O desenvolvimento da Web é um ofício que inclui muitas tecnologias diferentes. No entanto, no centro de tudo isso, a responsabilidade do desenvolvedor da web é garantir que o cliente obtenha um site que faça exatamente o que ele deseja. Há uma grande diferença entre ser um desenvolvedor web e um web designer, embora suas funções tenham alguma sobreposição, o web designer raramente estará envolvido com qualquer código real que compõe o site.
1. Planeje o design e a funcionalidade do site
Geralmente leva um tempo antes que o desenvolvedor da web comece a escrever o código que compõe o site. Quando você obtém o contrato para um projeto da Web, é necessário muito planejamento e análise. Normalmente, o cliente exige que o site funcione de uma determinada maneira. Cabe ao gerente de projeto e sua equipe de desenvolvimento estimar quanto tempo isso levará.
Durante esse estágio, o web designer provavelmente participará para garantir que seu design atenda aos requisitos do cliente. Na verdade, os requisitos provavelmente incluirão detalhes sobre como o cliente deseja que o site apareça.
2. Crie a lógica de negócios conforme especificado pelo cliente
Quando o estágio de planejamento e análise for concluído, o desenvolvedor da web começará a desenvolver o site. Isso geralmente inclui trabalhar com tecnologias do lado do cliente, como HTML, Java Script e CSS, e tecnologias do lado do servidor, como PHP e .NET.
Um bom desenvolvedor da web precisa ser proficiente com muitas tecnologias. Não existe desenvolvedor de HTML puro!
Saber quais ferramentas usar para cada parte do site é fundamental para o sucesso do projeto.
3. Implementando o Web Design
Você pode pensar que, quando o desenvolvedor da web terminar de desenvolver o site, o web designer iniciará a implementação do site. Embora muitas vezes trabalhem juntos, geralmente é o desenvolvedor da web que tem a tarefa de implementar o design da web no site.
É fundamental que o web designer e o desenvolvedor da web trabalhem juntos nisso!
4. Teste, Teste, Teste
O teste é indiscutivelmente a parte mais importante, e mais frequentemente negligenciada, de um projeto de desenvolvimento web. Se houver erros críticos no site quando for lançado, o cliente corre o risco de perder muito dinheiro e, certamente, muita credibilidade.
Dito isto, o desenvolvedor web não deve ser responsável por testar o site. É extremamente importante que seja testado por alguém que não tenha estado envolvido no desenvolvimento real do site.
Você acreditaria – Esses 4 estágios geralmente ocorrem ao mesmo tempo. O desenvolvimento iterativo tem se tornado cada vez mais popular, o que significa que partes do site provavelmente serão testadas enquanto outras partes do site ainda estão em desenvolvimento.
O desenvolvimento moderno da web inclui muitas tarefas diferentes, mas tudo começa com os fundamentos.
[ad_2]