Saiba o que é ciclo de vida do produto

Entender o ciclo de vida do produto é um processo importante que pode ajudar muito as empresas de classificação fiscal de mercadorias e até mesmo de outros ramos a identificar a melhor maneira de explorar um determinado produto que estão produzindo.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de recursos avançados de tecnologia começaram a se popularizar e fazer parte do dia a dia dos clientes comuns.

Uma das principais mudanças nessa questão foi a criação de produtos digitais, que são tratados inteiramente online. Esses produtos também têm um ciclo de vida e é fundamental identificar estes elementos antes de conseguir novos resultados.

Todos os profissionais envolvidos na criação e produção destes itens devem entender cada um dos estágios do ciclo de vida, para que consigam trabalhar de forma estratégica e garantir resultados muito mais efetivos a longo prazo.

Evitar o declínio de um produto é fundamental para que você consiga aproveitá-lo em sua totalidade, mas é preciso entender que eventualmente ele chegará a um fim. Por isso, é preciso pensar constantemente em atualizações e novidades.

Para isso, é preciso entender e conhecer os detalhes relacionados ao ciclo de vida do produto, e como você pode trabalhar em cada uma das etapas para otimizar esse processo e garantir resultados muito mais efetivos.

O ciclo de vida de um produto nada mais é do que sua história de vida. Ele é muito similar aos ciclos passados pelos seres humanos, começando no nascimento, seguindo por um tempo de desenvolvimento e crescimento e terminando na morte.

Esse é um ciclo natural que todos os organismos vivos costumam passar, e ele acontece também com produtos criados por empresas dos mais variados segmentos, desde bolsa térmica fitness até mesmo empresas de travesseiro. 

Não é incomum que você se lembre de algum produto que não existe mais. 

Isso pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum é que ele simplesmente tenha feito sua jornada de maturidade e começou a perder o interesse do público, o que acabou gerando esse impacto no mercado em que estava inserido.

Ainda que receba o nome de ciclo, os produtos são normalmente representados por uma curva em S, que determina os estágios de vida, começando por sua criação, passando por um período de crescimento até atingir a maturidade.

Entender essa movimentação é muito importante tanto para os product managers, ou gerentes de produto, quanto outros envolvidos na empresa, desde funcionários do operacional e da produção até os stakeholders, que desejam lucrar com o produto.

A aceitação no mercado é um fator de risco que precisa ser considerado, uma vez que mesmo que você acredite na ideia de seu produto, ele precisa vender para conseguir resultados positivos em sua companhia.

Por conta disso, é preciso pensar em diversas questões quando está lidando com o período inicial de seu produto ou serviço

Por exemplo, uma empresa de instalação de aquecedor solar, ao buscar inovação e além de um diferencial no mercado, tem como objetivo conseguir ganhar mais espaço e assim poder se desenvolver de maneira mais efetiva.

Com os avanços da tecnologia, o comportamento do consumidor mudou drasticamente, e isso impactou o ciclo de vida dos produtos. Hoje, a maioria das empresas entende a reação de um novo produto através de 5 perfis distintos de consumidor, que são:

  • Inovadores;
  • Primeiros adeptos;
  • Maioria inicial;
  • Maioria tardia;
  • Retardatários.

Esses perfis conseguem identificar o tipo de cliente que está ansioso por uma nova solução no mercado, e acompanha a faixa em que seu produto está inserido até aqueles clientes que demoram um pouco mais para aceitar a mudança, normalmente ficando para trás.

Importância do ciclo de vida do produto

Uma das principais razões para profissionais se atentar ao ciclo de vida de um produto é justamente entender qual caminho pode ser seguido para continuar recebendo benefícios desse material, continuando suas vendas pelo máximo de tempo possível.

Entender o ciclo de vida do produto ajuda-o a identificar estratégias que podem ser trabalhadas para garantir o crescimento e a manutenção do produto no mercado, ou mesmo parar sua produção, caso ele não seja mais vantajoso.

Muitos produtos caem em declínio de maneira rápida, em grande parte por não acompanharem o mercado ou por não caírem nas graças do público, muitas vezes não atendendo às suas necessidades.

Manter esse tipo de linha de produção acaba se tornando apenas um gasto, que não gera nenhum tipo de questão positiva, por exemplo, para a sua fábrica de camisas de silicone a pronta entrega que pode acabar gastando tempo e dinheiro para realizar as ações.

