Saiba o que é rebranding e quando é necessário para sua marca

Toda empresa que já está a algum tempo no mercado pode precisar de um processo de rebranding em algum momento. Esse tipo de ferramenta é fundamental para otimizar a marca de análise de água de rios e torná-la mais relevante no mercado.

Entender o rebranding demanda um conhecimento específico sobre a etapa anterior, o branding. Nesse caso, uma série de estratégias e ferramentas são utilizadas para criar uma identidade completa para sua empresa.

Para muitas pessoas, um simples logotipo é o suficiente. Entretanto, para quem deseja uma estrutura de qualidade no mercado, a verdade não é bem assim. Existem muitas questões que devem ser levadas em conta quando você deseja fortalecer sua marca.

O rebranding, por sua vez, funciona como uma ferramenta de consolidação para o mercado, fortificando sua ferramenta e garantindo resultados muito mais expressivos para as ações que a companhia colocar em prática.

Muitas marcas sentem a necessidade de mudança, seja por algum padrão que foi modificado, um posicionamento novo acerca de um assunto em particular ou mesmo para se adequar a tempos mais modernos com sua consultoria contra incêndio.

Dentro do rebranding, existem inúmeras opções de mudança, como por exemplo:

  • Mudar o nome da empresa;
  • Evoluir o logotipo;
  • Mudar a visão de negócios;
  • Trocar de área de atuação.

Todos estes e muitos outros motivos levam a empresa a se reinventar e se reimaginar, e para fazer isso sem perder público e perder resultados, o rebranding torna-se uma ferramenta muito importante.

Algumas empresas demoram dez ou mais anos no mercado para fazer um rebranding. Isso acontece porque, na realidade, o tempo de mercado não tem muita relação com esse tipo de estrutura, sendo muito mais importante o rebranding para sua estratégia de negócios.

Você deve analisar e avaliar a empresa e entender quando o momento não for ideal para ela. Isso inclui tanto questões financeiras, como a falência, quanto questões sociais, como mudanças nos valores da empresa de crachá em pvc personalizado.

Tipos de rebranding

O rebranding pode acontecer de diversas maneiras, e é interessante conhecer algumas das principais para garantir resultados efetivos em suas ações.

O rebranding parcial é aquele que aproveita o histórico e o passado da empresa, mudando apenas fatores que precisam ser atualizados. Nesse caso, não há uma separação completa entre a companhia antiga e a nova identidade que ela está assumindo.

Já o rebranding evolutivo é uma maneira natural de aproveitar a marca e sua imagem. Nesse caso, a empresa é adaptada aos tempos atuais, o que é muito comum em empresas de cozinheira residencial que estão a muito tempo em atividade.

Normalmente esse tipo de rebranding é realizado ao longo do tempo, com mudanças pequenas para que o público consiga se adaptar adequadamente a estas alterações.

O rebranding radical é aquele que busca uma modificação geral na empresa. Toda a identidade visual e outros recursos são modificados completamente para oferecer uma nova estrutura de atendimento. É comum que isso aconteça em fusões e vendas de companhias.

O modelo proativo de rebranding é aquele no qual a equipe antecede as tendências do mercado, entendendo que a hora de a empresa evoluir está chegando e muitas vezes conseguindo uma estrutura adequada para essa mudança.

Já o modelo reativo lida com uma situação que já ocorreu. Ela é uma resposta da empresa de serviços de call center, que normalmente é solicitada pelo próprio público e deve ser vista o quanto antes.

Quando fazer um processo de rebranding

O rebranding pode ser realizado a qualquer momento da vida de sua companhia, mas é preciso ter em mente que existem algumas situações especiais que podem ser muito relevantes para sua decisão.

Cada companhia é única, entretanto, e nem sempre duas empresas estarão no mesmo posicionamento com relação ao rebranding, ainda que estejam passando por situações similares em seu ambiente de trabalho.

É preciso que você faça uma profunda análise de sua realidade e do mercado como um todo para entender se o caso de sua empresa requer esse tipo de interação no fim das contas. Quanto mais você otimizar essas ações, melhor.

Mudança de posicionamento

Quando sua empresa muda de posicionamento, ela acaba se tornando uma empresa diferente em sua essência. Em um mundo cada vez mais polarizado, os posicionamentos são muito importantes e podem ter um impacto direto em seus resultados com um fornecedor de luminária led.

