Gamificação: Como aumentar a fidelidade do cliente

Com o passar do tempo é comum enxergar um processo de modificação da sociedade, fazendo com que novas práticas se tornem atividades cotidianas e coisas específicas possam causar grandes impactos como um todo, como é o caso da gamificação.

Esse processo aponta para a adoção dos games como algo que está muito além de um simples passatempo, chegando hoje a se tornar uma das indústrias mais lucrativas no ramo do entretenimento, superando até mesmo artes tradicionais, como o cinema.

Além de segurar um mercado por si só, o universo dos jogos passou a ter um destaque que chegou até mesmo ao meio comercial como um todo, tratando-se de um elemento a ser utilizado por parte de quem gerencia um negócio, permitindo o alcance de novos resultados.

Nesse caso, estamos falando apenas da relação que uma empresa de segurança do trabalho pode ter diante de uma maior atenção a casos de violência, a serem apresentados por meio de simulações, mas também ser usado como treinamento.

A partir disso é possível para tal companhia ter um bom desempenho não apenas em relação à conquista de novos clientes, mas também em cima da preparação dos seus colaboradores, recorrendo ao uso dos games para obter um desempenho nesse ponto.

Frente a essa realidade podemos identificar uma maior atenção a ser encontrada em cima do mundo dos games, cabendo às empresas se adaptarem da mesma maneira que ocorre com o seu público, reconhecendo as oportunidades que podem existir em tal cenário.

Um exemplo similar pode ser visto em relação ao uso da internet, com o cenário digital conquistando uma relevância cada vez maior, sendo então um espaço onde os mais diversos empreendimentos podem se destacar, até uma oferta de tubo com costura.

Tudo isso ocorre diante da presença do público junto ao universo digital, cabendo às empresas reconhecerem essa atenção ao mundo virtual, adaptando então suas atividades para se destacar dentro dessas plataformas, chegando assim ao seu público almejado.

No início o apelo ao digital parecia ser algo associado a um nicho de mercado mas atualmente trata-se de uma aplicação positiva para os mais diversos segmentos. O mesmo acontece em relação ao mundo dos games, com seus primeiros passos sendo dados.

O processo de gamificação do mercado

Antes de falar sobre os benefícios que o movimento de gamificação pode trazer ao mercado, incluindo razões para adaptar o seu negócio à tal realidade, primeiro é necessário compreender sobre o que se trata essa aplicação específica a crescer no mercado.

Como o nome deixa claro o processo de gamificação trata-se da criação de um sistema similar a um jogo a ser aplicada em cima dos mais diferentes projetos, permitindo assim com que melhores resultados venham a ser conquistados em cima de um tipo de projeto.

A partir desse conceito é possível conquistar um melhor desempenho, levando em consideração a própria atenção que o público dá ao universo dos games, tratando-se de uma prática que cada vez mais supera as barreiras do entretenimento, indo a outras áreas.

Entre suas aplicações é possível apontar para a criação de um simulador que ajude um engenheiro a lidar melhor com um painel de comando elétrico, antes mesmo de ter contato com esse equipamento de grande relevância para o funcionamento de uma fábrica.

De certa forma é o mesmo tipo de aplicação a ser usada até mesmo por grandes órgãos, como é o caso da NASA nos EUA, com a agência espacial utilizando simuladores de voos, similares aos jogos, para treinar os pilotos antes das suas jornadas reais.

Com os exemplos acima podemos ver que o processo de gamificação é muito maior do que se pensa, existindo agora apenas uma solidificação dessa prática, permitindo assim o alcance de uma série de melhores benefícios, com isso valendo até para a indústria.

O conceito foi melhor sintetizado pelo programador de jogos Nick Pelling em 2002, enxergando as diferentes aplicações que um game pode ter junto à sociedade, sendo algo a ser reconhecido até por quem trabalha com a instalação de alarme monitorado.

Graças a isso é que podemos ver o universo dos jogos sendo aproveitado tanto para treinamentos como até mesmo para a área de ensino, contando assim com uma maior atenção por parte dos alunos, recorrendo então ao interesse comum pelos games.

