Aprenda o que é e como fazer pipeline de vendas

Para se destacar dentro do mercado comercial é preciso conhecer a fundo os mais diferentes conceitos que podem estar presentes nessa área. Tudo a permitir um melhor aproveitamento de suas atividades, como na implementação de um pipeline de vendas.

Uma estratégia que permite ao negócio ter uma melhor visão sobre as relações comerciais que são executadas por tal empresa. Auxiliando a marca a identificar o que pode ser melhorado em tal gestão, além dos pontos que merecem uma atenção maior.

Para que seja possível replicar o sucesso alcançado a partir de certas estratégias, que merecem ser implementadas futuramente como ações de base para a prosperidade desse negócio, diante dos resultados positivos que podem ser alcançados a partir deles.

Sendo exigido de um bom gestor conhecer sobre todas as ferramentas que podem estar disponíveis no mercado, a partir da adoção de estratégias capazes de otimizar as relações comerciais a serem executadas na administração de um empreendimento.

Como na implementação de um sistema de automação comercial, capaz de aumentar os resultados a serem alcançados por um negócio, ao contar com o uso das novas tecnologias como um grande auxílio para a execução das atividades comerciais de uma empresa.

E dentro da variedade de opções que deve ser considerada por um bom gestor, é importante levantar novamente o nome de um pipeline de vendas. Uma aplicação capaz de impactar positivamente as transações comerciais a serem executadas por tal negócio.

O que é um pipeline de vendas?

Tal artifício de marketing tem como principal função ajudar no processo de tomada de decisões acerca do seu empreendimento comercial, ao apresentar visualmente todos os tópicos a se destacarem em um negócio, ajudando a refletir sobre eles.

Estabelecendo, por exemplo, uma melhor divisão sobre as etapas que antecedem uma decisão de compra por parte de um consumidor. Optando não só por comprar um produto ou contratar um serviço, mas também por decidir sobre qual é a melhor marca.

Algo de grande importância para que uma marca de produtos de limpeza profissional consiga se destacar no mercado, superando outras opções que podem estar disponíveis nas prateleiras do supermercado, otimizando o seu número de vendas.

Isso com o pipeline ajudando a destacar de forma visual as etapas que levam um possível consumidor a se interessar por um produto e terminar no processo de aquisição dele. Passando de fase em fase nesse procedimento comercial, por etapas como:

  • Atenção;
  • Consideração;
  • Compra;
  • Fidelização.

Ou seja, as fases que seguem após o primeiro contato de um indivíduo com tal processo, seja por meio de um anúncio na televisão ou internet, ou por meio da recomendação de tais serviços e produtos por alguém de confiança do seu círculo social de amizades.

Com uma aproximação ao conceito do funil de vendas, agindo até mesmo como um elemento complementar a ele, ao mesmo tempo em que se destaca a diferença entre eles. Já que o funil atua na identificação de possibilidade presentes em uma jornada de compra.

Enquanto no pipeline, o objetivo é de identificar o quão próximo os seus possíveis clientes estão de finalizar uma compra, auxiliando assim com que o time de vendas de uma agência de consultoria em ti consiga ter maior sucesso em suas atividades.

Garantindo assim um número maior de conversões de venda em relação aos seus serviços, com o pipeline a agir como uma representação visual sobre esses aspectos, utilizando cada vez mais de equipamentos que podem ser úteis nessa confecção de uma tabela visual.

O que explica a importância para a gestão do negócio de conhecer quais são os softwares adequados para a construção desse elemento de fundo visual ao qual se adequa um pipeline de vendas, fornecendo um relevante mapa de compras.

Documento capaz de trazer uma série de benefícios para um negócio.

As vantagens associadas a um pipeline de vendas

A utilização de um pipeline comercial pode ajudar uma empresa a não só ter um melhor controle sobre suas atividades, como também identificar melhores oportunidades acerca da gestão do seu negócio, permitindo assim uma melhor gestão sobre ele.

Entre os benefícios a serem citados como consequência direta do uso de um pipeline de vendas, é relevante destacar:

Conhecer o real valor de uma oportunidade

Dentro da gestão de um negócio é comum que surjam diversas oportunidades. Muitas que podem até passar despercebidas por parte do empreendedor responsável por gerir tal negócio.

