Entenda como o geomarketing funciona na prática

O geomarketing é uma estratégia muito interessante, que tem ganhado espaço dentro do marketing digital entre empresa de consultoria ambiental, bem como de outros ramos variados. 

Pois bem, esse tipo de ação ajuda a segmentar melhor o público e apresentar um conteúdo muito mais personalizado.

Entenda mais sobre o conceito de geomarketing

A localização de um usuário se torna uma excelente ferramenta de marketing, sobretudo para empresas que estão fisicamente próximas deste consumidor e podem gerar um engajamento mais favorável para esse tipo de interação.

A maioria das pessoas hoje está conectada o tempo todo, em grande parte por conta do processo conhecido como transformação digital. Nele, diversos avanços tecnológicos se tornaram elementos comuns do dia a dia das pessoas.

Dentre estes avanços, está o smartphone. Este dispositivo que une a tecnologia dos computadores com a dos aparelhos de telefonia móvel é um grande aliado das atividades comuns dos usuários, que passam a maior parte do tempo junto deles.

Estes dispositivos vêm com um GPS embutido. A sigla, que representa Global Positioning System, utiliza satélites para identificar o sinal que o dispositivo emana, e permite que os usuários sempre saibam onde estão com mapas virtuais e outras ações.

O mercado não fechou os olhos para esse tipo de atividade, e começou a pensar em formas de aplicar ações de marketing dentro do conceito destas aplicações, tanto para uma empresa de brindes promocionais quanto para qualquer outra.

Dessa maneira, você consegue uma estrutura muito mais adequada para oferecer produtos e serviços.

O geomarketing por si só é um conceito. Isso significa que ele não é uma campanha ou canal específico, muito menos uma única ferramenta para ser utilizada pelas empresas. A verdade é que esse tipo de ação é parte integrante do marketing digital.

A mobilidade é uma questão muito importante da tecnologia, e hoje é possível fazer muito mais em um smartphone do que em um computador fixo, preso em tecnologias do passado.

Quanto mais você consegue aplicar novidades e usar as opções disponíveis para criar ambientes adequados, mais interessante será o resultado desse tipo de ação para sua empresa de soluções de isolamento acústico como um todo.

Inicialmente, o conceito de geomarketing envolvia a análise de características de uma região específica e como uma empresa poderia aproveitar melhor esse tipo de posicionamento. Entretanto, aos poucos esse conceito foi se modernizando.

Hoje, qualquer estratégia de marketing que utilize a inteligência sobre localização se encaixa nesse perfil, sobretudo aquelas que entendem as possibilidades apresentadas por ferramentas tecnológicas.

A importância do geomarketing

Com a ferramenta de GPS constantemente à mão para os usuários, esse tipo de interação acabou se tornando muito mais frequente, garantindo uma estrutura adequada de atendimento para, por exemplo, marcas de acessórios para bolsas.

Hoje, quando um usuário trabalha com seu smartphone, ele está constantemente oferecendo informações relevantes para o mercado, principalmente com relação a seu posicionamento. Isso se torna mais funcional quando você usa internet de algum local.

Empresas que optam pela distribuição de wi-fi através de “check-in” em seu estabelecimento permitem que o usuário consiga aproveitar a internet gratuita em troca de suas informações de localização.

Dessa forma, as empresas próximas podem enviar informações e propagandas que podem interessar esse cliente em particular, entendendo que sua proximidade acaba gerando um interesse ainda maior em suas ações de, por exemplo, produção de material para campanha eleitoral.

O geomarketing também consegue identificar interesses e gostos do usuário com base em suas outras interações usando o smartphone, fazendo pesquisas em sites e em motores de busca.

Assim, você consegue trabalhar melhor o tipo de propaganda que será realizado, bem como o formato que ele receberá, que pode ser:

  • Mensagens instantâneas;
  • SMS;
  • E-mails;
  • Notificações push.

Independentemente da forma como esse tipo de informação chega ao consumidor, ela já é filtrada baseada nos interesses pessoais dele e na forma como age com seu smartphone, criando uma estrutura adequada para o atendimento de um sistema para pizzaria online, por exemplo.

Usando o geomarketing: veja como

Existem diversas maneiras de aplicar atividades usando a questão do geomarketing. Por isso, é muito importante entender suas possibilidades e o que deve ser realizado com esse tipo de ação.

Quanto mais você aplica técnicas de marketing digital usando a geolocalização, mais oportunidades aparecem para que os usuários tenham um engajamento maior e isso se reflita em outras atividades.

Geotargeting

Um dos principais usos da geolocalização é especificamente para a atribuição conhecida como geotargeting, que nada mais é do que utilizar a localização do consumidor para fazer uma segmentação adequada.

