A trajetória de um cliente até chegar ao seu produto tem se tornado cada vez mais complexa, e para solucionar essa questão, o inbound marketing em 2023 é ainda mais indicado.
Apresentar a mensagem, atrair um visitante, gerar lead, entender qual é qualificado e só então ter a conversão parece uma jornada longa, e realmente é.
Todos estes são passos que os usuários precisam passar até chegar a uma conversão final, por isso é preciso otimizar cada etapa para obter o maior proveito delas.
Para obter os leads mais qualificados, considerando as etapas citadas, é necessário então obter mais visitantes. Aumentando o público, automaticamente aumentam as chances de chegar até um lead.
Contudo, é preciso entender que nem todos os usuários estão dispostos a ser bombardeados por anúncios ou publicidades online durante a busca por atrair esses clientes.
Alguém que está considerando comprar bebedouro de água irá pesquisar online a respeito do tema e encontrará diversos conteúdos sobre qual o melhor modelo, custo benefício e muitos outros fatores.
É necessário então que uma empresa de venda desses bebedouros esteja entre estes conteúdos para ser considerada pelo comprador.
Quando a atração de clientes para a marca é feita com usuários que já têm interesse no assunto, ficará muito mais fácil localizar os clientes valiosos na fase de lead. É por esse motivo que é indispensável a inclusão do inbound marketing na estratégia de vendas.
O que é inbound marketing?
Produzir conteúdo relevantes para atrair clientes é o que define o inbound marketing. Nesse caso é necessário dar cada passo pensando na experiência do usuário.
É simples a empresa apenas criar uma peça de publicidade para as redes sociais e pulverizar ela entre todos os usuários existentes no mundo.
Dessa forma com certeza a atração será enorme, mas a qualidade muito baixa, além do custo que será necessário para alcançar essa grande quantidade de pessoas.
É pensando em deixar o contato do cliente com a marca mais natural que o inbound marketing deposita seu foco no chamado marketing de conteúdo.
Nesse caso, a empresa precisa sempre produzir os conteúdos que estejam atrelados e demonstrar seus produtos e serviços online.
Uma agência que oferece serviços de TI para empresas precisa criar um blog, por exemplo, e alimentá-lo de forma frequente, com posts que trazem dicas, novidades e informações sobre o mercado em que está inserido.
Dessa forma o cliente começa a ver a marca como uma forte fonte de informação, desenvolvendo um relacionamento e futuramente podendo considerá-la para a aquisição do serviço.
Benefícios do inbound marketing
Conhecendo então o que é essa técnica de atração de clientes tão atual, é preciso entender todas as vantagens alcançadas através de sua implementação.
Essas estratégias conseguem ir muito além da área de vendas, proporcionando benefícios para toda a empresa. Conheça alguns deles:
- Impulsiona a marca;
- Necessita de menor investimento;
- Conduz o público-alvo;
- Fideliza o cliente;
- Aumenta a taxa de conversão.
Quando o cliente localiza a marca entre os milhares de sites online e inicia um relacionamento com essa marca, antes mesmo de realizar a compra ele começa a impulsionar essa marca, pois toda conversa gerada sobre ela pode conter fator de atração.
Alguém pesquisa “melhor produto para limpar caixa de gordura” e aparece uma determinada marca apresentando diversos usos para o produto. Esse consumidor vai engajar esse conteúdo e até mesmo compartilhá-lo em suas redes.
Perceba que mesmo sem ter comprado o produto a marca já está sendo levada adiante, esse é um benefício claro do inbound marketing.
Se o usuário começa a consumir frequentemente esses conteúdos relacionados a marca e seus produtos, ele estará sendo conduzido e educado para enxergar o quanto o produto pode agregar em sua vida.
Esse relacionamento consegue encurtar o processo da conversão, ficando então com a marca a responsabilidade de fidelizar esse novo cliente com ainda mais conteúdos relevantes.
Quanto mais aquele cliente estiver exposto a comunicações sobre o produto, tudo isso enquanto está buscando pelo assunto, mais ele tende a considerar o que lhe está sendo mostrado, sendo então possível um aumento direto nas taxas de conversões.
Principais objetivos do inbound marketing
Para que a estratégia do inbound marketing funcione conforme esperado, é preciso pensar na execução ideal para cumprir cada um dos seus objetivos.
Inicialmente é preciso pensar na conversão, este é o momento em que a empresa foca em conseguir a permissão do cliente para que ele se torne um lead, e essa permissão deve acontecer de forma natural.
