Smart Bidding: saiba o que é e como pode ajudar nos seus anúncios

O Smart Bidding é uma importante ferramenta que pode auxiliar significativamente a sua empresa para melhorar as suas campanhas, e assim obter os melhores resultados possíveis na sua estratégia.

Através dele, desde uma empresa de limpeza de caixa d’água até uma loja de roupas podem se beneficiar com o seu mecanismo, uma vez que o número de conversões ao utilizá-lo tende a crescer consideravelmente.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é Smart Bidding, como ele funciona, quais são as suas vantagens para o seu negócio e quais anunciantes podem o utilizar.

O que é Smart Bidding?

O Smart Bidding, também conhecido como Lance Inteligente ao obter uma tradução crua, nada mais é do que um conjunto de estratégias do Google que possui a capacidade de utilizar o machine learning, ou seja, aprendizado da máquina.

O Smart Bidding trabalha com lances automatizados em cima dos que já são oferecidos pelo Google Ads, onde ele possui a finalidade de otimizar as suas campanhas, obtendo um maior número de conversões e um melhor desempenho para o seu negócio.

Por exemplo, uma campanha de um álcool isopropílico 70 pode alcançar melhores resultados ao utilizar o Smart Bidding para analisar informações e as aplicar para conquistar melhores resultados em suas diversas campanhas.

O machine learning do Google possui a capacidade de desenhar os seus padrões e funcionalidades através da observação de comportamento do usuário, onde esses são presentes em hábitos de desempenho ou então nas métricas de páginas online.

Elas atuam de forma que garantem uma maior personalização e aumentam assim a capacidade de impactar as pessoas corretas, com isso é possível maximizar o número de conversões, obtendo resultados acima da média.

Essas estratégias funcionam de maneira que levam em consideração vários sinais, onde muitos deles são exclusivos do AdWords, como:

  • Local;
  • Dispositivo;
  • Horário do dia;
  • Listas de remarketing;
  • Navegador;
  • Idioma.

E esses não são todos os pontos que podem ser levados em consideração na hora de montar essa estratégia.

Google Ads Remarketing

O Google Ads Remarketing é uma estratégia de divulgação que tem como finalidade principal o de reengajamento dos seus internautas que já haviam visitado a sua plataforma anteriormente, sendo esse um site ou aplicativo.

Dessa forma, se um indivíduo já visitou o seu site e clicou em algum produto, como em um martelo para moinho, mas não finalizou a compra ainda, o remarketing pode manter o seu cliente interessado com o auxílio da divulgação de anúncios.

Essa estratégia é realizada através de anúncios personalizados e que são específicos para o seu nicho, chamando assim a atenção do seu segmento-alvo.

Isso acontece porque, da mesma maneira que um cliente possui uma maior chance de realizar uma compra em uma loja em que ele já adquiriu um produto anteriormente, a chance de continuar sua jornada de compra em um site que já visitou também cresce.

Por exemplo, uma plataforma sobre mecatrônica, com conteúdo sobre cilindros hidráulicos e outros elementos, pode já possuir uma certa autoridade na internet.

Com isso você consegue atrair o internauta a visitar a sua página e, através de anúncios que o mantenham engajado, eles podem continuar no seu funil de vendas.

Dessa forma, o remarketing pode ser definido como uma maneira de gerar impacto novamente em um cliente que já demonstrou interesse anteriormente no seu produto ou serviço, onde você literalmente possui a chance de vencer o consumidor pela insistência.

Por exemplo, um anúncio pode abordar você o lembrando de uma furadeira magnética que você já demonstrou interesse e perguntando se você deseja continuar com a sua compra agora.

Como funciona o Smart Bidding?

O Google Smart Bidding funciona de forma que é realizada uma junção de diversas estratégias diferentes, onde a sua somatória pode formar um conjunto muito eficiente para o desempenho das suas campanhas.

Ele efetua a personalização e a automatização de campanhas na internet, permitindo assim que as suas chances de atingir o seu público-alvo aumentem consideravelmente, onde, dessa forma, é possível aumentar as suas chances de conversão.

Por exemplo, uma pessoa que está pesquisando no Google “filtro de carvão ativado preço” já possui interesse pelo produto e possui grandes chances de efetuar a compra, enquanto que uma pessoa que não possui um equipamento para o filtro não comprará o produto.

