Saiba como fidelizar os clientes com o marketing de recompensa

A relação de uma empresa com o seu público diz muito sobre os resultados a serem acompanhados com ela. Pois quanto mais próxima for essa audiência, melhor poderá ser seu nível de prosperidade. Com o marketing de recompensa podendo expandir isso.

Pois se uma companhia depende tanto dessa associação com sua audiência, é importante então saber como adotar ações capazes de experienciar o destaque alcançado entre as ações a serem praticadas por uma empresa, conquistando a atenção do público.

Uma relação que se mostra visível desde o início do que hoje conhecemos como mercado. Pois até mesmo uma feira de frutas precisa destacar bem os seus produtos ao público, para que seja possível contar com essa audiência, em um processo de conversão de vendas.

O que de fato mudou nos últimos anos é a forma com que a atenção do público passou a ser disputada. Principalmente com a ampliação cada vez maior do mercado digital, no qual diversos empreendimentos passam a disputar pela mesma consideração de um usuário.

Isso porque o mesmo indivíduo a navegar na internet em busca de sacolas personalizadas para eventos, pode estar a procura também de objetos de decoração para o seu carro. Mercados completamente diferentes, mas que disputam a atenção do público.

Pois da mesma forma com que as plataformas digitais permitem com que um negócio em particular se aproxime de sua audiência, a mesma coisa é possibilitada também para concorrentes diretos e indiretos, sendo necessário adotar ações cada vez mais eficazes.

Com estratégias que conquistam a atenção de um usuário e, ao mesmo tempo, trabalham para convertê-lo de uma pessoa interessada até um cliente fidelizado desse negócio. E quanto maior for a audiência conquistada, maior pode ser o sucesso de um empreendimento.

Algo a permitir, por exemplo, que uma empresa de aluguel de impressoras multifuncionais consiga ampliar a sua área de atuação. Deixando de atuar apenas com o setor industrial, oferecendo seus serviços também para um público residencial.

E para que essa aproximação com o público seja não só conquistada, como também mantida, é relevante que as empresas trabalhem com estratégias desenvolvidas justamente com essa motivação. Entre elas é importante citar o marketing de recompensa.

Uma prática que atua justamente com esse objetivo de aproximar melhor uma marca do seu público, em uma programa criado para fortalecer os laços por trás de uma negociação comercial entre um vendedor e o seu cliente.

Como funciona o marketing de recompensa

As estratégias de marketing são desenvolvidas com propósitos diferentes, mas de uma forma geral costumam lidar com a relação entre as empresas e o seu público, porém por meio de ações específicas, que levam também a benefícios complementares.

Uma dessas ações disponíveis ao mercado é o chamado marketing de recompensa. Um sistema criado com o objetivo de fortalecer a associação de uma companhia com sua audiência, além de atuar na conquista de novos públicos, ao reconhecê-los.

Nesse sistema, uma empresa passa a recompensar o seu público a partir de um número de atividades a ser praticada, como o número de compras efetuadas, a taxa de indicações feitas, ou qualquer meta estabelecida por parte dessa empresa à sua audiência.

Como uma fábrica de capa térmica para piscina sob medida, que a partir de um número específico de pedidos pode oferecer aos seus clientes um desconto progressivo, fortalecendo a relação comercial entre a empresa e os seus consumidores.

Em um escopo muito menor, é possível citar também um programa de recompensas a ser adotado por uma sorveteria, que após a compra de uma certa quantidade de picolés, a serem anotados em um cartão exclusivo, esse cliente pode receber um sorvete de graça.

Essas ações atuam ao mesmo tempo com o objetivo de conquistar a confiança do público, por meio de um sistema que recompense sua participação junto à empresa, e também de amplificar o número médio de compras a serem efetuadas por seus clientes.

Sendo esses apenas alguns entre os diversos benefícios a serem alcançados a partir da implementação de tais tipos de programas ao seu negócio, que por meio da oferta de descontos e brindes torna possível ampliar a posição de uma empresa no mercado.

Vantagens associadas ao marketing de recompensa

Receber um brinde de uma companhia, como um crachá de identificação PVC personalizado, pode parecer uma atitude simples, contudo, os benefícios associados a essa ação podem ser grandes, por atuar na percepção do público sobre a companhia.