E uma chance perdida pode significar o fim de um negócio a curto ou longo prazo. Sendo assim, é importante estar atento às ocasiões positivas de um negócio. Coisa que um pipeline de vendas é capaz não só de identificar, como também de exibir a esse gestor.

Identificar todas suas negociações

Quanto mais um negócio cresce, maior se torna o número de negociações a ser feitas por ele. Como uma assessoria contábil que passa a atender grandes empresas, além de pequenos negócios. 

Com o uso de um pipeline é possível ter um controle melhor sobre todas essas transações, para que assim seja possível realizar uma gestão otimizada sobre tal negócio. Identificando tanto as negociações atuais, como aquelas com potencial de ocorrerem.

Definindo o tempo médio de vendas

Assim como o ticket médio de compras é importante, relevando o número de aquisições a serem feitas por um cliente. É importante também identificar o tempo médio gasto desde o contato inicial até a finalização de uma compra por um cliente.

E com a definição desse tempo, torna-se possível buscar oportunidades de diminuir ainda mais esse intervalo associado até a conquista de novos clientes.

Padronização das vendas

Por último, o pipeline de vendas permite com que seja identificado e adotado um certo padrão em relação às atividades comerciais do seu negócio. A fazer com que os seus resultados possam crescer, e seus custos nesses processos sejam menores.

Pontos esses que justificam a realização de um pipeline de vendas para o seu negócio. Com tal estratégia resultando em benefícios para os mais variados tipos de empreendimentos. De um curso de aeromoça online até uma atividade industrial.

Sendo preciso apenas saber como construir o mais aprofundado possível pipeline de vendas.

Como fazer um pipeline de vendas?

Para construir o melhor pipeline de vendas possível, permitindo o acesso às melhores vantagens comerciais a ele associadas, é importante seguir as seguintes etapas, tendo atenção à cada fase, para que seja construído um pipeline adequado.

Levante as informações adequadas

Se o objetivo de um pipeline comercial é expor visualmente as possibilidades de venda de um negócio, é importante então levantar todas as informações referentes ao seu público e ao seu negócio. Para que a partir dessa relação seja possível construir o melhor modelo.

Organize seus clientes em potencial

Após levantar informações que ajudem a definir a pretensão de compra para cada cliente em potencial, é importante então saber como identificar a posição de cada um dentro dessa planilha de vendas.

Permitindo com que uma loja de reparos mecânicos, a cuidar de um conserto de balança, consiga saber o momento correto de destinar os seus anúncios para tais clientes em potencial, a permitir uma maior possibilidade de vendas acerca de cada indivíduo.

Defina os estágios de um pipeline

Da mesma forma com que é preciso identificar em qual etapa de venda se encontra um possível cliente, primeiro é necessário fazer uma separação adequada sobre essas fases, por que então seja possível alocar cada cliente em potencial junto a uma fase comercial.

Mantenha essa essa tabela atualizada

O mercado se encontra em constante renovação e a mesma coisa acontece com o público, logo, para identificar as melhores oportunidades comerciais por meio de um pipeline de venda, é importante que ele esteja sempre atualizado, com informações atuais do público.

Permitindo com que uma marcenaria consiga identificar o tipo de produto a receber um maior número de encomendas nos últimos meses, como um balcão para açougue ou lanchonetes, em resultado a uma expansão comercial de um vilarejo, por exemplo.

Sendo importante revisar tal pipeline com frequência, facilitando assim o processo de implementação de melhorias a se identificar por meio de tal documento visual de marketing. Até porque existe uma série de indicadores associados a um pipeline de vendas, entre eles:

  • As negociações abertas de uma empresa;
  • Ticket médio dessas negociações;
  • Tempo médio de um ciclo de venda;
  • Eficiência geral dessas transações.

Tudo a fazer com que um negócio consiga tomar as melhores decisões acerca da administração de um empreendimento, falando com o seu público externo, assim como o interno, ao otimizar também o processo de exame admissional para empresas.

Para que seja possível contratar os melhores profissionais disponíveis no mercado, que junto do uso de um pipeline de vendas poderão alcançar os melhores resultados para tal companhia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.