Quando sua marca se desalinha do posicionamento que você costuma seguir, é importante entender como isso afeta a empresa e principalmente o mercado de consumo no qual ela está inserida.

Isso porque o objetivo maior é perder o mínimo possível de seu público, mas abrir portas para uma nova qualidade de consumidor que pode começar a se interessar pela empresa após o novo posicionamento.

O mundo tem mudado muito recentemente, e questões políticas e sociais têm ganhado cada vez mais força. Isso tem feito muitas empresas repensarem a forma como agiam ou pensavam e ajudado essas companhias a crescer ainda mais.

Essa mudança deve ser visível para que você consiga uma interação mais efetiva a longo prazo com seu público-alvo de um serviço de transporte de veículos.

Deixar claro suas crenças e apoios é um passo importante tanto para as pessoas que consomem seu produto quanto as que irão consumir depois desse posicionamento.

Entretanto, é preciso ter em mente que você deve ser extremamente honesto com esse tipo de interação. Evite falar ou fazer mudanças com as quais não acredita, uma vez que toda a empresa pode se impactar com isso.

Quando você faz um rebranding para mudar sua marca e finge estar apoiando uma nova ou antiga causa, eventualmente a verdade acaba saindo, uma vez que não há interesse real em apoiar esse tipo de situação.

Nesse caso, a empresa pode se queimar com o público, tanto atual quanto anterior, e ficar com uma fama negativa por conta desse tipo de interação.

Risco de falência

O risco de falência é outra razão importante para tentar um rebranding. O mercado está em constante movimento, acompanhando as grandes mudanças na região e no mundo. Por isso, é importante que você esteja sempre atualizado para se manter em atividade.

A estagnação é um grave problema das empresas, uma vez que elas acabam perdendo o tempo de fazer mudanças e tomar atitudes, perdendo assim muitas possibilidades de interação e de se manter em atividades de prestação de serviço de armazenagem.

Algumas empresas gigantes no mercado atual já estiveram muito perto de fechar suas portas. Por isso é importante que você avalie constantemente os resultados de sua empresa para garantir uma estrutura adequada de mudança.

O rebranding é uma ótima maneira de mostrar que a empresa que estava presa ao passado não existe mais, e que agora você possui uma ferramenta de atualização para o mercado como um todo.

Evitar crises é uma das chaves para o sucesso, garantindo que você utilize seu conhecimento dentro de um determinado nicho de atuação para conseguir otimizar suas ações, ampliando assim a possibilidade de evitar a falência.

Dessa maneira, você consegue se reinventar e manter-se relevante no nicho em que atua, garantindo uma vida nova para a empresa como um todo.

Crises de imagem

Crises na imagem são um pesadelo de muitas companhias. Além de prejudicarem imediatamente a empresa, elas podem escalar e se tornar uma crise de reputação, que em muitos casos pode levar até mesmo ao encerramento das atividades.

Esse tipo de crise de imagem pode ocorrer tanto por questões internas, como problemas na produção ou na entrega de um determinado produto, quanto externas, com matérias de jornais e documentários que apresentem a empresa de maneira negativa.

Esse tipo de ação é altamente prejudicial para qualquer empresa, uma vez que a desacredita para o grande público e pode fazer com que a companhia perca inúmeras oportunidades de vendas.

O rebranding nesse caso é mais do que interessante, é uma ferramenta fundamental para manter a reputação da marca e colocá-la em uma posição mais favorável de mercado.

Esse tipo de questão é muito importante para você conseguir otimizar suas ações e permitir que sua empresa possa continuar funcionando de maneira adequada.

Considerações finais

O trabalho de rebranding pode ser complexo, mas ele é necessário em muitos casos, e a maioria das empresas que se mantiverem em atividade chegarão em um momento propício para esse tipo de ação.

Quanto mais você consegue otimizar esse tipo de atividade, melhor. Isso significa que você terá mais tempo e mais recursos para fazer o rebranding de forma adequada, garantindo um bom retorno da parte de seus clientes.

Ainda que você precise correr contra o tempo, fazer um rebranding demanda atenção e cuidado, e deve ser o tipo de atividade que gera um trabalho maior e melhor da parte da companhia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.