Saiba mais sobre registro de logotipo e proteção de marca

Ao abrir um empreendimento é importante se ter atenção aos quesitos virtuais dessa marca, ainda mais no mercado digital, no qual os usuários têm sua atenção conquistada por meio desses artifícios. Por isso o registro de logotipo e proteção de marca é algo a ser visto.

Pois para se conquistar o interesse desses clientes é preciso contar com estratégias cada vez mais personalizadas, que fazem com que esse público se identifique com os serviços e produtos a serem fornecidos por uma marca.

Sendo necessário também trabalhar com a proteção dessas práticas customizadas, de forma com que elas sejam exclusivas do seu empreendimento, impedindo-as de serem replicadas em comércios concorrentes.

Quando se pensa na constituição de um produto isso se torna mais fácil de ser analisado, como uma marca de refrigerantes que opera com uma fórmula secreta, que garante o teor de originalidade desse produto nas prateleiras do mercado.

Já quando se pensa em uma empresa de comunicação visual, que trabalha com elementos que devem ser expostos ao público, como o logotipo, a identidade visual da marca, entre outros quesitos, essa relação acaba por se tornar mais complexa.

Pois de que adianta criar uma profunda estratégia comercial, que destaca o apelo visual da marca, e esses mesmos conceitos correm o risco de serem copiados por concorrentes, tanto diretos como indiretos.

É justamente voltado a isso que se mostra de grande importância se informar sobre como funciona o processo de registro de um logotipo e de outros tópicos relacionados à proteção de uma marca, garantindo com que os seus atributos não sejam facilmente copiados.

Como uma empresa que trabalha com a confecção de mochilas para brindes corporativos, que se destaca por causa do prestígio que está associado ao seu nome, e que não gostaria de ver algum concorrente se aproveitando do nome da sua companhia.

Para se proteger neste sentido é que existem os serviços de registro de marca, que trabalham com a proteção do nome da sua marca, dos elementos gráficos utilizados em sua comunicação, entre outros componentes que podem ser registrados como seus.

E esse tipo de registro pode garantir diversos benefícios para a administração do seu negócio.

As vantagens de proteger legalmente sua marca

É intuitiva a importância de se proteger a sua marca, de todas as maneiras em que isso se mostre possível. Uma das formas de se fazer isso é através do registro legal da sua marca, protegendo assim o seu nome, seu logotipo e muitos outros pontos da sua empresa.

De uma forma geral, os benefícios que podem ser destacados com esse registro são:

  • Proteção da sua marca contra imitações;
  • Maior segurança à sua empresa;
  • Valorização dessa marca;
  • Possibilidade de segmentar os seus serviços.

Entre essas vantagens é importante destacar a segmentação dos serviços realizados por sua companhia, permitindo o registro de uma derivação do seu negócio a ser aberta no mercado.

Como uma companhia voltada a produção de brindes para festas, que pretende dar início a uma linha específica, destinada à confecção de decoração de natal para cidades, destacando o teor natalino dessa linha em relação ao catálogo de produtos da empresa.

Diante todos esses benefícios, é importante iniciar o processo de registrar o seu logotipo, começando então pelo conhecimento sobre quais são as etapas referentes a esse método de registro em cima da sua marca.

Como registrar o seu logo

Para que a sua identidade visual esteja protegida contra o uso indevido por concorrentes, mesmo que de forma indireta ou sem intenção, é importante iniciar o processo de registro legal dos elementos responsáveis pela identificação da sua marca.

Um processo longo e complexo, mas que pode garantir uma maior proteção. Ademais, é um processo que pode ser concluído através das seguintes etapas:

  1. Acesse o site do INPI

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), é uma instituição nacional que atua desde a década de 70 com o registro e proteção de conteúdos referentes à identificação comercial de uma marca e dos elementos relacionados à ela.

O contato com essa entidade se tornou mais fácil através das plataformas digitais, que permite através de um serviço de digitalização de documentos enviar a documentação necessária para se iniciar o processo de registro.

  1. Pesquise a situação do nome a ser registrado

Muitas vezes o indivíduo tem uma ideia genial ao que se refere o nome do seu negócio, utilizando um título criativo, que chame a atenção do público, ao mesmo tempo que deixe claro o tipo de serviço referente ao seu empreendimento.

