Técnicas de marketing de conteúdo

Dentre tantas estratégias dentro do universo digital, o marketing de conteúdo é uma das que mais se destaca devido a sua facilidade, praticidade e ótimos resultados que fazem qualquer empresa se surpreender com o que pode conquistar através dele. 

Não é novidade para ninguém que a internet revolucionou a maneira com a qual lidamos com as informações e com as coisas que desejamos ou precisamos adquirir, foi um verdadeiro boom que mudou completamente nosso mundo. 

Hoje, se quisermos um serviço de entrega de encomendas para o próximo fim de semana, conseguimos encontrar isso com poucos cliques e em milésimos de segundos através da internet. 

E quando falamos de redes sociais, isso se torna ainda maior, pois as diversas plataformas chegaram para integrar o universo da internet e fazer tudo se tornar ainda mais acessível do que já era. 

Atualmente, não utilizamos as redes sociais apenas para nos comunicar com as pessoas, mas também para conhecer novos negócios e, até mesmo, abrir uma empresa utilizando o grande alcance que as redes sociais possuem. 

Com isso, os usuários começaram a passar mais tempo na internet e a procurar por conteúdos que a ajudassem a esclarecer alguma dúvida ou resolver algum problema na internet. 

E é justamente aqui que nasce o marketing de conteúdo, o protagonista deste artigo e que irá te mostrar como utilizá-lo da maneira correta pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

Conheça o marketing de conteúdo e seus benefícios

Ainda existe um grande tabu em torno do marketing de conteúdo, principalmente após algumas pessoas de má-fé utilizarem essa estratégia para enganar pessoas na internet e apenas roubarem o seu dinheiro. 

Entretanto, nem mesmo a falta de honestidade dessas pessoas conseguem apagar o grande brilho e potência dessa estratégia que auxilia milhares de empresas nas redes sociais e no universo digital como um todo. 

O marketing de conteúdo pode ser entendido como um conteúdo gratuito que possui a única e exclusiva missão de ajudar um usuário a resolver um problema ou esclarecer alguma dúvida que possui. 

Por exemplo, vamos imaginar que uma profissional tenha uma clínica e precise encontrar um esterilizador para laboratório. Ela pesquisa sobre o processo na internet e encontra justamente a sua empresa que trabalha com o serviço que ela precisa. 

Ao acessar o perfil da sua empresa nas redes sociais ou no seu site no Google, ela se depara com um conteúdo gratuito explicando sobre todos os documentos necessários para que uma pessoa se divorcie sem problemas ou complicações. 

Esse vídeo acaba ajudando essa mulher exatamente no momento em que ela precisava, isso acaba aumentando a satisfação dela e as chances dessa pessoa contratar justamente a sua empresa ao invés das concorrentes, se torna ainda maior. 

Isso significa que o marketing de conteúdo surge exatamente com essa promessa, de ajudar os usuários a resolverem um problema ou esclarecer uma dúvida, e é justamente o conteúdo que você produz na internet que irá ajudar essa pessoa. 

Por isso, o marketing de conteúdo se tornou tão importante para as empresas, pois ele não deseja apenas pegar o dinheiro desse cliente e garantir mais uma venda, ele se preocupa em ajudar aquele usuário, em agregar valor na vida dele e auxiliá-lo no que for preciso.

Hoje, é difícil encontrar empresas que desejam genuinamente ajudar o próximo sem receber algo em troca, e o marketing de conteúdo surge justamente para pregar o contrário. A partir do momento que você entrega um conteúdo de qualidade, essa pessoa começa a se aproximar da sua marca. 

Dentre diversos benefícios que essa estratégia pode trazer, algumas das que mais se destacam são:

  • Maior proximidade com o público;
  • Captação de leads qualificados;
  • Melhor experiência e avaliação do usuário;
  • Mais satisfação dos clientes;
  • Resultados promissores; 
  • Maior alcance; 
  • Boa avaliação pelos algoritmos, entre outros.

Seja o seu negócio uma distribuidora de carnes nobres ou até mesmo uma escola particular de idiomas, o marketing de conteúdo é a estratégia mais versátil que você encontrará no universo digital, permitindo que qualquer segmento a utilize. 