As estratégias do Smart Bidding se baseiam em dados que são conhecidos como Ads, tais como idioma usado pelo usuário, lista de remarketing, como já mencionado, navegadores utilizados e entre muitas outras informações.

Isso acontece porque a ferramenta possui inúmeras opções de análise e todas trabalham com as informações mais aprofundadas, com o intuito de obter resultados cada vez mais satisfatórios.

O principal objetivo do Smart Bidding na internet é o de rentabilizar o orçamento das campanhas, aproveitando todas as informações que são disponibilizadas a ele.

Devido a ele se basear no comportamento dos usuários, com a finalidade de definir quais serão os próximos passos a serem seguidos, o Smart Bidding está dentro do machine learning.

Com isso, ele possui a capacidade de analisar uma grande quantidade de informações e possibilitar campanhas mais assertivas.

Por exemplo, uma sirene eletromecânica pode ser uma ótima opção para empresas que possuem uma troca de turno, aulas e entre outros períodos que precisam ser avisados.

Além disso, é necessário analisar o melhor momento de abordagem, a linguagem a ser utilizada, as palavras-chave e entre muitos outros fatores para efetuar a venda.

Dessa forma, o Smart Bidding é uma ótima oportunidade para conseguir e analisar as informações necessárias para obter uma ótima campanha, que se conecte com o seu público, impacte e, por fim, converta.

Quais anunciantes do Google Ads podem usar?

O porte de uma empresa não impacta na utilização do Google Smart Bidding, onde também é possível que empresas tanto grandes quanto pequenas optem por estratégias de lance inteligente para desenvolver melhor as suas campanhas.

Entretanto, os lances inteligentes possuem como base a inteligência de aprendizagem e otimizam a campanha Google Ads através de dados passados.

Com isso, com o intuito de maximizar os resultados, é necessário que você possua dados o suficiente em sua conta, para que assim o algoritmo consiga tomar uma decisão mais correta.

Dessa forma, com a finalidade de realizar campanhas mais assertivas e utilizar o Google Smart Bidding da melhor forma possível, o Google recomenda que os anunciantes possuam pelo menos alguns requisitos, onde essas são métricas para a quantidade de dados necessária.

É recomendado então que os anunciantes possuam pelo menos cerca de 30 conversões dentro dos últimos 30 dias, antes de utilizar o CPA desejado.

A sigla CPA significa Custo por Ação ou Custo por Aquisição, onde essa é uma métrica que é utilizada para condicionar a cobrança de um anúncio a uma ação específica.

Por exemplo, o anunciante de uma barra antipânico apenas paga quando o usuário vê o anúncio, clica nele ou performa a ação desejada.

Além disso, também é recomendado que o anunciante possua cerca de 50 conversões em um período do último mês, antes de utilizar o ROAS desejado.

O ROAS significa Retorno sobre o Investimento em Publicidade e ele também é uma métrica que possui a finalidade de medir o lucro que é gerado a partir de campanhas publicitárias.

Quais são as vantagens do Smart Bidding?

Como você pode perceber, o Google Smart Bidding possui muitas vantagens, uma vez que ele possui a capacidade de fornecer ótimos resultados para a sua campanha.

Os dados do seu público-alvo são de extrema importância para realizar ações e tomar decisões assertivas no mercado, com o intuito de obter ótimos resultados.

Através dessa ferramenta é possível analisar informações fundamentais sobre o seu segmento e, assim, realizar uma ótima campanha do seu produto ou serviço, chegando até o cliente da melhor forma possível.

Isso acontece porque cada ninho do mercado possui as suas características individuais, onde dentre elas estão incluídas questões geográficas, demográficas, psicológicas e comportamentais de cada potencial cliente.

Com isso, analisar todos esses fatores pode gerar muitos resultados diferentes, onde a forma de abordagem, termos utilizados, horário de interação e entre muitos outros fatores podem ser a chave para a conversão de uma marca.

Por esse motivo, obter uma ferramenta que possui a capacidade de analisar uma enorme quantidade de dados dos seus usuários é extremamente relevante para um negócio, permitindo que ele consiga alcançar e impactar um maior número de pessoas.

Dessa forma, o Google Smart Bidding faz parte de uma das principais ferramentas que qualquer empresa deveria utilizar, com o intuito de alcançar os melhores resultados possíveis e se sobressair do mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.