Retenção de clientes para pequenas empresas

Clientes fiéis ajudam os negócios a prosperar! De acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria de negócios global, Bain and Company, “um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a lucratividade de uma empresa em 75%!” Além disso, é provável que clientes fiéis recomendem sua empresa a amigos e conhecidos. Manter a fidelidade do cliente não é difícil – tudo que você precisa é um pouco de TLC.

Superar as expectativas

Este é um acéfalo. Lembra quando você entrou em um estabelecimento e foi saudado por alguém com uma cara feliz que estava lá para ajudá-lo quando você precisava? Sua experiência provavelmente colocou um sorriso em seu rosto, não é? Aplique as mesmas técnicas que o tornaram uma experiência memorável em sua cultura empresarial. Se você tiver um negócio online, certifique-se de manter seus clientes atualizados sobre suas compras em cada etapa. Confirme o recibo de pagamento, agradeça a compra, forneça uma fatura e forneça informações de rastreamento. Se algo der errado durante ou após uma transação, certifique-se de ajudá-los até que o problema seja resolvido. Isso não requer nenhum dinheiro extra, apenas algum tempo extra e paciência.

Trate seus clientes como amigos

Você não precisa convidar seus clientes para sua casa para que se sintam especiais, mas uma conversa amistosa sempre faz alguém se sentir lembrado. Você definitivamente não vai se lembrar de cada detalhe de cada cliente com quem conversou, mas uma conversa fiada nunca é demais se você reconhecer um rosto. Se você possui um negócio online, certifique-se de que todos os clientes recorrentes vejam um banner de ‘boas-vindas’ na página de destino do seu site.

Mantenha-os em seu círculo interno

Certifique-se de manter um banco de dados de clientes com seu e-mail e endereço de correspondência junto com sua última compra para que você possa mantê-los atualizados sobre várias promoções e descontos. Você também pode enviar e-mails sobre produtos, serviços e promoções especiais relacionadas à última compra. Antes de enviar qualquer e-mail, relembre as ‘melhores práticas’ de marketing por e-mail

Comemore com eles

Pegue as informações de aniversário dos seus clientes e envie-lhes um cartão personalizado ou e-card com um desconto especial ou cupom de aniversário. Você pode ter certeza de que alguns clientes não vão desperdiçar um cupom perfeitamente bom enviado especialmente para seu aniversário.

Incentive o feedback

Convide as críticas dos clientes e deixe-os saber que deseja que seus produtos, serviços e atendimento ao cliente atendam às necessidades deles. Você ficará surpreso com os ótimos conselhos que recebe dos clientes e muitos deles ficariam felizes em lhe dar seus dois centavos ou elogiar o seu negócio. Mas não pare aí – implemente o que foi recomendado!

Gire esse olhar severo de cabeça para baixo

Exceto por sociedades utópicas, nem todos os clientes que você atende ficarão completamente satisfeitos com seus produtos ou serviços. Se um cliente estiver chateado ou decepcionado, ofereça algumas opções para amenizar sua preocupação, seja um desconto na próxima compra, crédito na loja, vale-presente, etc.

Crie um programa de fidelidade

Planos de associação, fidelidade do cliente ou acumulação de pontos funcionam perfeitamente. De acordo com ntouchloyalty.com, “estudos mostram que os clientes que pertencem a um programa de fidelidade visitam duas vezes mais e gastam 4 vezes mais do que aqueles que não o fazem”.

Com essas dicas simples, você pode facilmente fazer com que muitos clientes voltem sempre. Você não precisa implementar essas idéias todas de uma vez. Em vez disso, basta escolher alguns que se encaixam no seu modelo de negócios e testá-los! Certamente não pode doer, certo?