Aprenda a unir SEO e Web Design

O SEO e web design são conceitos que precisam andar lado a lado para que uma empresa consiga bons resultados no digital e ainda seja vista como referência tanto por seu público quanto pelos seus concorrentes.

A sigla SEO vem do termo Search Engine Optimization, que quando traduzido para o português significa Otimização dos Mecanismos de Busca, que nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam o melhor posicionamento dos sites nos buscadores.

Já o web design, muitos já devem conhecê-lo, se trata do processo da construção de artes visuais e elementos que são incluídos em páginas de sites e diversos outros espaços digitais para que chame a atenção do público.

Ambos, quando trabalham em conjunto, se tornam imbatíveis na geração de resultados para um negócio, seja qual for o tamanho ou resultado dele, mas infelizmente existem pessoas que ainda não sabem como trabalhar esses dois conceitos em conjunto.

Por isso, hoje iremos abordar a fundo sobre este assunto, que te ajudará tanto o dono de uma rede de empresas de torre de resfriamento quanto um profissional de SEO que deseja potencializar os seus resultados com o passar do tempo.

Entenda sobre a importância do SEO e Web Design

Antes de qualquer coisa, é válido pensarmos no quão é importante trabalhar tanto com o SEO quanto com o web design em seu site, pois cada um, em suas particularidades, entrega ótimos resultados quando trabalhados separadamente e em conjunto.

Começando pelo SEO, suas estratégias são extremamente importantes para quem deseja mais reconhecimento, visibilidade e posicionamento dentro dos buscadores, aumentando as chances de mais vendas e atração de mais clientes.

Já o web design se tornou extremamente importante devido à notoriedade que as pessoas estão dando cada vez mais para elementos visuais dentro dos sites e páginas que elas visitam, os usuários estão atentos em como as páginas também desenvolvem isso.

Assim como em um processo de reforma de calhas e telhados, os clientes se atentam aos mínimos detalhes para que o resultado, além de bom, também seja bonito, os usuários também se atentem a beleza de um site, que é formada pelo web design.

Sendo assim, podemos ver que cada um deles em sua especialidade, entrega ótimos resultados para os empreendedores e profissionais que entendem sua importância e investem em suas estratégias nos canais digitais de comunicação.

Princípios essenciais que não podem faltar nessa combinação

Agora, confira os princípios essenciais para que você una o SEO e o web design da forma correta e, com isso, obtenha os resultados esperados. Confira:

Navegação e estrutura do site

O primeiro deles, obviamente, diz respeito à navegação e estrutura do site ou da página, que deve seguir uma lógica organizada e otimizada para que o usuário não se sinta perdido ao entrar em seu site e se deparar com diversas informações bagunçadas.

No site de uma empresa que vende capa térmica para piscina sob medida, por exemplo, deve haver a aba de produtos, uma parte para contato, outra para conteúdos e por aí vai. Isso auxilia na melhor navegação do usuário e deixa o site mais estruturado.

Disposição do conteúdo

Não é novidade para ninguém que um bom conteúdo faz toda a diferença para o sucesso de um negócio, ainda mais com os canais digitais de comunicação, que são por onde a maioria das pessoas podem consumir esse conteúdo e conhecer o seu negócio.

Sendo assim, é de suma importância que você também se preocupe com a produção e a organização de conteúdos de qualidade em seu site, ou seja, aqueles que ajudam o público a esclarecer alguma dúvida ou resolver algum problema.

Responsividade

Já a responsividade diz respeito à característica de adaptação do site e de suas páginas, que devem saber se adequar aos diversos aparelhos que podem acessá-lo, de preferência o celular e o computador, que são os mais usados para tal.

Para isso, basta acionar a opção no site e configurá-lo para que os usuários que acessem o site de uma empresa de estruturas metálicas, por exemplo, pelo celular ou pelo computador, consigam navegar com a mesma qualidade e velocidade.

Uso de imagens

E é claro que não poderíamos nos esquecer das imagens, itens essenciais do web design e que também fazem toda a diferença no SEO, pois deixam o conteúdo mais dinâmico e gera mais retenção de clientes a partir de ilustrações do que está sendo dito.

Por isso, usar imagens em seus conteúdos é uma ótima forma de unir esses dois conceitos e fazer com que os usuários se tornem potenciais clientes da sua marca, aumentando ainda mais suas chances de venda e de visibilidade na internet.

