Entenda a diferença entre design, produto e conteúdo

Para se garantir que uma empresa tenha sucesso em suas atividades, uma série de características precisam ser consideradas por tal companhia, incluindo uma atenção a ser tomada em cima de aspectos específicos como design, produto e conteúdo.

Tópicos que são relevantes principalmente para estabelecer a melhor relação possível entre uma empresa e o seu público, associação essa que é responsável por garantir a melhor performance de um negócio diante de todos os concorrentes do seu setor.

Afinal, o que move um cliente a escolher por uma empresa em particular são questões que vão além do preço praticado, mas também por outras características que fazem com que uma audiência tenha uma preferência em particular por um negócio sobre outro.

Questões que fazem com que cada companhia deva olhar com atenção para uma série de decisões a serem tomadas, incluindo até mesmo o tipo de caixas de papelão ondulado embalagens a serem usadas por tal empresa, para garantir a melhor entrega possível.

É justamente ao trabalhar com esses tópicos particulares que muitas marcas conseguiram se destacar no mercado, se tornando referência para diferentes companhias, incluindo aquelas que não fazem parte do seu setor, mas podem se inspirar em suas ações.

Com destaque para o desenvolvimento da própria marca, como o uso de uma cor específica que se torna um grande destaque visual para essa companhia, a ponto do público e também seus concorrentes reconhecerem suas ações a partir desses ícones particulares.

O mesmo tipo de personalização que pode ser vista de maneira individual a partir da customização de um crachá em pvc personalizado por parte de um funcionário, colocando a sua identidade dentro desse material, assim como as empresas fazem com suas ações.

Estratégias que podem ser de alto valor para uma companhia, de forma a ser possível amplificar até mesmo o número de vendas alcançado por um negócio, tudo através da forma com que essa companhia desenvolve uma adequada estratégia de comunicação.

 O que acaba por destacar a importância de se saber como lidar com esse tipo de prática.

O valor de uma estratégia visual para uma marca

O impacto visual de uma marca sempre foi algo de importância no mercado, fazendo com que até mesmo a composição de uma embalagem, com o uso de imagens coloridas e chamativas conquistando a atenção dos clientes ao passar por uma prateleira.

Questão que é trabalhada também em diferentes mídias, como os anúncios a serem divulgados nas revistas e jornais, assim como em canais de televisão e outros meios audiovisuais, tal como ocorre hoje com a internet.

E com tanta exposição a esse tipo de plataforma é possível perceber uma modificação no próprio comportamento do público, que vem se mostrando cada vez mais adepto dos formatos visuais, sendo então algo a ser trabalhado por parte das empresas.

E nem é preciso falar sobre a atenção do público a itens disponibilizados por uma fábrica de placas de sinalização, para assim garantir uma maior segurança no trânsito, já que a atenção dos indivíduos a esses aspectos de imagem se ampliam para outros campos.

Sendo algo que permite a um possível cliente optar pela compra exclusivamente por causa da capa dessa obra, sendo algo que chama a sua atenção, podendo ser também um livro a se destacar na estante da pessoa a ser presenteada, o que explica tal relevância.

Algo que expande também para muitos outros aspectos a serem trabalhados por uma companhia, observando esse apego do público aos atributos visuais para assim estabelecer uma melhor relação com tal audiência, já que isso é positivo até mesmo para suas vendas.

Situação que pode ser alcançada a partir de atitudes tradicionais do comércio, como a disposição de balões infláveis para propaganda dentro de um supermercado para destacar o lançamento de um novo produto, por exemplo.

Ao mesmo tempo em que é possível trabalhar também com ações mais complexas ao desenvolver uma embalagem atrativa e prática, um rótulo colorido, tudo junto à qualidade do conteúdo presente nesse produto a ser comercializado.

Para trabalhar de forma adequada com todos esses pontos é preciso saber como lidar com as características de um design, produto e conteúdo, tudo a ser desenvolvido de forma eficaz para garantir que uma empresa tenha sucesso em suas ações voltadas ao público.

A complexidade por trás de cada aspecto comercial

Diante da relevância citada anteriormente em cima de todos os aspectos visuais de um produto, o que inclui a própria composição desse item a ser comercializado, algo válido tanto para um distribuidor de molduras de isopor como para um vendedor ambulante.

