A indexação de sites pode ser um termo novo para quem está começando a entender como funciona o Google nos bastidores. Entender a mecânica das pesquisas e como os resultados são exibidos ao usuário é um dos passos mais importantes a se dar antes de uma empresa colocar seu site no ar.
Do contrário, uma empresa de qualquer segmento pode ser prejudicada pelos robôs do Google por conta de detalhes simples que podem ser corrigidos com facilidade – fazendo com que a sua companhia não tenha problemas.
Para isso, é necessário conhecer cada etapa do processo de levantamento de dados e retorno de resultados nas pesquisas feitas no Google e trabalhar a favor dessas ferramentas.
Técnicas de SEO e otimização são excelentes para ajudar os robôs a posicionar bem o seu site e melhorar os resultados que a sua empresa de sensor de nível, ou qualquer outro ramo, espera desse canal.
O que é indexação de sites?
A indexação é o processo pelo qual o Google faz o levantamento de todas as páginas da web e registra em um imenso banco de dados, com palavras-chave e outros elementos.
Os crawlers são ferramentas do algoritmo que buscam por páginas novas na internet a todo momento e adicionam as informações necessárias no catálogo de URLs do Google. Uma curiosidade é que o índex já tem mais de 100 milhões de gigabytes em informações.
Esse catálogo é constantemente atualizado, e o processo de rastreamento é iniciado sempre que uma nova página é criada. É como uma pessoa que mantém um catálogo de profissionais que fazem cento de salgados para encomendar dependendo da ocasião.
Entretanto, é importante dizer que uma das coisas que o Google não consegue processar são os elementos em Flash, principalmente por ser uma tecnologia que já caiu em desuso.
Para que serve esse processo?
O Google faz uma listagem das páginas disponíveis na web e as organiza por categorias. Com isso, pode oferecer um conteúdo mais assertivo para os usuários a partir do cruzamento das palavras-chave da pesquisa com as usadas nas páginas.
Através da indexação, uma fabricante de talha elétrica pode ser facilmente selecionada para aparecer como resultado em uma busca por equipamentos industriais. Esse processo é importante para todos os envolvidos, tanto a empresa, como o Google e o cliente.
Isso porque, o cliente tem a garantia de receber informações relevantes, o Google tem maior controle da qualidade do material que chega ao usuário e a empresa é direcionada a um público mais disposto a comprar.
Conhecer essa mecânica permite que a empresa trace estratégias para ser mais bem avaliada pelos recursos do buscador. Assim, pode conquistar tráfego qualificado e alcançar os objetivos da marca mais rapidamente.
Como o Google faz a indexação?
Visando promover sempre um serviço de altíssima qualidade, o Google preza pela transparência dos seus sistemas internos no que diz respeito à performance dos sites no buscador.
Uma informação bastante buscada é a respeito do tempo que os robôs levam para indexar uma página, e essa é uma resposta que o Google ainda não tem. Diversos fatores estão envolvidos nessa tarefa e podem influenciar o tempo necessário para indexação.
Para fazer essa catalogação, a plataforma usa uma sequência de etapas, que se repetem como o fluxo da água em uma cascata de parede. São elas:
- Criação do site;
- Rastreamento;
- Indexação;
- Publicação de resultados.
O rastreamento é feito pelos Crawlers, robôs que navegam de página em página coletando dados e levando informações aos servidores do Google para serem analisadas e registradas no índex.
O ranqueamento do site, isso é, a posição que ele atinge nas páginas de resultado, influencia a indexação. Dessa forma, o ciclo de atualização se alimenta das informações que ele mesmo gera, a partir de determinado ponto.
Isso também diz ao Google que se uma página ranqueia pouco porque poucas pessoas pesquisam pelas palavras-chave incluídas nela (imagine quantas pessoas pesquisam por DVDs ou aparelhos de VHS hoje em dia) ela não é mais relevante para o público.
Ou seja, o conteúdo também se torna obsoleto. Portanto, manter seu site atualizado e acompanhando as mudanças do público é importante para continuar ativo na web.
Como melhorar a indexação com conteúdo?
O marketing de conteúdo tem foco massivo em melhorar o posicionamento de um site nos buscadores. O uso correto do SEO resulta em uma boa categorização das páginas no banco de dados do Google, o que permite que a plataforma saiba quando recomendá-las.