O problema é que, muitas vezes, mentes geniais acabam por compartilhar o mesmo tipo de pensamento, com a diferença que uma dessas mentes foi mais rápida, e acabou por dar início primeiro ao processo de registro da marca.

Para confirmar que um nome ou logotipo está disponível para registro, é necessário verificar no próprio site do INPI se esse elemento identitário não foi previamente adquirido por algum concorrente.

  1. Realize o pagamento inicial

Antes mesmo de se iniciar o processo de registro, é preciso pagar as taxas referentes ao começo de tal procedimento, com o pagamento do GRU (Guia de Recolhimento da União) a ser emitido no próprio site do INPI e a ser pago exclusivamente no Banco do Brasil.

Um processo necessário para que uma empresa de etiquetas adesivas consiga registrar legalmente a identidade construída para o seu projeto comercial, a facilmente ser reconhecido pelos seus clientes e fornecedores.

  1. Inicie o processo de anexo de informações

Após o pagamento do GRU deve se iniciar o processo de acréscimo de informações e documentos referentes à identidade visual da sua marca, começando pelas provas que comprovem o seu domínio sobre a marca a ser registrada.

Por se tratar de uma plataforma virtual, é preciso junto a isso criar um perfil, por meio de um login e senha, permitindo assim que outros acessos a este sistema possam ser feitos posteriormente, para se acompanhar esse serviço. E falando na espera…

  1. Acompanhe o andamento deste pedido

Por se tratar de um processo complexo, no qual é preciso analisar todos os documentos apresentados, o andamento do pedido não costuma ser tão rápido, podendo demorar um prazo de até 60 dias após o início dessa solicitação.

Algo que pode ter sido iniciado tanto por uma pessoa física como por uma jurídica, como a própria empresa ao qual o logotipo e o nome estão sendo registrados, como por fábrica de camisetas promocionais, ou a pessoa física por trás desses negócios.

  1. Aguarde a conclusão desse processo

Após toda essa análise, o seu pedido de registro pode chegar a dois resultados, deferido ou indeferido. No caso do segundo, é preciso analisar a situação, identificar o que pode ter impedido esse registo, de forma a consertar tais elementos antes de fazê-lo novamente.

Caso o seu retorno tenha sido mais positivo, só é necessário pagar a taxa de registo, com essa inscrição podendo ser concluída em até 60 dias.

Após essa conclusão, a sua marca contará com uma proteção de registo de até 10 anos, podendo ser posteriormente renovada, próximo ao vencimento dele. Garantindo que o logotipo da sua empresa esteja presente somente no display customizado de suas lojas.

Sem que a sua identidade seja replicada pelos seus concorrentes, que podem se aproveitar do seu prestígio no mercado para favorecerem os seus produtos e serviços. Uma proteção a ser conquistada através do processo de registro de marca.

A diferença entre marca registrada e copyright

Sendo um processo de grande complexidade, o procedimento de registro de marca lida também com diferenças referentes ao tipo de registro a ser realizado, como acontece com o copyright, um conceito associado ao tópico de direito autoral.

Ou seja, enquanto uma empresa lida com o registro da sua marca, o copyright se relaciona diretamente com o trabalho de design em cima dessa identificação visual, como um logotipo, uma fonte específica utilizada, entre outros quesitos associados ao seu visual.

Normalmente tanto o copyright como o trademark (registro da marca) são registrados de forma conjunta, garantindo a uma companhia que pretende produzir sacolas personalizadas para eventos ter o controle total sobre suas atividades.

Começando pelo nome e pela identidade visual criada por profissionais de design gráfico que foram contratados para realizar tais elementos, que a partir do momento que são registrados, passam a pertencer exclusivamente dessa empresa.

Ao mesmo tempo existem brechas a serem analisadas, como a abrangência desse registro se resumindo na maioria dos casos apenas ao setor ao qual essa empresa atua, permitindo que existam companhias com nomes similares, porém de áreas distintas.

O importante no final das contas, é garantir que o registro da sua marca seja feito de forma regular, para proteger a sua companhia e a identidade a ela pertencente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.