Porque mesmo ao atuarem em mercados completamente distintos, tratam-se de negócios que dependem de uma boa relação e percepção por parte de suas respectivas audiências, para assim tais empreendimentos serem recompensados em vendas pelos seus clientes.

E para se chegar a tal estado positivo no mercado é relevante conhecer a fundo as especificidades de cada um desses itens, sendo eles:

Design

O design lida com as características visuais e estéticas de uma obra, o que envolve tanto a composição de um produto como a forma com que o público visualiza tal obra, seja em seu formato físico ou digital.

De uma forma geral, o que pode mover a definição do design de algo são justamente as características particulares que são aplicadas a algo, envolvendo atributos como:

  • Cores;
  • Formatos;
  • Texturas;
  • Padrões.

Um conjunto responsável para que produtos específicos, como sacolas e mochilas personalizadas, recebam uma atenção diferenciada por parte dos indivíduos, sendo algo que precisa ser trabalhado para quem possui um objetivo comercial em cima desses itens.

Pois além do destaque visual de um produto no mercado ou de uma página na internet, o design é também encarregado de trazer muitas vezes algum sentido diferente para um produto, tal como uma embalagem mais prática para uma caixa de leite.

Pontos que também são definidos pela área de design, que é responsável por criar um envelopamento especial para um produto, facilitando o seu uso, mas também o mantendo em destaque nas prateleiras do mercado, com rótulos que destacam o nome da marca.

Produto

A questão do design é aplicada em cima de um item específico, sendo ele o produto, um elemento que é desenvolvido com o objetivo de responder a alguma necessidade por parte do público que agirá como consumidor deste produto, baseado em sua precisão.

Um item que é mais fácil de se compreender ao se visualizar os produtos em formato físico, o que inclui uma faca de pão, um aparelho de ar-condicionado, ou até mesmo itens variados brindes personalizados para feiras, tudo dependendo da função de cada dispositivo.

Normalmente a base de um produto está voltada ao tipo de problema que ele é responsável por solucionar, seja um aparelho celular para se realizar ligações, um copo para beber algum tipo de líquido ou uma bolsa para carregar seus pertences.

Soluções simples ou complexas que recebem uma atenção específica no mercado, tudo por caso da necessidade que o público pode criar em cima de tais produtos, já que eles são desenvolvidos justamente para responder às demandas levantadas por certa audiência.

Conteúdo

A questão do conteúdo já se trata de uma espécie de combinação entre os dois itens citados, sendo responsável por apresentar um produto através de diferentes formas de design, destacando assim a função específica a ser exercida por tal instrumento.

Ou seja, é algo que lida com a utilidade de cada produto disponível ao público, utilizando de diferentes métodos de design para atrair a atenção de seus possíveis consumidores, facilitando assim a comercialização desses itens junto ao mercado.

Ao trabalhar com esses três itens, uma marca pode aumentar até mesmo a sua percepção dentro do setor comercial, empenhando-se em oferecer a melhor experiência aos seus clientes a partir do alinhamento adequado entre esses conceitos citados.

Algo que pode ser alcançado de forma mais prática a partir do uso das diferentes ferramentas modernas que estão disponíveis ao público.

O papel da tecnologia nessa concepção

O conceito de UX design, ou seja, um design inspirado na experiência que tal produto irá oferecer, é algo que vem sendo trabalhado em cima dos mais diversos produtos, como nos itens a serem comercializados por uma empresa fabricante de etiquetas, por exemplo.

No entanto, esse mesmo tipo de conceito também se encontra dentro do setor digital, envolvendo a composição de um e-book ou de qualquer outro tipo de item virtual. Uma concepção que pode ser melhor alcançada a partir do uso das ferramentas tecnológicas.

Instrumentos que facilitam não só a composição de um produto ou seu design, mas também a compreenderem melhor quais são as demandas do público, facilitando assim a aplicação de tais requisições em cima desses itens a serem comercializados.

Trabalhando assim com o conceito de produto, design e conteúdo para alcançar uma melhor atenção em cima de um item, facilitando qual transação comercial a ser desenvolvida ao redor de tal mercadoria, atraindo assim a atenção de um público almejado.

E esse é o principal objetivo de quem atua no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.