Dicas para otimizar imagens e vídeos para SEO no e-commerce

Você sabe como otimizar imagens e vídeos no seu site? Bom, a performance e velocidade são pontos principais que o Google analisa na hora de ranquear a sua página no buscador, se você vem observado que o seu site apresenta lentidão, saiba que o problema pode ser mais simples do que parece.

Muitas pessoas acham que a lentidão se deve a algum problema do servidor ou da plataforma em que o seu site está hospedado, mas na maioria das vezes esse problema está relacionado às imagens e vídeos que estão presentes no site.

Por exemplo, se você tem uma loja de portão automático de enrolar, e as fotos do seu produtos são muito pesadas, é óbvio que haverá uma grande lentidão na abertura do seu site, pois irá demorar o dobro para abrir cada imagem ou vídeo. 

Para te ajudar a otimizar de uma melhor forma as imagens e vídeos do seu site, continue lendo esse artigo, pois separamos as melhores informações sobre o tema para que você não sofra com lentidão em seu site.

Importância de adequar suas imagens

Atualmente o Google está dando uma grande importância para a velocidade de um site, seja ele de venda de serviços de parede com gesso ou lojas de bolsas, por isso é fundamental que você preste atenção e mantenha o seu site leve e rápido.

Uma dica importante é começar a redimensionar as imagens originais, para que esse conteúdo não pese tanto no site do seu e-commerce, ela não deve pesar mais do que 150 KB, aliás esse é o limite.

Por isso, se você tirou uma foto de um produto como jaleco médico para o seu site, fique atento ao tamanho dela e não passe de 150 KB, sendo assim as imagens grandes precisam ser compactadas da forma mais enxuta possível.

Por que o tamanho das imagens são importantes?

Se você tem um site, saiba que existem alguns fatores que afetam a velocidade de uma loja virtual, porém nada é mais preocupante ou pode bloquear a página de forma mais crítica como as imagens pesadas.

Por isso que é muito importante que sua empresa de eletrodo para solda dê atenção para o tamanho das imagens do seu e-commerce, que incluem:

  • Fotos de produtos;
  • Banners da página inicial;
  • Imagens de ícones;
  • Imagens de cabeçalho de categoria;
  • Plano de fundo;
  • Vídeos.

Ou seja, todas as mídias que contenham no seu site, merecem a devida atenção, com isso a sua loja virtual será mais responsiva, além de ter uma boa velocidade de carregamento, o que irá atrair o seu cliente.

Estratégias para otimizar seu e-commerce

Agora que você já entendeu a importância de otimizar as imagens no seu site, saiba como utilizar o SEO a favor do seu e-commerce.

Descrição dos produtos

Para que o Google entenda que o seu site atende as necessidades dos cliente, é importante que você descreva os seus produtos de uma melhor forma, para que os consumidores não tenham nenhuma dúvida.

Por exemplo, se você for anunciar sacos stand up, é preciso que você desenvolva um texto original e repleto de detalhes, para te ajudar nesse processo é importante que você busque pelas principais dúvidas do seu público-alvo e responda todas elas.

Essa prática não é importante apenas para as métricas do Google, ele também ajuda o seu site a se diferenciar dos concorrentes, afinal o consumidor não terá nenhuma dúvida e ficará mais seguro para realizar a compra.

Para aproveitar todos os benefícios do SEO, é importante que você inclua as principais palavras-chave nessa descrição, dessa forma o Google consegue ranquear a sua página.

Para que isso funcione você deve achar um meio-termo entre as exigências do algoritmo e do seus clientes.

Conteúdo multimídia

Se o seu site vende endireitador de chapas, por exemplo, tente incluir pequenos vídeos da utilização do produto, isso irá ajudar com que o seu público tenha uma ideia de como tudo funciona, isso traz uma maior confiança para o seu cliente.

Para outros produtos como roupas e calçados, por exemplo, podem ser vídeos de modelos utilizando os produtos para que os clientes vejam como elas ficam no corpo.

Uma outra forma de usar os vídeos é mostrando dicas de como montar algum produto, ou maneiras diferentes de como usá-los, com isso você consegue chamar atenção dos consumidores.

