Social Media Optimization: saiba o que é e qual a sua importância

As redes sociais ocupam uma importância cada vez maior em relação à gestão de uma companhia, já que são canais essenciais de serem usados para se conectar ao seu público, cenário que leva a relevância de trabalhar com o conceito de Social Media Optimization.

Essa prática é capaz de otimizar a gestão dos perfis nas redes sociais por parte de uma empresa, garantindo assim uma melhor busca por resultados, independentemente da plataforma escolhida, já que cada uma pode responder melhor a um tipo de companhia.

Principalmente se levarmos em conta a pluralidade que existe em relação ao próprio público, que procura interagir melhor com o tipo de rede social que melhor se adequa ao seu perfil, como por quem prefere por conteúdos em vídeo, texto ou imagens.

Modelos diferentes esses que também podem ser buscados para garantir uma melhor performance por parte dos usuários, incluindo também a procura por braços articulados para toldos comprar em plataformas que possam ser mais úteis para tal tipo de compra.

Pesquisa essa que conversa com a própria proximidade que os usuários vêm tendo com as redes sociais, a ponto de achar que a internet como um todo se resume somente à realidade que está presente dentro desses campos.

Em 2017, um estudo feito pela Quartz, empresa de notícias do mercado, apontava que 55% dos brasileiros achavam que o Facebook e a internet eram sinônimos, ou seja, como se dentro dessa rede social estivesse todo tipo de conteúdo disponível nas redes.

De lá para cá essa plataforma se tornou ainda mais popular, tornando-se assim o espaço ideal para encontrar todo tipo de conteúdo ou serviço, desde as fotos que seus amigos postam, até anúncios de produtos químicos para lavagem automotiva.

Cada um desses presentes nas variadas redes sociais foram sendo desenvolvidos dentro desse período, trabalhando com formas variadas de lidar com o mesmo tipo de conteúdo, como o Instagram, YouTube e TikTok em relação ao formato de vídeo.

A questão é que esse tipo de destaque faz também com que diferentes empresas estejam em busca de alcançar uma certa relevância nesse espaço, até mesmo para conquistar a atenção de possíveis clientes para seus variados negócios.

Em relação a isso, passou a ser necessário para uma companhia não só adotar o uso das redes sociais, mas saber também como garantir a melhor utilização desse tipo de plataforma para o bem do seus negócios frente a alta competitividade disponível.

O que pode incluir algumas estratégias específicas, como é o caso do SMO.

O que é Social Media Optimization?

Esse conceito, conhecido também pela sigla SMO, trata-se de uma ideia que pode ser traduzida como “Otimização das Mídias Sociais”, ou seja, uma estratégia desenvolvida para garantir que a gestão de um perfil nas redes sociais seja a melhor possível.

Com um destaque específico para a relação a ser desenvolvida entre uma empresa e o seu público, usando das redes sociais como um canal para estabelecer esse tipo de contato. Tudo ao levar em conta a importância que o próprio público dá a tais plataformas.

Um relatório realizado em parceria entre a Hootsuite e We Are Social apontam que os brasileiros costumam passar uma média diária de 3 horas e 47 minutos navegando nas redes sociais, até para acompanhar a pluralidade de canais disponíveis.

E já que o público se mostra tão presente dentro desse canais, torna-se responsabilidade das empresas acompanhar essa audiência, de forma a atrair novos clientes para os seus negócios, independentemente de onde eles estejam.

Questão que é válida para os mais diversos tipos de empreendimentos, inclusive aqueles de perfil mais segmentado, como uma empresa de estrutura metálica sendo capaz de alcançar o seu público almejado através de apenas alguns cliques.

Mas como a audiência de forma geral cada vez mais passa o seu tempo na internet navegando nas redes sociais, são nesses canais que as empresas devem focar sua estratégia de comunicação, desenvolvendo táticas que destaquem ali seus perfis.

E é esse o principal motivo pelas empresas terem que trabalhar ao lado do conceito de Social Media Optimization, buscando alcançar uma série de vantagens que podem estar disponíveis com essa prática.

