Entenda o que é e como ter uma presença online eficaz

Quando utilizamos a expressão presença online, é em seu sentido literal mesmo. Ou seja, é o fato de estar presente no mundo online, algo que pode te dar uma vantagem: ter mais visibilidade e aumentar suas vendas.

Quase como uma equação de dois mais dois, a presença na internet dá mais credibilidade à sua marca. No mundo atual, tudo é digital, e se não for tudo que existe, ao menos grande parte. 

Tendo esses pontos em vista, não podemos ignorar o peso do mundo online em nossas vidas, principalmente quando estamos empreendendo.

Ter um perfil original e autêntico nas diversas plataformas de redes digitais pode resultar a você muitas visitas online, mais gente conhecendo seu trabalho e, consequentemente, criando interesse do público em sua marca de confecção de uniformes profissionais.

Pois bem, neste artigo vamos entender melhor a relação entre a presença online e o sucesso da sua marca entre as pessoas do mundo on e offline!

Estratégias de marketing digital para impulsionar sua marca

Você está online, presente e interagindo. Isso é ótimo, é um dos primeiros passos para o sucesso. Agora que já chegou até este nível, vai precisar aplicar técnicas de marketing digital para fazer com seus perfis bombem!

Por exemplo, se sua empresa está promovendo curso de soluções em controle de acesso, para que as pessoas encontrem seu curso, você deve fazer com elas achem seu conteúdo e sua empresa no universo online.

Para isto, listamos algumas instruções para você colocar em prática com a sua campanha de marketing.

1 – Faça marketing de conteúdo

O segredo para uma presença online forte e concisa é o conteúdo. Vivemos uma época onde as pessoas anseiam por conteúdo e boas informações. Entretanto, infelizmente, nem sempre esses pontos são confiáveis.

Então, na produção, cada conteúdo deve ir de acordo com o público-alvo da empresa, trazendo para os blogs textos didáticos, sensíveis e animados. Neste caso, a segmentação dos clientes força a adotar o método de nichos, especificando cada assunto.

O marketing de conteúdo bem-feito produz textos que são verdadeiras fontes de informação real. É uma das partes mais legais durante o desenvolvimento de uma campanha de marketing.

A produção de conteúdos pode consistir em textos nas redes sociais, vídeos e interações online de qualquer tipo. Apesar da demanda, tende a ser uma parte divertida de todo o processo.

Pensando nisso, defina o público-alvo do seu serviço de, por exemplo, software para emissão de nota fiscal, bem como qual o comportamento dele online, assim sua campanha será mais objetiva.

2 – Marque presença das redes sociais

Exercer sua presença online significa, necessariamente, ter perfis ativos em cada um das redes sociais disponíveis na internet hoje – e, claro, analisar qual tem melhor adesão de acordo com o seu produto ou serviço.

Para isso, é necessário montar toda uma estratégia de marketing digital para que os objetivos sejam certeiros. Como dito, o ideal é estudar o comportamento online do seu público, para entender qual rede social ele utiliza, durante quanto tempo e de que forma. 

Entretanto, as redes mais famosas têm pessoas o suficiente para que uma campanha de marketing digital dê certo. Portanto, a dica aqui é: esteja presente nas mais utilizadas, que são:

Facebook

Com pouco mais de  120 milhões de usuários mensais no Brasil, o Facebook é a rede social mais utilizada no país. Nessa plataforma, a gama de formatos que você pode utilizar para sua campanha são diversos, seu conteúdo pode ser publicado como:

  • Texto;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Gifs.

Inclusive, você pode encontrar de tudo, desde notícias, pessoas, memes, até informações bem diferentes. Ademais, lá estão grupos de todos os nichos possíveis, por estas razões, interagir é muito importante.

Além disso, o Facebook é democrático, você pode encontrar todos os públicos no mesmo lugar, de diferentes idades, classes sociais, gêneros, regiões, entre outros. Até clientes para o seu software gestão de call center vão estar online nesta plataforma.

Tenha um perfil próprio e crie uma página para a sua marca, assim você vai poder ter acesso a algumas informações que podem ser de métricas para entender melhor referente ao comportamento do seu público.

Instagram

O Instagram é o paraíso dos influenciadores digitais, é nele que eles administram sua carreira e imagem. Recentemente, as empresas de grandes marcas do mercado começaram a notar as facilidades da plataforma. 

