O Mobile Marketing hoje é uma oportunidade fantástica para empresas que buscam expandir suas possibilidades de negócios e melhorar a comunicação com clientes em potencial.
Com ele é possível se comunicar com pessoas em smartphones e tablets virtualmente a qualquer hora do dia, não importa onde estejam.
Mas afinal, por que é fundamental que as empresas hoje se comuniquem em dispositivos móveis? Simples: porque o marketing móvel pode alcançar milhões de pessoas todos os dias, mais do que pode ser alcançado pela TV ou computador.
Nesse sentido, entender o mobile marketing e saber aplicá-lo é certamente uma ótima oportunidade para expandir a forma como você gerencia seu negócio.
É por isso que fizemos este artigo para esclarecer todas as coisas do marketing móvel e como usar essa estratégia para o seu negócio, seja em uma empresa fabricante de etiquetas ou qualquer outro tipo de negócio.
O que é Mobile Marketing?
O mobile marketing pode ser definido como um conjunto de atividades de marketing projetadas para criar engajamento por meio de dispositivos móveis.
Ou seja, é uma estratégia utilizada para engajar pessoas usando smartphones, tablets, smartwatches e outros dispositivos similares de forma mais direta e eficaz.
Ele permite que os usuários encontrem qualquer tipo de informação, como encontrar uma agência de eventos corporativos SP ou melhor doceria no RJ, por exemplo, e mais a possibilidade de acessar milhões de informações sobre o assunto.
Ao mesmo tempo, ele permite que qualquer pessoa que o produza o utilize gratuitamente, sem restrições, a qualquer hora do dia ou da noite, não importa onde esteja.
A análise dos dados mostra que as categorias mais pesquisadas pelos usuários mobile são:
- Conteúdo interativo;
- Portal Generalista;
- Serviços de Catering;
- Compras;
- Rede social;
- Conteúdo de vídeo;
- Mapas e informações de viagem.
Como pode ser visto a partir desses dados, desde as empresas de prestação de serviço de armazenagem até empresas de marketing e logística podem adotar a estratégia de marketing móvel correta, tudo com base nessas informações.
Com isso, existem várias oportunidades para atrair clientes em potencial.
Como funciona o Mobile Marketing?
O mobile marketing funciona rastreando as informações que os usuários deixam ao pesquisar conteúdos na internet.
Por exemplo, quando os usuários pesquisam como comprar equipamentos para laboratório de química, acabam em vários sites e deixam e-mails, dados pessoais, opiniões, o que estão procurando, etc.
Com base nisso, pensar em conteúdos estruturados para dispositivos móveis disponíveis hoje com smartphones e tablets é indispensável.
Afinal, se um usuário tiver dificuldade para digitar um e-mail, digitar uma mensagem ou falar em um chat em seu telefone, ele sairá facilmente do site sem deixar nenhum dado para trás, portanto considere construir seu site.
Não há dúvida de que esta é uma grande revolução digital, e o uso massivo de dispositivos móveis sem dúvida a ampliou, permitindo-nos fornecer produtos e serviços adaptados aos objetivos que você deseja alcançar.
Além disso, os smartphones de hoje são os smartphones mais personalizados que você pode ter. Atrair clientes por meio dessa ferramenta móvel significa fazer conexões diretas sem filtros e outros obstáculos que podem retardar o processo de aquisição de clientes.
Afinal é isso que todos procuram: encontrar pessoas que possam responder às necessidades específicas o mais rápido possível. E o objetivo do marketing móvel é exatamente este: ser centrado no cliente e fazê-lo se sentir especial e mimado.
Estratégias práticas de marketing móvel
Agora que você entende a importância do mobile marketing, precisa entender como colocar em prática essa estratégia poderosa. Basicamente, para fazer bem o mobile marketing, você precisa implementar uma estratégia que pode ser resumida em 4 pontos:
- Identificar papéis;
- Descobrir seus hábitos e comportamento;
- Definir metas (conhecimento da marca, leads, vendas, etc.);
- Escolher a ferramenta mais adequada para alcançar o resultado.
Uma vez definidos, você pode começar a implementar a estratégia nos diversos canais disponíveis. É adequado para diferentes tipos de negócios, como consultorias de negócios ou empresas de serviço de gerenciamento de obras em áreas urbanas, por exemplo.
Mobile Marketing e sites responsivos
Como mencionado anteriormente, a primeira e mais fácil estratégia que uma empresa deve adotar ao começar a explorar o potencial do mobile marketing é ter um site da empresa responsivo e amigável.
Ou seja, um site responsivo se adapta automática e graficamente ao dispositivo em que é exibido. Isso garante uma boa experiência do usuário ao navegar em computadores e dispositivos móveis.
