7 dicas de estratégias para a black friday

Quanto mais chega o fim do ano, mas as campanhas de Black Friday começam a pipocar nos intervalos de TV, nos anúncios de rádios, jornais e revistas, além de portais e redes sociais, sendo uma data muito esperada por consumidores e marcas.

Essa é uma campanha publicitária importada, mas os brasileiros adotaram essa tática para vender mais aproveitando as festas de fim de ano e a benevolência que toma as pessoas de tal forma que, em determinado momento, se pegam comprando presentes para entes queridos.

Dessa forma, os estabelecimentos comerciais precisam se preparar para esse momento. Além de ser uma oportunidade para atrair muitos consumidores em uma data específica, que costuma ser a última sexta-feira do mês de novembro, já que é possível alcançar novos clientes e movimentar aqueles que já costumam consumir com a marca.

Campanha de marketing abrangente e acessível

Para atender a alta demanda que esse período oferece, as empresas precisam estar preparadas e garantir um estoque adequado, conforme o que é disponibilizado para comercialização. 

Há muitas estratégias que as empresas podem empregar, e vale a pena conhecer algumas delas em forma de 7 dicas, que serão apresentadas a seguir. 

1 – Aceite formas variadas de pagamento

O público que espera ansiosamente pela Black Friday tem reservas monetárias para garantir a compra de um produto muito desejado. Ou mesmo um serviço, como uma viagem ou a compra de pacotes de TV para aproveitar melhor os momentos de descanso.

Ainda assim, é preciso garantir que o escritório que faz inspeção de caldeiras e vasos de pressão, ou que atende o setor industrial, possa oferecer condições de pagamento facilitadas para os clientes, como:

  • Boleto;
  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito;
  • Pix.

Ao diversificar a forma de pagamento, mais fácil o consumidor conseguirá definir como vai pagar e mais facilmente concluirá a compra, estimulando ainda mais a conversão dos usuários atraídos por opções mais acessíveis financeiramente. 

Além disso, a Black Friday serve como uma estratégia de captação de leads. As ofertas podem continuar por um determinado período e, assim, garantir a venda do produto ou serviço a médio e longo prazo, aproveitando a oportunidade para apresentar os valores e diferenciais da marca a esse público atingido.

2 – Seja transparente com os clientes

Quando se trata de descontos no período mais concorrido do ano para as compras, muitas empresas apelam para uma prática que não é bem vista entre os consumidores. Trata-se de aumentar o valor do produto ou serviço um tempo antes e aplicar o desconto na data.

Para averiguar essa prática, agentes fiscalizadores como o PROCON (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor) acompanham as denúncias, podendo resultar em multas pesadas aos comerciantes. 

Mesmo quem trabalha atendendo o setor industrial, como fornecedor de atomizador rotativo aplicado em sistemas hidráulicos para evitar vazamento, pode ser denunciado pelas empresas que investem nas melhorias de máquinas produtivas. 

Lembre-se que a Black Friday é uma maneira de descarregar o estoque, e oferecer ainda outros produtos e serviços que podem ser de interesse dos consumidores. 

Aqueles bens de consumo que não possuem grande procura, quando estão com os preços convidativos, passam a ser uma atração que pode ajudar na divulgação da marca e garantir aumento na base de clientes.

3 – Esteja preparado para a Black Friday

A frustração é algo que deve ser evitado ao máximo junto ao cliente. Se a oferta for muito tentadora, muitas pessoas podem ir buscar e acabar não encontrando o produto que realmente gostariam de adquirir.

Sendo assim, todo estabelecimento comercial deve estar preparado para a Black Friday, com o estoque cheio e, se possível, com produtos de marcas diferentes para atender aqueles que buscam um bem – mas que podem encontrar outro similar. 

Informar quais itens estarão na Black Friday e quais não também é uma ação bem quista e que ajuda na organização da loja e dos clientes.

Já no caso de empresas que oferecem serviços ao mercado consumidor, como o conserto de placa de portão eletrônico, é preciso ter uma agenda que possa atender a todos de maneira adequada, ou especificar prazos para fechar a contratação e um prazo para que o atendimento seja efetivado.

O volume de atendimento pode aumentar consideravelmente nessa data em específico, mas nada impede que a empresa esteja disposta a atender o maior número de clientes nos dias seguintes, ou mesmo garantir atividades para o decorrer do próximo mês. 

Por isso é preciso reforçar as equipes de trabalho, e garantir que todos possam ser atendidos da melhor maneira possível.

4 – Formalize parcerias para reduzir o frete

Muitas vezes, o consumidor encontra o produto que sempre desejou, com um preço acessível e que está disponível na loja virtual. Porém, o preço do frete põe tudo a perder e, assim, a compra não é efetivada da forma devida.

A formalização de parcerias com transportadoras é uma solução eficiente, que atende os mais diversos setores e, de qualquer forma, pode ser benéfica para todos os envolvidos: cliente, estabelecimento comercial e fretador.

