Saiba o que é Metaverso e como funciona

Recentemente o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, mudou o nome da empresa para Meta, que tem origem na palavra Metaverso. Esse termo tem sido usado para se referir a uma realidade paralela virtual, vivida por avatares dos humanos.

No artigo de hoje, você vai saber o que é metaverso, como funciona e o que você poderá fazer nesse meio. Além disso, vai ver alguns benefícios desse novo mundo.

O que é ‘Metaverso’? 

“Meta”, o prefixo do termo, vem do grego e significa além, depois ou transversalmente. Portanto, o termo metaverso pode ser entendido como um lugar que está além do mundo ou do universo como o conhecemos, que existe no reino virtual, mas parece tão real quanto.

Foi criado em um romance de ficção científica de 1992 chamado Snow Crash, escrito por Neal Stephenson, onde o termo se referia à convergência de realidade física, aumentada e virtual, onde as pessoas interagem umas com as outras usando seus avatares. 

Toda essa ideia está sendo saudada como o próximo passo no desenvolvimento da Internet, juntamente com a criação de uma nova infraestrutura e mundos 3D em tempo real. 

Investimento no metaverso do Facebook

No passado recente, foi observado que o Facebook fez da construção do metaverso uma de suas grandes prioridades. E, para isso, investiu pesadamente em realidade virtual por meio de seus fones de ouvido Oculus. 

Os analistas acreditam que a gigante da tecnologia até mesmo sofreu perdas no processo de aumentar as vendas do produto, mantendo seu preço mais baixo do que o preço do concorrente. 

O Facebook também deu um passo à frente e criou um mundo de realidade virtual com o lançamento do Facebook Horizon em 2019.

Mas por enquanto, é um ambiente imersivo apenas para convidados que os usuários podem entrar colocando um fone de ouvido Oculus. 

Além disso, a empresa lançou o Horizon Workrooms, um recurso em que colegas de trabalho usando fones de ouvido de realidade aumentada podem realizar reuniões em uma sala virtual onde todos aparecem como versões 3D de desenho animado deles mesmos.

Esses fones de ouvido e óculos farão uma verdadeira revolução no modo de viver da sociedade, sendo que sensores de segurança para máquinas, marketing empresarial, educação e saúde serão totalmente diferentes com a realidade aumentada.

O que acontecerá com a privacidade dos dados?

O momento do anúncio de emprego ficou sob os holofotes e foi questionado pelos especialistas. 

Mesmo que a empresa não tenha compartilhado muitos detalhes sobre privacidade de dados e como os dados serão usados ​​e protegidos no metaverso, sérias preocupações relacionadas ao manuseio de dados do usuário pelo Facebook no passado continuam.

Isso acaba levando a abordagens qualitativamente diferentes que a empresa teria que adotar neste momento, conduzido por um desenho e melhoria de processos.

No entanto, toda essa ideia de metaverso está centrada na Europa a partir de agora, onde a União Europeia implementou algumas das regras de privacidade e processamento de dados mais rígidas do mundo como parte do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).

Isso é visto como parte de uma estratégia para acompanhar os reguladores ao criar a nova tecnologia.

Como será a realidade do metaverso?

Coisas como ir a um show virtual, fazer uma viagem online e comprar e experimentar roupas digitais vão se tornar realidade com o metaverso. Além disso, o trabalho presente dentro de uma realidade virtual também se tornará comum.

Portanto, confira agora, como o metaverso vai funcionar no tocante a diversos aspectos do cotidiano.

Escritórios home office

O metaverso também pode ser uma virada de jogo para o turno de trabalho de casa em meio à pandemia de coronavírus. Em vez de ver os colegas em uma grade de videochamada, os funcionários podiam vê-los virtualmente.

O Facebook lançou um software de reunião para empresas, chamado Horizon Workrooms, para usar com seus fones de ouvido Oculus VR (de realidade aumentada), embora as primeiras avaliações não tenham sido boas. 

Os fones de ouvido custam US $ 300 ou mais, colocando as experiências mais inovadoras do metaverso fora do alcance de muitos. 

Para quem tem dinheiro, os usuários poderiam, por meio de seus avatares, voar entre mundos virtuais criados por diferentes empresas. Seu escritório que presta serviço de contabilidade poderá operar no mundo todo, por exemplo.

