passos:
Colete dados dos seus clientes
Se a criação de uma persona depende de aspectos associados ao seu público-alvo, primeiro é preciso ter informações amplas sobre essa audiência. Isso dentro de uma realidade no qual a plataformas digitais se destaca na coleta de dados.
Sendo preciso ir além de informações básicas, mas sim de detalhes que possam destacar o perfil dessa audiência a ser trabalhada, por meio de informação como:
- Hábitos de consumo;
- Rotina pessoal e profissional;
- Relação com sua marca;
- Conteúdos digitais consumidos.
Pontos a serem observados por uma empresa de consultoria ambiental, para que seja possível atingir um público específico, com base nas informações coletadas em cima desse grupo.
Identifique os problemas e objetivos do cliente
Após essa coleta de dados, é importante de fato saber o que fazer com isso, para criar a persona de marketing que melhor trabalhe não com os objetivos da empresa apenas, mas sim com aquilo que essa audiência possa estar procurando.
Para destacar esse problema e logo após isso sugerir uma solução, que pode estar associada ao seu produto ou serviço. Usando da figura da persona para entender melhor como sua audiência pode reagir a tais campanhas especializadas.
Tenha uma persona bem estruturada
Se a ideia de uma persona de marketing é representar toda uma parcela do seu público-alvo, é importante que essa figura seja bem estruturada, contendo características que de fato estejam associados a sua audiência ser impactada.
E para criar essa estrutura de forma correta, é importante trabalhar junto de diversas equipes dentro da sua empresa.
Integração das equipes
Para criar uma boa persona é importante levar em conta o trabalho do pessoal do marketing, da equipe e de atendimento, ou seja, todos os setores que têm acesso a algum tipo de informação importante em relação ao seu público.
Pois com o compartilhamento dessas informações é possível criar uma figura que represente melhor o perfil do seu público. Descobrindo quais ações surtiriam mais efeito com esse indivíduo.
Seja uma campanha digital ou algo mais tradicional, como a disposição de balão publicitário dentro de uma loja.
Identificação de persona
Por último, é importante também conhecer qual o tipo de personagem que você pretende desenvolver, de acordo com os seus objetivos em relação ao negócio.
Como a buyer persona, que representa o seu cliente ideal, ou a audience persona, mais voltada para o tipo de conteúdo consumido geralmente pelo seu público almejado. Existindo também a brand persona, quando uma marca desenvolve uma imagem para si.
Similar ao trabalho com as assistentes virtuais, criadas para passar uma maior humanidade em relação ao atendimento digital ser oferecido. Importante principalmente para quem trabalha com serviços mais técnicos, como na implantação de servidores.
Antes de tudo isso, existe também a proto persona, uma espécie de persona teste, no qual uma companhia testa possibilidades, sendo uma opção a criação de diferentes versões, para decidir sobre qual dessas personagens melhor representa o público de uma empresa.
Com a aplicação dessas figuras como uma estratégia de marketing, uma companhia contará com um auxílio maior em relação ao processo de descoberta sobre os detalhes que motivam um consumidor a de fato concluir uma compra.
E com base nessas informações, desenvolver técnicas que ajudem tal companhia a alcançar melhores índices comerciais. Respondendo diretamente às demandas levantadas pelo seu público, sendo então recompensada por isso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.