Aliás, as transportadoras podem oferecer brindes personalizados para empresas e garantir o reforço da marca junto aos clientes, promovendo de forma conjunta, no modelo de parceria comercial. 

Os brindes podem ser os mais variados possíveis, como:

  • Calendário;
  • Ecobag;
  • Mousepads;
  • Porta-lápis e caneta;

Com isso é possível associar as marcas à qualidade dos produtos e eficiência das entregas, podendo se estender por um longo período.

5 – Faça anúncios direcionados à data promocional

A campanha publicitária deve ser estabelecida com certa antecedência, sempre lembrando os consumidores que a Black Friday está chegando e com preços promocionais, aumentando também a expectativa dos consumidores. 

O uso de diferentes mídias pode ser interessante, conforme a área de atuação da empresa, e o público-alvo que se pretende atingir. 

A participação de uma feira ou um evento empresarial antes da data tão aguardada pode servir para distribuição de mochila brinde corporativo para os participantes, com materiais promocionais que lembram a chegada da Black Friday na última sexta-feira de novembro.

Por ser uma data bastante específica, aqui vale apelar para o marketing de guerrilha, envolvendo o público em ações específicas que promovam a interação de forma contínua. 

Sendo aplicado de maneira apropriada, isso pode se tornar um viral e alcançar um número expressivo de pessoas. Dessa forma, pode surpreender quando a tão esperada data chegar.

6 – Invista no marketing digital e redes sociais

A Black Friday está no Brasil desde 2010, e ganhou força total exatamente por causa do e-commerce e das lojas virtuais que aumentam a cada dia. 

Esse tipo de promoção atinge desde um escritório de contabilidade em BH até lojas e magazines espalhadas por todo o território nacional. 

Por isso é importante investir em marketing digital, pois muitos consumidores estão presentes no mundo virtual e isso amplia as oportunidades de atuação. 

As vendas online se tornaram um atrativo para muitas empresas e, por isso mesmo, até mesmo a presença em redes sociais é fundamental. 

7 – Disponibilize uma pesquisa pós-venda

Infelizmente, muitos produtos e serviços podem apresentar algum defeito ou mal funcionamento. Por isso os estabelecimentos comerciais devem estar preparados para receber críticas, reclamações e até mesmo sugestões para melhorar o atendimento. 

Quem vende Alambrados em indaiatuba para o setor industrial pode ter de fazer a substituição das peças após a venda no dia do Black Friday, e isso deve estar dentro do planejamento empresarial de qualquer fornecedor. 

As lojas de roupas e calçados, por exemplo, devem reforçar o atendimento do balcão para receber as trocas que precisam ser feitas, mas não só por isso. 

Vale lembrar que o fim de ano é um dos períodos que mais se vende e o consumo aumenta de forma considerável. 

Dito isso, é preciso garantir o máximo de vendas e sempre disponibilizar uma pesquisa pós-venda para garantir o melhor atendimento e a retenção dos clientes. 

Tudo pronto para atingir o público

As dicas apresentadas são válidas após o investimento em uma campanha de marketing intensa, verdadeira e que seja honesta para com o consumidor. 

Por isso todas as peças publicitárias devem ser voltadas para atingir o maior número possível de pessoas, principalmente quando se trata de um público-alvo amplo e irrestrito. 

Dessa forma, tanto as lojas físicas quanto o e-commerce devem estar devidamente preparados, o que evita qualquer falha no dia de maior acesso às localidades ou à loja online. 

Todas as estratégias de marketing, tanto a tradicional quanto a digital, são essenciais para que os consumidores possam compreender o funcionamento pleno do Black Friday em todos os pontos de venda.

Assim, o comerciante se garante quanto às ofertas disponíveis, se assegurando quanto ao término do estoque ou a validade sobre os preços promocionais.

Conclusão

As vantagens sobre preços mais acessíveis não precisam ficar restritas apenas à pessoa física. Muitos empreendimentos comerciais e empresas que atuam nos mais diversos segmentos aproveitam essa época para investir em melhorias para atender os próprios clientes.

Por isso é importante que o modelo de negócio B2B (Business To Business) também seja tratado de maneira adequada, com um marketing voltado para oferecer a Solda fria automotiva para empresas do setor.

Ou então fabricantes de móveis podem oferecer promoções específicas para hotéis, pousadas e outros imóveis voltados para a área de turismo. 

Dessa forma, tanto os estabelecimentos comerciais que atendem as pessoas, clientes finais, quanto aqueles que atendem a empresas reforçam os laços com os clientes, firmando uma parceria satisfatória para ambos os lados. 

A Black Friday pode ter origem estrangeira, mas são os brasileiros que mais se aproveitam para explorar o lado consumidor, aproveitando todas as ofertas possíveis, fazendo com que a data se torne uma prática comum ao país e trazendo oportunidades para marcas e clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.