A curva S realizada no ciclo de vida do produto ajuda a equipe a entender se o produto conseguirá cruzar a linha de corte e de fato se inserir adequadamente no mercado, garantindo o retorno desejado pela empresa.

Um produto, por exemplo, de sua empresa de sinalização vertical, ao começar a ganhar notoriedade, cada vez mais pessoas começam a consumi-lo, aumentando assim o ritmo de crescimento que ele possui e atingindo uma estabilidade no mercado, possibilitando que a linha de produção seja bem sucedida.

Nem sempre um produto pensado como uma solução tem o impacto necessário no público, e pensar dessa forma ajuda a entender as dificuldades na produção e na venda de alguns itens em particular.

Por isso, esse tipo de ação é necessária para você conseguir trabalhar adequadamente com esse método de produção, otimizando os materiais que sua empresa está criando sem perder espaço no mercado.

Fases do ciclo de vida dos produtos

Agora que você entende um pouco melhor o que é o ciclo de vida dos produtos, é hora de identificar cada uma das principais fases que ele passa. Dessa maneira, é muito mais fácil identificar o momento certo de agir com sua fábrica de capachos personalizados.

Vale lembrar que cada companhia é única no mercado, e nem sempre você terá o mesmo resultado com duas empresas diferentes, ainda que elas possuam produtos similares e estejam trabalhando em um mesmo segmento de atuação.

Inovação

Essa é a primeira etapa do ciclo de vida de um produto. Nesse ponto, o item já está lançado no mercado, mas ainda é pouco conhecido. Este é o momento onde os clientes mais fiéis de sua marca entram em contato com o produto.

Ainda há dúvidas e questionamentos sobre como ele funciona e que tipo de serviço ele pode substituir, o que o torna ainda mais interessante a longo prazo. Os clientes que participam desse estágio são conhecidos como inovadores.

Crescimento

O crescimento é um dos pontos mais importantes do produto, quando a base de clientes já foi formada e já existem soluções para questões como marketing e vendas. 

Nesse ponto, espera-se que o produto tenha uma curva de crescimento acelerada, garantindo um espaço maior para sua empresa de produtora de vídeo comercial.

Quando o produto atinge esse ponto, isso significa que ele conseguiu passar o risco de não cair no gosto popular, e atinge o público que se encaixa tanto na maioria inicial quanto na maioria tardia, que é o momento de passar para o próximo estágio.

Maturidade

A maturidade é a fase final do crescimento. Aqui, o produto está em seu nível máximo em termos de mercado, e a curva começa a se achatar. Nesse momento, o crescimento fica mais estagnado, mas ainda é lucrativo para a empresa que está tentando manter o produto vivo.

Este é o momento onde você alcança alguns perfis retardatários, pessoas que por algum motivo foram resistentes ao consumo do item até este momento. Entretanto, o lucro do produto já começa a ser reduzido a longo prazo, o que impacta diretamente suas vendas.

Sunset

Esse é um período de declínio, o destino de qualquer produto que não se adapta e se atualiza com a tecnologia. Normalmente, quando um produto atinge esse estágio, ele está pronto para ser descontinuado.

Isso não significa que o produto nunca mais será procurado, mas é muito mais fácil ele se tornar um consumo de nicho do que o impacto comercial de seu apogeu. Por conta disso, ele deixa de se tornar lucrativo para a empresa.

A substituição de produtos em estágio de sunset é muito comum, e empresas dos mais variados segmentos estão constantemente buscando alternativas para criar novos produtos e manter-se competitivas no mercado de trabalho.

Considerações finais

Fazer uma boa gestão do ciclo de vida de um produto é parte fundamental da estratégia de vendas de qualquer empresa, desde automação residencial de iluminação até mesmo empresas de tecnologia.

Uma vez que essa manutenção permite que você identifique o potencial que um determinado produto alcança no mercado.

Dessa forma, você consegue trabalhar muito mais efetivamente com seus itens, garantindo uma estrutura de qualidade que otimiza seus resultados e possibilita uma interação muito maior com o público.

Quanto mais você consegue entender o ciclo de vida de um produto em particular, mais pode aproveitar o momento certo de vender e manter-se em uma posição de liderança no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.