Muitas empresas procuram maneiras de utilizar em conjunto o Método AIDA e SEO. Dessa forma, você consegue ficar muito mais atualizado em sua companhia e permite que ela se adeque a importantes alterações do mercado.
O mundo tem passado por um importante processo de mudanças, conhecido como transformação digital. Nele, uma série de novos recursos tem se popularizado, ampliando o uso no dia a dia do usuário comum.
Com esse tipo de interação, uma empresa de conserto de aquecedor elétrico pode aumentar consideravelmente seu faturamento, otimizando suas negociações e conseguindo atingir um público muito mais amplo.
Para lidar com todas essas transformações, o próprio mercado entendeu a necessidade de fazer algumas mudanças, identificando novos comportamentos e perfis de consumo.
Um dos primeiros pontos que as empresas começaram a trabalhar foi o fato de o usuário atual ser muito mais proativo, interessado em conhecer mais sobre a empresa e o produto ou serviço que ele estava procurando em primeiro lugar.
Quando um usuário tem qualquer tipo de dúvida ou necessidade, é comum que ele utilize um site de pesquisas para resolver o problema.
Através da digitação de uma série de palavras-chave, é possível conseguir informações precisas sobre qualquer assunto. Isso porque os algoritmos fazem uma varredura em seus bancos de dados para achar sites com estas palavras.
Os motores de busca então apresentam ao cliente uma lista de resultados por ordem de relevância, tornando ainda mais fácil para o consumidor encontrar o que precisa. Normalmente, ele o faz entre os primeiros links disponíveis.
Para uma empresa de consultoria ambiental Rio de Janeiro, estar no topo dessa lista é fundamental, e por isso é importante entender o que deve ser feito para conseguir atingir esse tipo de resultado.
Para garantir que seu site esteja no topo dessas listas, é preciso fazer uma série de ações. O conjunto de atividades criadas para tentar melhorar seu ranqueamento junto aos motores de busca recebe o nome de SEO.
A sigla, que significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Motores de Busca, trata de uma série de pequenas alterações na rotina do site, que tem como principal objetivo torná-lo mais atrativo para o consumidor.
Isso vai de encontro com o método AIDA, que é utilizado para entender melhor o cliente e nutri-lo em cada um dos passos do funil de vendas, tornando esse tipo de ferramenta muito necessária.
Quando você consegue alinhar os dois conceitos, acaba garantindo uma estrutura mais adequada de comunicação, observando uma série de elementos que priorizam a qualidade de suas ações.
Dessa forma, uma empresa de montagem de tubulação industrial consegue alcançar seu público e garantir um retorno muito mais satisfatório para suas vendas.
O modelo AIDA recebe esse nome pois é um acrônimo, uma palavra onde cada letra tem uma representação. Neste caso, as palavras são:
- Attention (Atenção);
- Interest (Interesse);
- Desire (Desejo);
- Action (Ação).
O SEO pode facilmente ser aplicado em cada uma dessas etapas, tornando as duas ferramentas essenciais para garantir um resultado mais satisfatório a longo prazo para sua companhia.
O que é o método AIDA?
Esse modelo de estruturação é usado por empresas de diversas áreas, e possui uma excelente estrutura para entender e identificar discrepâncias no processo de compras de um cliente.
Ao identificar cada um dos momentos que o consumidor está durante a jornada, desde o conhecimento de sua empresa até a compra, é mais fácil para um gestor de marketing saber como interagir com o cliente procurando por tamboreador para polimento.
Além disso, a compreensão desses elementos ajuda a focar no modelo de interação que você utilizará em cada etapa, ajudando a criar um SEO mais efetivo e otimizando a maneira como você consegue se engajar com o público.
É importante ter em mente que cada empresa é única, e ainda que utilizem o mesmo modelo de estratégia, os resultados ainda podem ser completamente diferentes, mesmo para companhias dentro de um mesmo segmento.
Para conseguir explorar ao máximo esse tipo de situação, o ideal é adaptar este conceito para sua realidade, entendendo cada uma das etapas que o compõem para conseguir efetivamente criar um material de qualidade.
Assim, você protege toda a estrutura de marketing de sua empresa de transportadores de cavacos, buscando sempre resultados mais expressivos nesse tipo de ação.