Com isso, a rede social teve um crescimento exponencial, recebendo diversos perfis novos todos os dias, até de serviços de contabilidade e de outras frentes.

Essa rede social é complexa e simples. Não por acaso, 80% dos usuários seguem ao menos uma empresa nas suas contas do Instagram. Isso apenas demonstra como essa plataforma se tornou um grande campo pronto para ser semeado.

Vale lembrar que o público predominante do Instagram é relativamente jovem, entre 16 e 30 anos. E, apesar de não ter tantos recursos e formatos quanto o Facebook, destaca-se por ferramentas exclusivas e criativas. 

YouTube

Essa é uma plataforma que tem como objetivo principal ser um reprodutor de vídeos. Ou seja, os usuários gravam e colocam o vídeo no youtube e lá ficam disponíveis para sempre – se não acontecer nenhuma situação como retirada do vídeo pelo proprietário ou denúncia.

Se você possui um produto ou serviço que seja bem lúdico e precise de muita didática, então esta é a melhor rede social. Você pode subir vídeos pequenos ou de horas, vai depender das questões de privacidade e dados do próprio youtube na hora do seu upload.

Inclusive, se a campanha de marketing da sua empresa de limpeza e conservação de escritórios, por exemplo, casar com a utilização de vídeos, o Youtube é ótimo.

3 – Crie uma lista de e-mail

Muitas pessoas encaram o e-mail como algo antiquado e que já saiu de modo, porém esse pensamento está bastante fora da realidade. Isso porque praticamente todo mundo ainda utiliza esse meio de comunicação.

 

Dessa forma, você, gestor, pode apostar na ferramenta e criar uma lista de contatos, que pode, inclusive, ficar armazenada no seu sistema de monitoramento em nuvem. Com isso, você pode informar seus clientes sobre as novidades e promoções.

 

Sobre a conquista do e-mail, você pode apostar no uso de uma landing page, assim o cliente deixa o endereço de e-mail em troca de um e-book ou de um vídeo privado sobre o item que você comercializa. 

4 – Aposte na criação de um site e de um blog

Tanto um site quanto um blog são ferramentas de grande valia. Hoje em dia, tudo o que um cliente precisa, ele busca dentro da web, apostando, frequentemente, nos resultados que aparecem logo na primeira página.

 

Então pense que você trabalha com contabilidade empresarial. Desse modo, um cliente que busque as palavras-chave correspondentes ao seu negócio, certamente poderá te encontrar logo nos primeiros resultados, principalmente se você fizer um bom uso do SEO.

 

Para ajudar, faça um site completo, com informações como preço, qualidade, gestão de entregas e outros dados. Apostar no blog também ajuda, isso porque eles podem ser bem complementares, sendo que alguns conteúdos podem aprimorar as informações iniciais do site.

5 – Construa uma relação próxima com o seu cliente

A humanização é algo que está bastante em pauta, principalmente quando pensamos que o cliente gosta de ser tratado com exclusividade. Desse modo, produza ações que gerem uma aproximação entre a empresa e o consumidor.

 

Por exemplo, a marca pode oferecer descontos exclusivos para aquele cliente, simplesmente pelo fato dele ter completado 1 ano da sua primeira compra. Isso fará com que ele se sinta lembrado e aposte sempre na sua empresa.

 

Além disso, lembre-se de sempre se comunicar com ele pelo nome. Então, caso a sua cliente se chame Maria, em todos os momentos de contato, chame ela pelo nome, evitando que se torne algo genérico.

Considerações finais

Pois bem, depois de tudo o que foi dito, se você que está começando a buscar seu nicho e ainda não possui equipe o suficiente, listamos algumas ferramentas que te auxiliarão na produção desse conteúdo mais lúdico. São algumas boas opções online:

  • Canva – Criação de artes e layouts;
  • Unsplash – Banco de imagens em alta qualidade;
  • Flaticon – Banco de ícones;
  • Buffer – Programação de publicação em redes;
  • Piliapp – Banco de emojis para todas as redes sociais.

Ademais, a comunicação com seu público tem se demonstrado tão importante que podemos classificar como fundamental para o sucesso de uma marca. Estar diretamente conectado com os seus possíveis clientes é necessário, principalmente para obter bons resultados.

Quando pensar em empreender, lembre-se da sua identidade e use e abuse de todos os recursos possíveis. Faça história na sua própria história!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.