O marketing de conteúdo é, hoje em dia, uma das principais armas que os empreendedores têm para garantir o seu sucesso no mercado.
Além de investir nesse tipo de estratégia, as redes sociais também são fortes aliadas para otimizar o desempenho das vendas e ampliar a base de clientes.
Atualmente estamos presenciando uma mudança em todos os mercados existentes, desde lojas de roupas, até empresas especializadas em pisos de madeiras.
Acontece que as empresas precisam encontrar novas formas de abordar o seu público e conduzir a audiência por sua jornada de compra.
Se você possui uma empresa e deseja tirar o máximo proveito dos canais digitais de venda, é fundamental conhecer o potencial desse ambiente e criar estratégias de marketing digital para vender por todo país.
Ok, mas por qual motivo as redes sociais são tão importantes para os vários tipos de negócio? Tanto para empresas industriais ou lojas que vendem válvula solenoide para água? Abaixo explicaremos melhor, confira:
Qual a importância das redes sociais para os negócios?
Inicialmente, as redes sociais eram vistas como um espaço para que pessoas comuns pudessem ter um pouco de entretenimento.
Com o tempo, podemos perceber que esse espaço se tornou, também, um lugar com muitas oportunidades para os negócios, afinal, nestas redes, é possível encontrar inúmeros clientes que podem ter algum interesse no serviço, ou produto que você trabalha.
Em outras palavras, o fato de você trabalhar sua presença digital também significa possuir mais clientes, o que é essencial, principalmente, quando se trata de um negócio que trabalha com um produto específico, como transmissor de temperatura, por exemplo.
Portanto, é interessante tomar a frente do seu nicho e se posicionar nos meios digitais, além de, claro, aproveitar a oportunidade para vender sem limites geográficos.
Além disso, você também consegue fazer com que várias pessoas conheçam a sua marca e suas soluções. Quando se trata de uma solução inovadora ágil, como uma mini impressora, por exemplo, a presença digital se torna ainda mais importante.
Quais são os motivos para investir nas redes sociais?
Existem alguns bons motivos que deixam ainda mais claro que o investimento nas redes sociais é, sim, importante para os seus negócios.
Para que você possa entender melhor as vantagens que essas plataformas são capazes de oferecer para você, confira, abaixo, as razões para começar a investir nessas ferramentas:
Alcance leads mais qualificados
Um dos motivos que tornam as redes sociais um lugar muito vantajoso para as empresas, é o fato de tratar-se de um ambiente propício para gerar leads qualificados, seja por meio do tráfego orgânico, ou pelo pago.
Afinal, a grande maioria das pessoas só decidem seguir uma página quando possui interesse nos conteúdos que são postados pelo administrador, certo?
É como um usuário que deseja saber sobre tratamento de água de poço com cloro e, eventualmente, encontra uma página que aborda assuntos do tipo. Logo, ele se tornará seguidor da página.
Quando você desenvolve uma campanha de marketing, uma promoção ou um evento em redes sociais como o Facebook e Instagram, por exemplo, é possível alcançar um grupo de pessoas já qualificadas para fazer vendas, o que naturalmente, permite que você consiga alcançar resultados melhores.
De um modo geral, é mais simples oferecer um produto para alguém que já conhece a sua marca, do que um indivíduo que nunca ouviu falar dela.
Dito isso, vale a pena considerar a ideia de caprichar nos conteúdos de suas redes e garantir mais um canal de vendas para o seu negócio. Adotar essa prática, inclusive, já se tornou fundamental para assessoria contábil em SP e outros negócios semelhantes.
Crie uma comunidade
É fato que, quando você faz uma campanha de distribuição de folhetos nas ruas, é bem difícil que as pessoas repassem o material para os conhecidos, certo?
Dessa forma, a sua ação é capaz apenas de impactar uma única pessoa por folheto, diminuindo o alcance e não favorecendo o seu desejo de construir uma base de clientes.
Utilizando o lado comercial das redes sociais, suas campanhas podem ter uma abrangência maior, o que é essencial para empresas que trabalham, por exemplo, com transportador de rosca e outros equipamentos específicos.
Isso porque, quando alguém recebe um anúncio no Facebook, por exemplo, as chances dele encaminhar o material para um colega, é bem maior.
Além disso, você também pode criar campanhas que possam incentivar as pessoas a compartilhar o anúncio com seus respectivos colegas, afinal, um anúncio de um cardan para implemento agrícola pode, eventualmente, ser útil para alguém.
Com isso, você acaba tendo um tráfego direcionado para sua empresa de forma fácil, ajudando a obter lucros ainda mais altos.
Tenha um posicionamento melhor no mercado
Hoje, boa parte da população mundial possui seus perfis nas redes sociais. Seja o Facebook, Instagram ou o Twitter, as três plataformas podem ser alternativas interessantes para o seu negócio.
