Os aparelhos móveis com o tempo vem se tornando o principal instrumento de comunicação da população, com sua utilização expandindo-se para as mais diversas ferramentas e utilidades. O que acaba levando a predominância da ideia do mobile first.
Um movimento comercial e tecnológico que faz com que as empresas deem uma importância maior para o modelo móvel, reconhecendo a importância do mesmo em relação ao seu público-alvo, tratando-se às vezes da principal forma de contato com tal audiência.
Diante da necessidade das companhias de irem atrás do seu público independente de onde eles estejam. Antes isso estava muito associado à presença das lojas em pontos estratégicos da cidade, ou então com a compra de espaço em programas de televisão.
Além de qualquer tipo de produto cultural a ser consumido por sua audiência, que acaba por se destacar com o principal canal para que um escritório de assessoria fiscal veicule seus anúncios, de forma a se conectar com a sua audiência almejada.
Por mais que esse tipo de estratégia ainda tenha sua devida importância, o mercado tecnológico e virtual atual acaba por exigir uma tomada de decisões mais práticas, com seu foco localizado nas ferramentas digitais, tratando-se do canal de maior utilização.
Dentro de um cenário no qual o crescimento das plataformas digitais se dá muito por causa da amplitude de dispositivos a serem utilizados durante o acesso a este cenário digital. Em uma corrente no qual a internet se expande diante do seu número de usuários.
Indo em uma posição contrário a uma ideia de lotação, por se tratar de um ambiente capaz de abrigar um número infinito de sitiantes, diante da pluralidade de canais em seu sistema, sendo possível encontrar diversos serviços, como um curso de aeromoça online.
Com o crescimento dessas plataformas se dando justamente pela maior quantidade de conteúdos que são compartilhados nessas redes. Logo, quanto mais usuários acessarem a internet, maiores são as chances desse sistema expandir a sua área de atuação.
E esse aumento no número de usuários conversa diretamente com a presença maior de aparelhos que podem ser usados para realizar esse tipo de acesso, como os dispositivos móveis.
Fazendo com que as empresas tenham que colocar a concepção de mobile first, como a principal diretriz em relação aos seus planejamentos de comunicação.
O crescimento no número de dispositivos móveis
O uso dos dispositivos móveis como a principal ferramenta eletrônica a ser utilizada pelos usuários, tem como base uma realidade na qual esse canal de acesso é cada vez mais considerado por parte das companhias, diante de sua alta presença.
Esse é o principal ponto de acesso por parte do seu público, em relação aos seus canais de contato iguais, como suas redes sociais ou o site institucional de tal companhia. Sem contar com as lojas virtuais, de grande importância para o mercado de comércio digital.
E se o acesso ao cenário digital torna-se mais comum por meio dos dispositivos móveis do que por aparelhos tradicionais, como computadores e notebooks, é por causa do avanço tecnológico, levando ao barateamento dos recursos eletrônicos de tais instrumentos.
Fazendo com que uma empresa de desenvolvimento de software tenha que adaptar as suas atividades para esse novo mercado mobile, no qual a criação de um sistema deve ser otimizada para o acesso através de um dispositivo móvel.
Sendo benéfica a apresentação de aplicativos, que permitam com a gestão de um software possa ser feita diretamente pelo celular dos funcionários de uma empresa.
Como um programa de rastreamento de produtos, como a posição de uma entrega podendo ser acompanhada diretamente pelo celular de quem vai receber tal encomenda, otimizando a relação entre um vendedor junto aos seus clientes.
Com tal foco nos aparelhos móveis sendo possível por causa do alto índice de dispositivos que podem ser encontrados no cenário nacional, como foi levantado pela pesquisa encomendada pelo instituto de consultoria Newzoo.
Indicado a presença de cerca de 109 milhões de aparelhos de celular dentro do território brasileiro. Um índice que alcança mais da metade da população nacional, com a propriedade de um ou mais aparelhos por parte de um grande índice de indivíduos.
Com tais aparelhos podendo ser usados para os mais diferentes objetivos, como pesquisar por um aluguel de gerador para festas, além de outras consultas que podem ser feitas a partir da utilização deste dispositivo a contar com um acesso à internet.
Chegando a outros propósitos, como:
- Lazer;
- Comunicação;
- Comércio;
- Instrumento de trabalho;
- Consumo e publicação de conteúdos.