As páginas que não respondem têm uma visão desagradável e muitas vezes fazem com que os usuários saiam do site, impedindo que os contratados façam qualquer coisa que a empresa tenha interesse.
Não importa o que o usuário procura, seja serviço de corte de chapas de aço ou alimentos para animais, todos os sites devem fornecer uma boa experiência para os usuários da internet se o objetivo for engajar e concluir uma compra.
SMS Marketing
As primeiras tentativas de marketing por meio de mensagens de texto datam do início dos anos 2000, especialmente em partes da Europa e Ásia, quando as empresas começaram a coletar números de telefones celulares e enviar conteúdo promocional.
Mas ainda hoje as boas e velhas mensagens de texto continuam sendo uma ferramenta de marketing que não deve ser subestimada, afinal o comportamento das pessoas mudou e o smartphone está sempre à vista de todos os usuários.
Isso torna o marketing móvel muito poderoso, pois só é possível enviar ofertas direcionadas e obter vendas por meio de uma simples mensagem de texto.
Ademais, como um SMS é limitado a 150 caracteres, as mensagens devem ser bem direcionadas e objetivas, o que facilita que os usuários leiam toda a mensagem.
De acordo com um estudo realizado pelo site SlickText, a taxa de abertura (ou seja, a proporção de SMS abertos para SMS enviados) não deve ser subestimada, já que é de 98%, em comparação com 22% do e-mail.
Assim, para atrair potenciais clientes, as mensagens de texto podem ser 8 vezes mais eficazes do que os e-mails. Com as informações corretas, pode até atender negócios de nicho industrial, como pintura de máquinas agrícolas, por exemplo.
Geolocalização
Smartphones e tablets permitem ativar a geolocalização, a possibilidade de usar sinais de GPS para identificar com precisão a localização do dispositivo móvel.
Essa é uma tática de marketing móvel muito importante, pois a segmentação geográfica permite mensagens personalizadas e ofertas relevantes com base na proximidade das pessoas de um local específico em seu dispositivo móvel.
Por exemplo, quando um usuário pesquisa um limpador de terceiros, várias recomendações de empresas locais são exibidas para o mesmo usuário. Caso sua empresa esteja envolvida nesta estratégia, ela será uma das recomendadas.
Assim a publicidade online localizada por região geográfica permite que as empresas direcionem a comunicação (e o investimento publicitário) para públicos mais específicos e lucrativos, evitando o desperdício de orçamentos em campanhas mal direcionadas.
Isso se aplica a todos os canais em que o marketing móvel é possível.
Além disso, todas as empresas, sejam pequenas empresas de publicidade que fazem filmagem com drone profissional ou empresas de utensílios domésticos, devem ter muito cuidado com cartões de visita visíveis.
Isso porque, para quem visita a pesquisa Google ou o Google Maps, tanto as informações quanto as imagens devem convidar o usuário ao site e visitar a empresa pessoalmente.
E-mail Marketing
O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta e estratégia de marketing muito poderosa.
Com isso, para que sua estratégia seja eficaz, você precisa criar conteúdo compatível com dispositivos móveis, até porque muitas pessoas leem e-mails pelo celular.
Use títulos curtos e fortes, pois os dispositivos móveis exibem menos caracteres do que os computadores. Um título “cortado” não é muito atraente, e o mesmo princípio se aplica às visualizações de e-mail.
No corpo do e-mail, tente evitar blocos de texto longos e densos, use frases curtas, mas poderosas, consulte links externos para mais informações.
Também limite o número de imagens, que podem ser difíceis de carregar em conexões lentas, portanto preste atenção também a esta questão.
Além disso, não se esqueça de adicionar um call to action em destaque no final do seu e-mail com um botão colorido destacado para aumentar as chances de seu produto ou serviço ser atendido. Essa pode ser uma boa estratégia de conversão.
Newsletters
As newsletters são uma ótima maneira de se comunicar com o público-alvo também com mobile marketing. É uma estratégia bastante utilizada nos sites das empresas para nutrir relacionamentos com seus prospects e clientes de maneira mais fácil e conectada.
Isso porque podem ser conteúdos simples, em tópicos e formatos que podem ser lidos em qualquer dispositivo móvel. Além disso, as newsletters tendem a ter interesses mais amplos, cobrindo vários tópicos dentro de uma ampla gama.
Por exemplo, as newsletters podem comercializar um produto para alguém no estágio avançado de compra, mas também pode fornecer conteúdo relevante para quem ainda está interessado apenas em artigos e dicas.
Se sua empresa já possui um blog com conteúdo pesado, use uma newsletter, porque é uma ótima maneira de aproveitar o alcance do seu conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.