7 técnicas de marketing de conteúdo 

Agora que você já entendeu sobre o que se trata o marketing de conteúdo, chegou o momento de conhecer algumas das técnicas mais usadas dentro dessa estratégia para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais no digital. Confira:

  • SEO

A sigla significa Search Engine Optimization, que em português entendemos como Otimização dos Mecanismos de Busca, que nada mais é do que um conjunto de estratégias para deixar seu conteúdo mais responsivo e coerente com as diretrizes do Google. 

Uma empresa que vende um sistema de emissão de nota fiscal pode usar o SEO para melhorar a construção de seus artigos em seu blog e garantir textos bem estruturados, que irão chamar a atenção dos usuários e dos próprios algoritmos da plataforma.

  • Inbound Marketing 

O inbound marketing é uma estratégia que visa a atração de novos clientes através da similaridade entre o que a sua marca oferece e o que o seu público está a procura, pois isso irá aumentar as chances de compra por parte dele. 

Por exemplo, se uma empresa de instalação de película antivandalismo produz um conteúdo dando dez dicas sobre a sua importância e o usuário que está a procura desse produto encontrar seu conteúdo, provavelmente ele irá absorvê-lo e adquirir justamente de você.

  • Crie um blog 

Por mais que as pessoas digam que a era dos blogs chegou ao fim com o surgimento das redes sociais, é necessário entender que esse formato de conteúdo ainda possui um público fiel que não abre mão de consumir ou procurar conteúdos em blogs.

Por isso, fazer um blog para a sua empresa de aplicativo para bar e restaurante, por exemplo, e alimentá-lo com artigos semanais falando sobre assunto do seu segmento, aumenta e muito, as chances de novos clientes conhecerem a sua marca. 

  • Engaje o público nas redes sociais

Como falamos anteriormente, as redes sociais foram um verdadeiro boom na sociedade e mudou por completo a maneira como consumimos e produzimos conteúdos. 

Além de ser uma ótima opção para encontrarmos coisas e pessoas, as empresas também veem nelas uma nova oportunidade de criar mais conteúdos.

Por isso, use e abuse das ferramentas de interação que as redes sociais proporcionam, como: Enquete, caixa de perguntas, reações e comentários para incentivá-los a engajarem com o seu conteúdo e, consequentemente, adquirirem o que você vende.

  • E-mail marketing 

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para quem deseja fidelizar clientes ou recuperar leads, que é o nome dado a possíveis clientes da sua marca. Trata-se da elaboração de um e-mail personalizado e persuasivo, que irá levar aquele usuário a uma determinada ação.

Por exemplo, um e-mail explicando sobre a importância da organização dos documentos para garantir o sucesso da empresa pode levar aquele leitor a procurar a sua empresa de gestão de documentos para contratar o serviço e obter os benefícios que leu no e-mail.

  • Influenciadores digitais

E junto com as redes sociais, nasceram novas profissões e maneiras de se fazer dinheiro ou divulgar o seu produto para milhares de pessoas ao mesmo tempo, e isso acontece através dos influenciadores digitais, que são figuras públicas e com milhares de seguidores.

Contratar um influenciador digital também é uma ótima técnica de marketing de conteúdo para atrair novos clientes e entender qual público mais combina com a sua marca e como você pode usar as redes sociais cada vez mais ao seu favor.

  • Vídeos

Hoje, os usuários estão cada vez mais visuais, ou seja, eles priorizam conteúdos no formato de vídeo, que permitem que eles vejam o que acontece e tenham uma ideia maior sobre o que aquela empresa oferece e faz. 

Não é à toa que hoje, quase todas as redes sociais possuem conteúdo no formato de vídeo. Por isso, procure por uma empresa de equipamentos audiovisuais para te ajudar a gravar vídeos de qualidade e aumentar sua visibilidade nas redes sociais. 

Entender sobre marketing de conteúdo é entender sobre o funil de vendas, que nada mais é do que uma estratégia dentro do marketing digital que permite que você produza conteúdos canteiros para o público correto. 

O funil de vendas possui três partes que podem ser divididas como o nível de seriedade do cliente perante a marca, ou seja, quanto mais no todo aquele cliente estiver, de mais conteúdo genérico e simples ele irá precisar. 

Conforme esse cliente for demonstrando atitudes de interesse perante a sua marca, ele vai descendo os níveis desse funil e se tornando um cliente que irá precisar de conteúdo bem elaborados e específicos mais para a frente. 

Toda essa construção serve para fidelizar esse cliente e entregar para ele um conteúdo que nenhuma outra empresa irá oferecer, mostrando o diferencial, potencial e propósito da sua marca no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.