As empresas de tecnologia ainda precisam descobrir como conectar suas plataformas online umas às outras. Para que funcione, será necessário que as plataformas de tecnologia concorrentes cheguem a um acordo sobre um conjunto de padrões.

Meta está se concentrando na criação de espaços de escritório virtuais onde as pessoas que trabalham em casa podem se reunir como se fossem pessoalmente. Os tipos de software para restaurante também passam a incluir novos recursos.

Além disso, está criando casas virtuais onde as pessoas podem projetar e hospedar amigos reais para jogos de metaverso. 

Shows diferenciados com avatares

Outro aspecto que será modificado amplamente com o advento do Meta são os shows, que poderão ser feitos por músicos ou comediantes à distância.

A atração principal, seja ela banda, cantor, comediante ou ator, será escaneado no local em que estiver e serão gerados avatares. Esses avatares serão posicionados em um local escolhido, que anteriormente também foi escaneado.

Dessa forma, os shows acontecerão no local com a presença de um público de avatares, ou seja, de pessoas que desejam comparecer e que para isso foram escaneadas. Além disso, o sistema para controle financeiro dos ingressos será aprimorado.

A experiência se torna muito real com o uso dos óculos de realidade aumentada, que fará com que você viva a experiência de sua própria casa, como se estivesse no local experienciando o show fisicamente.

Teoricamente, uma vez que a tecnologia é boa o suficiente, as possibilidades são tão amplas quanto nossa imaginação. 

Provar roupas online

Comparecer a provadores físicos se tornará algo quase incomum, segundo os idealizadores do metaverso. Nesse sentido, será cada vez mais frequente o surgimento de lojas de roupas virtuais com provadores em realidade aumentada.

Dessa forma, você pode selecionar as roupas que deseja adquirir, bem como o tamanho, colocar seus óculos de realidade e ir até o provador virtual. Assim, você consegue provar a roupa no avatar e ter as mesmas sensações que teria se estivesse em uma loja física.

Você poderá solicitar a confecção de crachá e uniformes profissionais para sua equipe, por exemplo, sem que todos precisem tirar suas medidas fisicamente na loja, pois o provedor online estará disponível.

Visitar lugares sem sair de casa

Realizar visitas a lugares distantes poderá ser uma realidade diária devido ao uso do metaverso e sua realidade virtual. Você poderá viajar para cidades distantes e conhecer maravilhas naturais bem como pontos históricos sem sair de casa.

Isso porque será possível fazer um escaneamento do seu corpo e geração de um avatar, que será ligado a você por meio dos óculos especiais de realidade aumentada.

A realização de sua contabilidade e consultoria para viagem também poderá ser feita à distância, com consultores em forma de avatares.

Assim, você poderá selecionar um destino, dos que estarão escaneados dentro da plataforma, para fazer uma visita e exploração com seu avatar. A experiência deve ser inesquecível.

Benefícios do metaverso

O metaverso é um universo paralelo movido a realidade virtual que pode trazer os seguintes benefícios para a sociedade:

  • Conversa em tempo real presencialmente;
  • Aproximação de pessoas que estão muito distantes;
  • Maior exploração de turismo;
  • Otimização do tempo;
  • Maiores opções de escolha na compra;
  • Revolução do capitalismo;
  • Melhor gestão de entregas.

Esses benefícios podem modificar todo um modo de pensar e consumir da sociedade, talvez trazendo algo mais consciente.

O futuro da interação social

Vemos que todos esses avanços são incríveis e possíveis devido ao avanço da tecnologia. Contudo, a vida em um universo paralelo, como o metaverso, pode trazer sérias consequências ao convívio social entre os seres humanos.

Nesse sentido, será comum visualizar um maior isolamento social, devido à vivência em um mundo idealizado, que seria mais perfeito que a realidade.

Como consequência disso, poderemos ter um maior número de pessoas com transtornos psiquiátricos como depressão e ansiedade, além de menores expressões de sentimentos, com avatares mecanizados.

Por outro lado, o metaverso pode ser muito positivo para facilitar a interação de pessoas que vivem longe e contribuir para a globalização e troca de saberes. Isso porque será possível uma pessoa do Japão visitar alguém do Brasil, por exemplo.

Como vimos, o metaverso é uma realidade que já está em curso e em breve, tomará boa parte de nossa vida, substituindo o físico pelo virtual. Contudo, resta saber até que ponto isso será benéfico. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.