Além disso, qualquer uma dessas plataformas possuem ferramentas que podem ajudar a sua marca alcançar mais pessoas. Por isso, é interessante que você capriche nos conteúdos para que você consiga atrair ainda mais seguidores com a sua página.
Faça segmentações
Uma das coisas mais importantes quando o assunto é estratégia digital, é trabalhar nas segmentações, afinal, é através dela que o seu comércio pode vender mais.
Ou seja, se a sua persona possui entre 20 a 30 anos, mora em São Paulo, é mulher e tem interesse em joias, é possível direcionar suas promoções diretamente para esse tipo de público.
Essa ação é possível porque as redes sociais possuem dados importantes que podem ser muito úteis na hora de fazer vendas e direcionar o seu conteúdo. Dessa maneira, você evita gastar dinheiro mostrando informações para pessoas que não possuem interesses em seus serviços.
Garanta mensuração de resultados
Para que a sua empresa tenha sucesso diante de sua própria performance, você precisa analisar qual o seu desempenho e os resultados que foram obtidos, concluindo se o ROI (Return Over Investiment) foi positivo, ou negativo.
Se você iniciar uma campanha sem conseguir medir ou avaliar sua performance, haverá grandes chances de acontecer problemas no futuro.
Humanize a sua marca
Uma das maneiras mais modernas para garantir um bom volume de vendas, é humanizando a sua marca. Hoje, é possível notar que o consumidor digital busca personalização, responsabilidade ambiental e marcas humanizadas no momento em que irá realizar alguma compra.
Ter bons produtos já não significa que você terá sucesso no mercado, tampouco números expressivos de vendas. Portanto, trazer o seu negócio para a internet e mostrar o quanto você é carinhoso, cuidadoso e atento com as soluções que você trabalha.
No dia a dia, você pode mostrar como a sua rotina é parecida com a rotina dos seus seguidores. Dessa forma, você monta um engajamento verdadeiro e um interesse genuíno em seus produtos.
Logo, você estará reunindo recursos importantes para vender qualquer coisa para o seu público-alvo, até porque, nesse ponto, você já terá conquistado o coração dos seus clientes.
Marketing de conteúdo para MEI
Quando o assunto envolve o marketing de conteúdo, é inevitável não falar sobre o seu custo, que por sua vez, é muito baixo.
Isso significa que, com um investimento inicial pequeno, é possível acumular bons resultados que podem manter-se por um bom tempo, e isso é extremamente vantajoso para a realidade da maioria dos MEIs. Além disso, há outras vantagens que essa estratégia pode proporcionar, como:
- Melhorar a visibilidade online da empresa;
- Tornar-se referência no mercado;
- Influenciar a decisão de compra;
- Otimizar a experiência pós-venda.
Uma das coisas que os MEIs precisam é ter uma base de clientes consolidada, e com o marketing de conteúdo isso é possível.
Afinal, um bom conteúdo continuará atraindo clientes e usuários, e você irá gastar muito pouco em relação aos resultados que essa estratégia será capaz de proporcionar a você.
O que se atentar ao escolher a rede social?
Ao trabalhar com redes sociais, é normal que as empresas enfrentam dificuldades para gerenciar a sua presença nas principais plataformas de mídias sociais.
Uma boa corporação precisa saber escolher a rede social que mais combina com os seus clientes, atendendo as suas principais necessidades. Ok, mas como fazer isso? Abaixo, listamos algumas dicas para descobrir quais são as redes sociais mais eficientes para o seu negócio. Confira:
Analise a concorrência
Inicialmente, você precisa fazer um balanço em quais redes sociais os seus concorrentes estão mais presentes. Para isso, é necessário ter em mente quais delas são as mais usadas pela população em geral.
Estude a audiência de outras empresas
Assim que você verificar quais são os sites de relacionamento mais usados pela sua concorrência, logo em seguida, é hora de analisar a audiência dessas empresas.
Nessa análise, você precisa observar qual é o alcance delas nas redes sociais, verificando as atualizações mais recentes.
Utilize ferramentas de pesquisa
Uma outra alternativa interessante para te ajudar a escolher a melhor rede social para a sua empresa, é utilizando ferramentas de pesquisa online, que podem te ajudar a estabelecer uma noção geral dos seus principais concorrentes.
Atente-se ao tamanho da audiência
Antes de publicar um conteúdo em uma rede social, procure, primeiro, analisar o seu público-alvo, bem como a capacidade de alcance no site.
Preste atenção nas ferramentas de busca
Antes de escolher a rede social que você irá utilizar com mais frequência para fazer postagens sobre o seu negócio, veja quais das plataformas disponíveis possuem bons motores de busca que possam encontrar usuários com interesse sobre seus produtos.
Participe dos grupos
Por fim, participe dos grupos e comunidades presentes nas redes sociais para que você tenha uma noção melhor sobre quais são os sites mais adequados para os clientes do seu negócio.
Através dessa participação, é possível ver quantos usuários presentes conseguem se encaixar no perfil procurado pela sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.