Um exemplo é quando uma empresa que tem venda de equipamentos odontológicos coloca em seu site o botão para o download de um e-book.
Nessa fase o cliente irá preencher com os dados de contato, dando assim abertura para que a empresa possa entrar em contato com ele para negociar o fechamento do contrato, que é justamente o segundo objetivo: a venda.
Após a venda concluída, é preciso manter um relacionamento com o cliente, entrando no terceiro objetivo. Esse relacionamento é justamente a fidelização do autor da compra.
Quando todos os objetivos são concluídos com sucesso, pode-se ter o diagnóstico de que o inbound foi aplicado com todas as suas fases, sendo assim os resultados virão naturalmente.
Relevância do inbound marketing atualmente
A maioria dos clientes que compõem o público-alvo das empresas estão hospedadas online. Dificilmente um serviço de VPN para empresas encontrará clientes com a publicação em outdoors, por exemplo, é necessário investir no ambiente em que o público está presente.
Todos esses usuários online estão ávidos em busca de novos conteúdos, seja em vídeo, áudio ou texto. É preciso que a marca dê a esse público o que eles estão buscando para se tornar ainda mais relevantes.
O inbound marketing traz em sua estratégia ações para contemplar justamente essas questões. Ele faz com que o usuário encontre o que busca, muitas vezes sem que ele perceba que está sendo impactado diretamente por uma marca.
Isso se dá pela naturalidade que é a marca da produção de conteúdo dessa estratégia.
Possíveis estratégias
Quando uma empresa resolve aplicar o inbound marketing, ela precisa também adequar suas operações para usar da melhor forma todas as estratégias disponíveis nesse modelo de atração.
Conheça abaixo algumas dessas ferramentas usadas.
SEO
Esse é um método usado para atrair tráfego de qualidade para o site. O número de blogs, sites e páginas de conteúdos na internet é quase infinito.
Nessa estratégia são usadas palavras-chave no decorrer do texto, que serão ativadas pelos buscadores usados pelos usuários.
Para que o conteúdo de uma empresa de geradores, por exemplo, tenha um conteúdo relevante entre os interessados, ela precisa trabalhar as palavras-chave que correspondam à marca, conteúdo e produto.
Essas palavras poderiam ser, por exemplo, “aluguel de geradores elétricos”, “como funciona um gerador” ou até “qual combustível é usado em um gerador?”.
Se o desejo é que seu conteúdo não se perca em meio a esse amontoado de letras, é preciso inserir a técnica de SEO.
Investimento nas comunidades
Durante a jornada de compra do cliente, ele tende a se identificar mais com marcas que ele se sentiu pertencente ou representado por elas.
Esse é um dos motivos que a marca deve investir na criação e manutenção de comunidades, aproveitando-se do espaço seguro que ela proporciona para estimular conversas a respeito do tema.
Uma distribuidora de vendas de chocolate atacado pode beneficiar-se desse público amplo, amantes de doces, e criar uma comunidade que atraia tanto compradores quanto entusiastas no geral.
Esse espaço será útil para a troca de informações, coleta de dados a respeito do público e até encontrar novos potenciais personas para o público que considera no momento.
Presença virtual fortalecida
Quando a empresa usa o inbound marketing, ela já está presente no universo virtual, afinal é onde estão os seus clientes.
Mas para obter ainda mais resultados dessa estratégia, é preciso ir fundo no uso do online. Apostar em ferramentas como transmissões ao vivo ou eventos virtuais sempre serão ótimas decisões, pois o público estará mais próximo e participando ativamente da marca.
O uso de chatbots também é uma estratégia útil, principalmente para empresas que oferecem serviços mais complexos, como as que oferecem desconto de duplicatas, por exemplo.
Muitas vezes esses assistentes virtuais podem tirar dúvidas sobre termos técnicos ou burocráticos com muita rapidez através da programação de respostas.
O marketing de permissão e o inbound marketing
O marketing de permissão consiste na aceitação do cliente em receber algum tipo de publicidade direta ou contato sobre o produto em questão.
Esse tipo de estratégia tem tudo a ver com o inbound marketing, pois se o foco é a experiência do cliente, iniciar o processo da venda após a sua permissão é altamente valioso.
Como comentado acima, a permissão vem quando o cliente passa um dado de contato para a marca com a qual está interagindo, e a partir desse momento a interação desce um passo no funil de vendas, pois agora ele saiu do momento de atração de se tornou um lead.
A aliança entre o inbound marketing com as demais estratégias usadas na área de vendas e atração de clientes é a chave para o desenvolvimento desta área, assim como toda a empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.