Pois o que passa a ser julgado não é o brinde em si, mas sim o reconhecimento do empreendimento em relação ao seu público. É justamente nesse sentido que é possível identificar o sucesso das ações ligadas ao marketing de recompensa.

Uma estratégia que permite o acesso a certos benefícios comerciais, como:

  • Engajamento com a marca;
  • Experiência customizada;
  • Clientes fidelizados;
  • Aumento do ticket médio de vendas.

Pontos esses que podem destacar vantagens não apenas a curto prazo, como também em um período distante, pois quanto mais forte for a relação do público com uma empresa, maiores são as chances dele voltar a fazer compras, e também recomendar esses serviços.

O que pode ser útil para um cliente que passa a ter contato com um escritório, ao procurar por um auxílio no registro de uma declaração de importação, e acaba se tornando um cliente fiel desta agência, recorrendo a ela para outros serviços na área de exportação.

Para que esse tipo de situação se repita para os mais variados mercados, é importante saber como adotar ações que otimizem a relação de uma companhia com o seu público, como no marketing de recompensas, com seus citados benefícios.

Fidelizando clientes via marketing de recompensas

Um programa de recompensas conquista a atenção do público, a ponto dele optar por gastar mais em um produto por causa dos benefícios que poderão estar associados a essa compra, quando ele oferece gratificações que alcançam o interesse de uma audiência.

Diante disso, existem ações específicas que podem aprimorar uma estratégia fundamentada em um programa de recompensas, sendo importante ter atenção a elas para que seja possível alcançar melhores resultados. Entre elas, destacam-se:

Acesso a conteúdos exclusivos

É importante oferecer aos participantes de um programa de recompensas conteúdos exclusivos, que justifiquem a sua adesão a esse sistema em primeiro lugar. Tal como acesso a videoaulas para quem assinar um plano premium de um curso.

Programa de indicação

O marketing de recompensas trabalha também com outras estratégias, como um programa de indicação, no qual ao trazer novos clientes para um escritório de logística, esse cliente pode receber uma sessão gratuita de consultoria em gestão de empresas.

Assim como é possível receber um desconto em sua fatura de internet, diante do percentual de clientes indicados para essa uma companhia de serviços de fibra óptica.

Programa de fidelização

Outro programa a se destacar dentro do sistema de recompensas é aquele voltado ao conceito direto de fidelização, ou seja, cujo objetivo de fato é garantir a permanência de um cliente associado aos serviços oferecidos por uma companhia.

Nessa concepção se destaca um sistema de pontos, no qual o consumidor recebe uma quantidade de pontos a partir de cada compra feita. Após chegar a uma quantidade considerável, esses pontos podem ser trocados por produtos e descontos.

Um programa que aumenta a fidelidade do público, além de afetar a quantidade de aquisições a serem efetuadas por parte desses clientes. Trazendo então benefícios 

compostos para tal loja.

Tratamento diferenciado

Outra ação capaz de amplificar a relação entre as empresas e o seu público, por meio do marketing de recompensas, é através de um atendimento exclusivo, em relação aos clientes casuais dessa empresa.

Como na diferença entre o clientes usuais e aqueles que recorrem somente uma vez à uma empresa de montagem de painel elétrico, por exemplo.

O mesmo pode ser visto também em uma agência bancária, com a presença de filas exclusivas para clientes que façam parte de algum programa especial, recompensando esses indivíduos por sua relação próxima com essa companhia de finanças.

Com a aplicação desses e de outras estratégias é possível amplificar os resultados a serem alcançados por meio de um programa de recompensas, aproximando ainda mais uma empresa do seu público.

E além disso, uma companhia acaba também sendo recompensada por esse sistema, passando a ter uma acesso fácil a informações relevantes do seu público como:

  • Faixa etária;
  • Perfil de consumo;
  • Gênero;
  • Interesses.

Questões a serem examinadas por um software para gestão de franquias, capaz de amplificar os resultados a serem alcançados por toda uma rede de empresas, permitindo assim a adoção de estratégias comerciais ainda mais eficazes.

Permitindo assim com que uma empresa consiga atingir resultados ainda melhores, tudo por meio de um sistema que dá maior atenção ao público de uma companhia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.