Benefícios do SMO

Ao desenvolver uma estratégia voltar a otimização dos perfis sociais de um negócio, tal empreendimento pode ter acesso a uma série de vantagens, com destaque para:

  • Engajamento com o público;
  • Interações com sua audiência;
  • Acesso a um conteúdo mais integrado;
  • Redução nos custos de comunicação.

Pontos esses que podem dialogar até mesmo com a performance comercial de uma empresa responsável por projeto de estrutura metálica para telhado, companhia que pode usar de suas redes sociais para estabelecer um melhor contato com seu público.

A principal questão com esse conceito específico de Social Media é que a partir da sua otimização é possível colocar em evidência as publicações de um perfil, indo contra a variedade de perfis que costumam se posicionar dentro das redes sociais.

Destaque esse que é o principal ponto por trás do SMO, na mesma medida em que existem outras estratégias similares que podem ser aplicadas nas ações de uma rede social.

Diferentes métodos de gestão nas redes

Apesar de ser a principal forma para conquistar uma melhor performance junto das redes sociais, o conceito de SMO não é o único que pode ser trabalhado na gestão de um perfil na internet. Entre essas outras estratégias é válido destacar:

SEO

Enquanto o SMO lida com o objetivo de estreitar as relações de uma empresa com o seu público nas redes, o SEO (Search Engine Optimization, Otimização dos Mecanismos de Busca em português) trabalha com um foco mais específico com as práticas de busca.

Esse conceito lida com a performance de um perfil dentro de um sistema de pesquisa, ou seja, o SEO é responsável para que sempre que digite por tela para piscina na internet, tal usuário seja direcionado para quem trabalhar com esse tipo de produto.

Uma ideia que é válida não só para as plataformas de busca, mas também para a gestão das redes sociais.

SEM

O Social Engine Marketing, Mecanismos de Busca de Marketing, lida com um foco ainda mais específico em relação ao SEO. Enquanto o tópico anterior trabalha com palavras-chaves e termos similares, o SEM abre seu campo para o uso de anúncios.

Essa estratégia busca otimizar a performance de um perfil nas redes sociais, contando com a utilização de anúncios pagos para que tal objetivo seja alcançado.

SMM

Por fim temos o Social Media Marketing, esse sim mesclando as estratégias de busca na internet com aquelas de gestão de uma rede social, buscando assim uma melhor performance para um perfil dentro desse sistema apresentado aos usuários.

Ideias que podem otimizar o desempenho de uma empresa nas redes sociais da mesma forma em que um estabelecimento do ramo alimentício pode ampliar seus resultados, tudo a partir do momento que passa a aplicar um sistema para bares e lanchonetes.

Mas para que tal performance seja de fato conquistada, é preciso também trabalhar com algumas técnicas mais específicas, desenvolvidas justamente para garantir o acesso a melhores resultados por parte de quem busca dar destaque aos seus perfis na rede.

Como otimizar o seu Social Media Optimization?

A otimização em cima da gestão de uma rede social pode fazer com que um perfil amplie sua performance, levando assim o destaque de uma publicação sobre caixa de papelão para bebidas para o público que esteja em busca desse tipo de produto em particular.

E para que esse resultado seja então adquirido, as seguintes técnicas devem ser consideradas durante a gestão do seu perfil:

  • Busca pelo melhor horário para postagens;
  • Frequência de publicações;
  • Produção relevante de conteúdos;
  • Manter a interação com o público;
  • Criação de conteúdos integrados.

Tudo para que um perfil conquiste os melhores resultados possíveis dentro da infinidade de perfis que passam a estar presentes nas redes sociais. Isso em um número que se apresenta em níveis cada vez maiores diante da pluralidade de plataformas desse tipo.

Entre essas redes que podem ser usadas para destacar visualmente seus produtos, como é o caso do Instagram, aquelas que dão preferência por um perfil de negócios, como o LinkedIn, além de muitos outros modelos que podem ser encontrados hoje na internet.

Todas essas são opções a serem consideradas por quem é responsável por trabalhar a comunicação de uma empresa que faz parte da indústria de etiquetas adesivas, usando esses canais sociais para que tal tipo de negócio obtenha seu melhor desempenho.

Um tipo de situação que se mostra possível a partir da aplicação do citado conceito de Social Media Optimization.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.