Junto dessas possibilidades podemos destacar também as atividades comerciais, com uma empresa podendo usar desse tipo de prática para garantirem uma melhor performance frente ao seu público, usando para isso de elementos comuns de um jogo, tais como:

  • Personagens;
  • Histórias;
  • Cenários;
  • Pontuação;
  • Ranking;
  • Sistemas de jogabilidade.

Tudo isso sendo útil para divulgar o produto específico, tal como um gerador toyama a diesel, sendo possível destacar a qualidade desse material através de um jogo de corrida ou de qualquer equipamento a ser alimentado pelo uso desse item especificado.

Entre os diversos usos do movimento de gamificação podemos destacar então a sua validade em relação a conquista não só de atenção por parte do público, mas também a fidelização dessa audiência de possíveis clientes.

O uso dos games na fidelização de público

Um dos motivos pelos quais as empresas estão recorrendo ao uso dos jogos é o interesse do público nessa atividade, tratando-se então de uma aplicação que permite a conexão a ser conquistada entre uma companhia e o seu público-alvo.

Quanto maior for tal ligação, melhores poderão ser os resultados a serem alcançados, a ponto até mesmo de trabalhar com a fidelização de uma audiência, garantindo que um público busque por algo específico enquanto pesquisa por piso vinílico preço.

Para obter tamanha performance é importante oferecer uma experiência diferenciada ao seu público, com a gamificando uma resposta nesse sentido, considerando o valor que tal audiência dá para os jogos, sendo positivo o uso deles como uma estratégia comercial.

Muitas são as formas de se trabalhar com esse sistema, o que inclui o desenvolvimento de um jogo onde a partir de certa quantidade de pontos seja possível ter acesso a um valor de desconto. Prática essa usada por algumas lojas de roupas na internet, por exemplo.

Existindo também uma grande série de opções a serem seguidas junto ao conceito de gamificação, permitindo assim aproximar-se melhor do seu público, seja para oferecer uma estante de aço reforçada ou qualquer outro tipo de produto ou serviço.

Usando da gamificação para fidelizar o público

Muitas são as estratégias válidas de serem adotadas dentro do conceito de gamificação, agora, para que elas de fato tenham sucesso em relação ao seu objetivo de fidelizar uma audiência certos pontos devem ser considerados, entre eles:

Encontro do público-alvo

Um dos pontos a serem considerados ao recorrer à gamificação é justamente o interesse do público pelo universo dos jogos. Com isso em mente é preciso conhecer também outras características associadas, como a preferência dessa audiência por um estilo de games.

A partir disso é possível desenvolver um modelo que de fato venha a atrair atenção desse público, até mesmo a longo prazo, criando assim uma audiência fidelizada em relação a esse empreendimento.

Definição de metas

Outra questão envolvendo a criação de um jogo com propósitos comerciais envolve justamente os seus objetivos por trás desse game, no que pode passar por um aumento de vendas ou até por um alcance de um público que se interesse por placa de gesso drywall.

Jornada do cliente

Até a finalização de uma compra um consumidor passa por uma série de etapas, com tal jornada podendo ser acompanhada também através do uso de um jogo. Nesse caso se indica o uso do game até mesmo para incentivar a continuidade de uma venda.

Nesse sentido, é possível durante as fases ir desenvolvendo o interesse do público em cima de um produto, oferecendo desconto a partir dos pontos conquistados ou até mesmo fornecendo informações sobre os seus serviços a cada fase a ser concluída.

Modelos de jogos

Para que o processo de gamificação venha a conquistar todo o desempenho esperado é necessário garantir que um jogo seja desenvolvido da melhor forma possível, sendo possível recorrer a diferentes sistemas para usar como base do seu game.

Nesse sentido podemos destacar desde algo simples como um quebra-cabeça até um modelo mais complexo, como um jogo de aventura. O mais importante é garantir que o jogo seja o melhor possível, pois a experiência do cliente terá início junto ao game oferecido.

Análise de resultados

Por fim, é importante medir os resultados alcançados a partir do uso de um game para atrair e fidelizar um público, sendo válido estudar frequentemente a quantidade de clientes conquistados em cima do número de jogadores, de modo a medir a performance da tática.

Em cima disso é possível então otimizar a sua estratégia comercial, reconhecendo o valor que o universo dos jogos conquistou na sociedade moderna, fazendo do movimento de gamificação algo importante de ser acompanhado e aplicado junto ao seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site Lifeasy, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.