Saiba que os vídeos são um diferencial para o seu e-commerce, afinal todos os sites possuem fotos, porém os conteúdos em vídeos ajudam com que o cliente conheça mais sobre o produto.

Ao visualizar um vídeo de um ursinho de pelúcia, por exemplo, o cliente terá a sensação de entrar em contato com o produto, observando suas cores, dimensões e qualidades, acredite isso faz muita diferença e consegue se destacar no mercado.

Nome do arquivo

Saiba que o nome que você escolhe para a sua imagem são determinantes para as técnicas SEO, parece besteira né, mas através delas você consegue utilizar as palavras-chave e fazer com que o seu cliente te localize no Google.

Por isso, quando você for salvar alguma imagem dos seus produtos como um alarme para empresas, por exemplo, em vez de gravar com o nome “foto.jpg”, tente utilizar alguma palavra-chave como por exemplo “alarme-empresas.jpg”.

São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de ranquear os seus produtos no site de busca, afinal muitos consumidores pesquisam por imagens no Google, com isso você consegue se destacar.

Trabalhe a linkagem interna

Esse é um termo utilizado para se referir a links que direcionam o cliente para outras páginas do seu próprio site, essa prática pode ser feita em:

  • Textos;
  • Imagens;
  • Produtos relacionados.

Entre outros, toda essa linkagem interna ajuda o robô que avalia as páginas a navegar pelo seu site, sem contar que ele permite que o buscador identifique páginas relevantes, pois esses links demonstram como a sua página possui conteúdos de qualidade.

Sem contar que o cliente ficará mais tempo navegando na sua página, afinal você terá uma série de conteúdos para apresentá-lo, com isso ele conhece a sua empresa, adquire confiança em sua marca e em seus produtos. 

É importante que você escolha muito bem quais conteúdos serão linkados, não coloque qualquer link só para colocar, isso pode acabar prejudicando a página e a experiência do seu cliente.

Além disso, os links devem ser usados com moderação, nada de espalhar em todos os lugares do texto ou da imagem, isso prejudica a leitura dos seus consumidores, além de deixar os algoritmos confusos.

Tire boas fotos do seus produtos

Já ouviu falar na frase que uma imagem vale mais do que mil palavras? Então quando o assunto é loja online isso fica ainda mais evidente, pense que o seu cliente não terá contato direto com o produto ou seja, ele não irá tocá-lo ou experimentá-lo.

Por isso é fundamental que você ofereça ótimas fotos, capriche no fundo da sua imagem e tire fotos de todos os ângulos, isso trará uma melhor dimensão para os seus produtos,  chamando atenção do cliente e fazendo com que ele compre o produto.

Afinal ninguém merece entrar em um site e não ter ideia de como é o produto, isso muitas vezes é a explicação pela desistência da compra, pois ninguém compra aquilo que não conhece.

Escreva para pessoas

A última dica não tem muito a ver com as imagens e vídeos, porém ela é muito importante para o seu site como um todo, muitas vezes você foca tanto em agradar o Google e os outros motores de busca que acaba esquecendo do principal, os seus clientes.

Afinal, se nada adiantar contra com as melhores fotos e vídeos, ter um site lindo visualmente e não ter um conteúdo de qualidade que consiga agradar o seu público e acima de tudo entender as suas necessidades.

Por isso é importante que você utilize todos os recursos de SEO, busque palavras-chave, adeque suas imagens para o formato do site, mas acima de tudo escreva conteúdos que agreguem valor, escreva descrições fiéis aos seus produtos.

O Google utiliza uma série de fatores para ranquear o seu site, mas acima de tudo como principal fator para os primeiros resultados eles escolhem aqueles sites onde as pessoas clicam e ficam por mais tempo.

Afinal, uma loja online não sobrevive apenas de caixas para ecommerce, ela precisa que os seus conteúdos impactem os seus clientes a ponto de fazer com que eles consumam seus produtos.

Por isso que quando o cliente clica no seu site e permanece por mais tempo o Google entende que você está criando um bom conteúdo para os usuários.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.