O método AIDA, embora combine muito bem com a tecnologia atual, não é um modelo recente. Ele foi criado por Elmo Lewis, um dos pioneiros no conceito de publicidade nos Estados Unidos.
Ele identificou que muitas empresas acabavam perdendo vendas por não entenderem as verdadeiras necessidades do consumidor sobre isso, e começou a pensar no método AIDA como uma maneira de otimizar esse tipo de ação.
Para conseguir entender melhor como utilizar esse recurso, é muito importante conhecer cada um dos passos do método AIDA para otimizar seus resultados adequadamente.
Atenção
O primeiro passo lida com um consumidor que não necessariamente conhece ou tem algum interesse em sua marca em particular. Normalmente, esse contato começa quando ele descobre a companhia em primeiro lugar.
Por isso, as estratégias de SEO elaboradas nesse momento são para chamar a atenção do cliente, criando ações que gerem destaque em sua empresa, fazendo-a se sobressair frente aos seus concorrentes.
Se o cliente está procurando por uma solução que você pode atender, ele já estará propenso a conectar-se com a marca, bastando um bom engajamento para criar o interesse verdadeiro no que você tem a oferecer, como uma furadeira base magnética.
Para conseguir resultados melhores com esse tipo de ação, é importante conhecer seu público-alvo e saber como ele age. O grupo de pessoas que se encaixa nesse perfil normalmente tem gostos e padrões de consumo em comum.
Para conseguir um resultado ainda mais satisfatório, você pode estudar uma boa persona. A persona é uma figura fictícia, criada com base em transações já existentes em sua empresa e no público-alvo.
O grande diferencial de uma persona é a quantidade de informações que ela possui, tornando esse tipo de interação muito mais precisa e oferecendo respostas que podem modificar completamente sua linha de ação.
Interesse
Depois do primeiro passo, o consumidor já está atento ao que você tem para oferecer, mas ainda não conhece muito da marca e do que ela pode gerar em um relacionamento com o usuário.
Despertar o interesse do cliente deixa-o mais preso no seu funil de vendas, interessado em saber mais detalhes sobre o tipo de operação que você costuma fazer.
Nesse caso, existem diversos itens que podem ser trabalhados, desde redes sociais até engajamento por e-mail. O importante é manter o interesse do consumidor sempre ativo e trabalhar bem a comunicação para potencializar suas vendas de óleo para compressor parafuso.
Desejo
Depois que o cliente se mostra interessado, é hora de aumentar seu jogo e deixá-lo desejando seu material, seja um produto ou um serviço. Aqui, a equipe mostra todos os benefícios que o seu produto tem em comparação com o mercado.
Uma boa técnica de ampliação de vendas é o storytelling. Ao apresentar uma história, você mantém o consumidor mais interessado no que você pode oferecer, criando assim uma ligação mais próxima com o consumidor.
O desejo também ajuda o cliente a tomar uma decisão, o que o leva para o último passo do método AIDA e o torna empenhado em conseguir esse tipo de resultado.
Ação
Com a ação, o consumidor entende que o momento de fechar um negócio chegou, e se empenha em realizar esse tipo de ação de maneira mais efetiva.
Um ponto importante para seu SEO nesse momento é manter seus canais de comunicação muito claros, uma vez que qualquer dúvida ou informação que o consumidor ainda tenha deve ser tirada nesse momento.
Os gatilhos mentais também têm um importante papel aqui, instigando o usuário a comprar seu produto e garantir que o resultado da negociação seja positivo para todos os envolvidos nesse processo de venda de roldana de nylon para portão.
Considerações finais
Com a utilização correta de ferramentas como o SEO e a AIDA, você garante uma estrutura de marketing muito melhor aplicada dentro de suas possibilidades, otimizando a maneira como a empresa se posiciona no mercado.
Com isso, uma série de recursos acaba se tornando mais favorável para a otimização da empresa, permitindo uma interação mais efetiva com esse tipo de atividade e permitindo um impacto maior em suas ações.
Empresas que optam por esse tipo de estrutura acabam ganhando muito destaque em seus segmentos de atuação, uma vez que conseguem ganhar mais notoriedade na área.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.