Erros mais comuns de web design e que afetam o SEO

É importante nos lembrarmos que todos somos humanos e cometemos erros, mas quando conseguimos evitá-los, é ainda melhor. Por isso, confira abaixo os erros mais comuns que você deve evitar nesse processo:

Esquecer de compactar as imagens

Esquecer de compactar as imagens no momento de subi-las para o site ou para uma página pode acontecer a qualquer momento, mas é importante sempre verificá-las com antecedência, assim como uma empresa de gestão de obras que verifica o seu trabalho.

Por isso, ao finalizar uma nova página em seu site ou até mesmo antes de publicar um novo conteúdo, atente-se às imagens que foram inseridas e tenha certeza de que estão compactadas e no formato correto para não irem para o ar com problemas.

Manter um conteúdo ruim

Existem muitos erros que podem passar despercebidos, e um conteúdo ruim é nítido até mesmo para quem se ache leigo no assunto, por isso é importante que você estude sobre o assunto e busque sempre produzir para entregar o melhor conteúdo aos usuários.

Para isso, é válido estudar sobre o assunto. Na internet existe muito material para te ajudar nesse quesito, que é extremamente importante dentre as estratégias de SEO e para a relevância do seu site como um todo.

Incluir chamadas JavaScript em excesso

As chamadas JavaScript estão nos códigos do site ou das páginas, e normalmente são vistas pelo programador, profissional que cuida desses códigos, assim como existe o profissional específico para um conserto de suspensão de carros.

Sendo assim, é importante pedir para que ele esteja atento às chamadas desses códigos de tempos em tempos, pois ao perceber que eles estão chegando a um número alto, está na hora de fazer uma limpeza para que eles não comprometam a velocidade do site.

Fazer boa parte do site em Flash

O Flash é um programa de design muito bom e útil, mas quando usado em excesso, pode trazer grandes problemas, por isso é importante saber usá-lo na medida certa para que não seja o responsável por boa parte do visual do seu site, pois isso pode trazer problemas.

Existem diversos programas de design disponíveis no mercado, você pode buscar mais de uma opção para evitar fazer tudo em um só lugar, pois caso aconteça algum problema, você sabe que pode contar com outras plataformas para te ajudar.

Ignorar os usuários de dispositivos móveis

Como bem mencionamos anteriormente, é extremamente importante se preocupar com os usuários que acessam o seu site em busca de uma embreagem automotiva, por exemplo, pelo celular.

Isso porque muitos deixam essa questão de lado e podem perder clientes interessados na marca simplesmente por não obterem a opção de adaptação do site para dispositivos móveis. Sendo assim, esteja atento a isso para evitar perdas.

Substituir elementos importantes do HTML por imagens

O HTML é o conjunto de códigos mais importantes do site, pois são eles que conversam entre si para que as funções dentro dos sites sigam os comandos dos usuários e para que todo o site funcione em conformidade.

Ao substituí-los por imagens, existe um grande risco do site começar a dar erro, travar ou simplesmente não responder mais às ações dos usuários, o que gera estresse, desgaste e faz com que eles procurem por outra opção de empresa para ajudá-los.

Criar menus excessivamente sofisticados

O menu de um site é o espaço dedicado para que os usuários possam ver as páginas existentes ali, é o que encontramos no site de um distribuidor de molduras de isopor e até mesmo em um e-commerce de moda.

Entretanto, ao tentar construir um menu muito sofisticado ou com diversas referências que você gosta ou acha bonita, pode gerar lentidão e fazer com que o usuário não se sinta confortável ali, nesses casos, vale lembrar que o menos é mais.

Usar recursos que dificultam o acesso ao conteúdo

Por fim, mas não menos importante, existem alguns sites que colocam espécies de testes ou até mesmo pedem dados dos usuários para deixá-los ter acesso aos conteúdos, isso é péssimo para a experiência deles e para o seu negócio.

O conteúdo produzido deve ser versátil e democrático, com fácil acesso para quem quiser consumi-lo, sem burocracia ou problemas. Com isso, você já conseguirá evitar erros comuns, mas que se não corrigidos, podem trazer grandes problemas.

Ferramentas que ajudam no SEO e web design 

Para finalizar, selecionamos uma lista com ferramentas digitais e gratuitas para que você acompanhe a qualidade de suas estratégias de SEO com o web design. Confira:

  • Screaming Frog;
  • PageSpeed Insights;
  • Google Webmaster Tools;
  • Mobile-Friendly Test;
  • SEO Report Card;
  • SEO Audit Tool;
  • WooRank.

Dessa forma você conseguirá entregar aos usuários o melhor conteúdo e com as melhores estratégias do mercado, garantindo sucesso e ótimos resultados para que ambas as partes saiam satisfeitas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.