Com tais tópicos podem ser abordados em sua grande maioria através dos celulares. Por meio de objetos de alta conexão que cabem no bolso. Esse é o principal motivo por trás do alto número de tais aparelhos na sociedade brasileira.
A edição de 2021 do relatório Global Mobile Market Report, aponta que o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de usuários com pessoa um aparelho celular, ficando atrás apenas de países de alta tecnologia ou densidade populacional, como EUA, China, Índia e Indonésia.
E tamanha a presença desse dispositivo, cabe às companhias saber dar a importância adequada para tais aparelhos, como o principal meio de acesso aos seus produtos e serviços.
Como funciona o mobile first?
Nessa estratégia as empresas focam suas atividades de comunicação tendo um destaque principal para os aparelhos móveis, adaptando as suas plataformas de contato, como seu site, para serem acessados e visualizados pela tela do celular.
Com um fornecedor de software trabalhando não apenas tendo os computadores tradicionais como uma ferramenta de trabalho, mas também existindo a necessidade de desenvolver opções de para os aparelhos móveis, tamanha a presença dos mesmos.
Com o conceito de mobile first associando-se a ideia do modelo responsivo, no qual uma plataforma digital é adaptada de acordo com o dispositivo utilizado para acessar tal endereço virtual. Podendo então ser visto com qualidade em celulares, tablets e notebooks.
Ou qualquer que seja o dispositivo móvel, que por meio do modelo responsivo ou então pelo mobile first garante uma melhor acessibilidade em relação ao público de uma companhia. Existindo uma série de benefícios, em relação ao mobile first, como:
Posição de destaque nas plataformas de busca
O sistema de buscas do Google trabalha com diferentes aplicações no processo de definição da posição a ser conquistada dentro do seu sistema de rankeamento. Incluindo o uso de palavras-chave, formato do conteúdo, entre outros pontos.
Entre eles o nível de acessibilidade de um site, adaptado para o modelo móvel, de forma a otimizar o trabalho de comunicação de uma consultoria de TI em relação ao seu site institucional, alcançado posições maiores dentro de um sistema de buscas.
Acesso otimizado
Outro ponto positivo do mobile first está relacionado a forma com que esse endereço virtual é acessado, pois ao conter páginas que carregam mais rápido, a experiência do usuário torna-se melhor, principalmente no celular, que se destaca por sua praticidade.
Experiência do usuário
Diretamente conectado a isso está o conceito de experiência do usuário, sendo importante apresentar uma plataforma cujo acesso seja o melhor possível por parte do usuário, independente do modelo do seu aparelho celular utilizado para tal acesso
Isso é capaz de aumentar as chances de compra por parte desse indivíduo, enquanto o mesmo navega pelo site de uma loja virtual, com a possibilidade de visualizar melhor catálogo desse e-commerce afetando a sua possibilidade de fechar uma compra.
Conquistar novos clientes
Se grande parte da audiência atual está na internet, acessando a mesma por meio dos dispositivos móveis, ao focar suas estratégias tendo o foco principal nesse formato, maiores se tornam as chances de conquistar novos clientes para o seu negócio.
Permitindo com que uma agência que trabalhe com serviços de empresa de consultoria ambiental consiga alcançar uma audiência maior que esteja à procura daquilo que sua companhia oferece.
Credibilidade ao negócio
Outro ponto benéfico de adotar o mobile first como uma estratégia de negócio está no próprio reconhecimento a ser alcançado por esse empreendimento.
Já que ao responder de forma adequada às demandas do público, incluindo os canais de acesso e comunicação, melhor pode se tornar a relação entre esse negócio e sua audiência.
Para que acesso a todos esses benefícios seja possível, cabe a uma empresa repensar a forma com que trabalha a sua comunicação digital, visualizando o formato móvel como o mais importante para essa companhia, diante do seu uso expansivo do público.
Principalmente para quem atua com uma plataforma digital de vendas, como uma loja virtual de embalagens de papel para alimentos, que trabalha com o perfil de encomendas dentro do seu endereço digital.
Portanto, é importante adaptar o site, ou até mesmo recomeçá-lo do zero, para que seja possível apresentar o melhor tipo de estrutura ao público, a permitir que exista uma melhor relação comercial entre sua audiência e o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.