Quanto mais conteúdo relevante e bem otimizado a sua empresa produz, mais ela aumenta as chances de ser especificamente requisitada em uma pesquisa. E quanto mais páginas forem indicadas e solicitadas, mais confiança o Google passa a ter no seu site.
Artigos detalhados sobre bomba submersível no blog institucional de uma empresa de hidráulica são úteis para o público-alvo dessa empresa e, portanto, terão boa taxa de retenção ao serem divulgados pelo buscador.
O marketing de conteúdo, também chamado de inbound marketing, é a ferramenta mais utilizada pelas empresas para se conectar com o público de forma mais profunda do que as redes sociais permitem.
É no site e no blog institucional que a empresa consolida seu posicionamento, educa o público e reforça laços emocionais com o cliente.
Além da produção intencional e estratégica de conteúdo, existem outras maneiras de melhorar o seu site para que a indexação seja mais vantajosa. Veja algumas dicas a seguir:
Prepare sua página para os web crawlers
Fique atento tanto às atualizações do Google quanto às regras e políticas de indexação. Sites que usam elementos em Flash, por exemplo, estão perdendo posições no ranqueamento por usarem um recurso defasado.
É sempre importante lembrar que o buscador se preocupa em fazer boas recomendações para os usuários. Assim como um cliente indica uma empresa de injeção de plástico porque confia no trabalho dela, o Google precisa ter certeza que a sua página é relevante.
Otimizar a página para que os robôs consigam absorver o máximo de informações com clareza a respeito do seu conteúdo é uma das formas de conseguir melhorar o seu posicionamento no ranking do Google.
Faça a checagem do site no Search Console
Assim como químicos usam um medidor de pH para identificar a acidez de uma substância, o Google usa o Search Console como forma de identificar as páginas existentes na web.
Para que o processo de indexação ocorra, é necessário que os responsáveis acessem o Search Console, ferramenta onde é possível configurar e gerenciar sites, e se registre como dono daquele endereço. Com isso, o Google faz a checagem do site e a indexação começa.
Essa é uma medida importante para garantir a segurança dos usuários e evitar que a plataforma traga sites falsos e fraudulentos em seus resultados. Além disso, quanto mais cedo a checagem for feita, mais rápida será a indexação e seu site poderá ser exibido nas pesquisas.
Aprenda a usar corretamente as palavras-chave
O principal dado avaliado pelos crawlers é o uso das palavras-chave. São elas que permitem a criação de um índice preciso e eficaz para o site e resultam em boas posições nas pesquisas dos usuários.
É preciso manter o foco do tema central do seu site. Uma empresa de termostato digital não se beneficia de palavras-chave como “receita de bolo do chocolate fácil”, por exemplo. O uso indevido das palavras pode ter o efeito contrário e atrair o público errado.
Isso não seria um problema se não fosse o custo por cliques do site e a taxa de rejeição do público, que influencia negativamente no resultado do ranqueamento.
Palavras-chave de cauda longa, ou seja, detalhadas e bastante específicas, também são um recurso interessante de se utilizar. Aposte em empregar esses termos nos textos, títulos, URLs, nome de arquivo de imagem, etc.
Faça o redirecionamento do seu site
É comum que empresas façam a migração de seus sites, seja por questões econômicas ou pela necessidade de servidores mais potentes. Esse processo é trabalhoso e pode gerar muitas falhas se não for feito com bastante atenção e cuidado.
Não redirecionar as páginas do seu site antigo para o endereço novo causa erros que impedem que o Google faça a indexação. É importante fazer esse processo com todas as páginas do site. Sim, é um trabalho árduo, mas indispensável.
Além da indexação, clientes que tentarem acessar seu site provavelmente encontrarão mensagens de erro e buscarão concorrentes que possam atendê-los.
Fazer bom uso das ferramentas disponíveis é uma forma inteligente de administrar os investimentos e obter maior retorno com as estratégias de marketing. Para isso, é preciso conhecer seu funcionamento e jogar a favor do sistema.
O Google é a maior vitrine que se pode ter, atingindo oito em cada dez usuários da rede. Com estudos e dedicação, as empresas podem aproveitar a plataforma para atingir seus objetivos com rapidez e segurança.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.