Esse tipo de ação é importante especificamente para empresas menores, que muitas vezes não têm a capacidade de oferecer seus produtos para locais distantes ou mesmo outros países, gerando uma limitação de entrega.

Nestes casos, é importante que o usuário consiga consumir o que está recebendo de propaganda de serviços de alimentação, para assim se interessar e realmente fazer parte da negociação.

Estas informações na maioria dos casos utilizam dados de GPS diretamente para colocar limites no alcance das publicações. Normalmente, estas publicações são pagas e isso deve ser levado em conta na hora de fazer suas campanhas.

Personalização de sites

Não é incomum para quem navega na internet usando o smartphone receber notificações solicitando acesso às informações de GPS para acessar o conteúdo. Normalmente, essas informações são coletadas para gerar material extra.

Com a geolocalização, você pode identificar o tipo de conteúdo exclusivo que pode oferecer ao usuário, criando assim um interesse maior nesse tipo de atividade. Quanto mais você navegar, maiores serão as oportunidades de engajamento disponíveis.

Além disso, sites podem ter opções exclusivas para a geolocalização, como diferentes idiomas para trabalhar e outras ações de impacto nesse tipo de atividade, seja para uma empresa de empresa de aluguel de empilhadeira ou qualquer outra.

Em lojas virtuais, é possível segmentar ainda mais o público-alvo e apresentar produtos de acordo com seu interesse vinculado à geolocalização, para facilitar processos como envios e pagamento de taxas de frete.

Geofencing

Essa é uma estratégia que tem ganhado muita força no mercado conforme os avanços de tecnologia se focam na estrutura de internet móvel. Trata-se da apresentação de conteúdo em tempo real para o cliente.

Normalmente, quando você está andando com seu celular por perto, nem mesmo percebe que ele está constantemente com o GPS ligado. Isso permite que empresas próximas a você enviem alertas e notificações para você conseguir promoções e ofertas.

Essa é uma excelente maneira para que empresas locais consigam trabalhar com ações de marketing digital, atraindo a atenção do cliente de forma imediata e oferecendo cupons de desconto ou promoções que o instiguem a procurar seu local e consumir.

Conheça alguns cases de sucesso

Agora que você consegue entender um pouco melhor o geomarketing e como ele pode ser aplicado por sua empresa, é importante conhecer alguns casos que tiveram bastante efetividade dentro das possibilidades desse tipo de ação.

Estas empresas souberam aplicar de maneira efetiva as ações de geomarketing e acabaram conquistando uma estrutura muito mais adequada de atendimento, sem perder o carisma e a interação com o público como um todo.

Heineken

A gigante das bebidas alcoólicas enfrentou muita dificuldade quando chegou ao Brasil, em grande parte por conta de bater de frente com marcas reconhecidas de diversas regiões do país, que foram preferência da maioria da população.

Embora as ações de marketing da empresa tivessem sucesso, elas ainda não conseguiam furar a bolha e acessar o público brasileiro, especialmente na região sul do país. Com o geomarketing, entretanto, esse quadro mudou.

Ao identificar os padrões de comportamento dos clientes e quais locais não tinham a bebida à disposição, foi possível criar uma estrutura de marketing que conseguiu recuperar a participação da bebida na região e aumentou muito seu potencial.

International Paper

Esta empresa teve um problema diferente da Heineken. Enquanto a fabricante de bebidas tinha complicações com o público, a International Paper sofria para conseguir encontrar distribuidores de qualidade dentro do território nacional.

Por conta disso, a companhia teve uma série de complicações, que foram resolvidas com uma boa análise de geomarketing para avaliar a premissa de abrir um novo centro de distribuição próprio para a empresa.

Dessa maneira, os custos de distribuição reduziram consideravelmente, enquanto a empresa cresceu e se desenvolveu ainda mais.

Akzo Nobel

A empresa de tintas Akzo Nobel passava por um problema com concorrentes. A quantidade exorbitante de marcas e modelos de tintas acabou se mostrando um problema para a empresa, mas que conseguiu ser reavaliado com o geomarketing.

Ao entender melhor a localização desse tipo de vendas, a Akzo pôde avaliar suas aberturas de empresa, aproveitando locais com poucas opções de produtos e aumentando assim suas vendas consideravelmente.

Considerações finais

Trabalhar com geomarketing demanda muito cuidado e atenção, em grande parte porque você depende constantemente da aplicação de serviços como smartphones e internet móvel.

Entretanto, estas ferramentas podem ser muito úteis para garantir resultados mais efetivos para sua companhia, alcançando os consumidores que realmente se importam com a marca em questão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.