Tipos de lead: saiba qual é o ideal para aumentar suas vendas

Conhecer diferentes tipos de lead é uma importante maneira de segmentar melhor esse tipo de consumidor, entendendo suas necessidades e como você pode otimizar a comunicação para gerar mais conversões.

O mundo tem passado por uma importante mudança conhecida como transformação digital. Nela, muitos recursos digitais começaram a ser implementados em diversos ambientes, o que inclui o comércio.

Para se adaptar a esse novo modelo de mercado digital, a solução mais comum foi adaptar a forma como o contato com o consumidor é efetuado. Assim, uma empresa de táxi aéreo tem muito mais chance de conversão a longo prazo.

Para entender melhor esse processo e como aprimorar suas estratégias de marketing para conseguir lidar com essas mudanças, a maioria das companhias acabou optando por usar recursos como o funil de vendas.

O funil de vendas divide a jornada do cliente em etapas, permitindo que você tenha um controle e uma compreensão maior das necessidades que aquele consumidor possui, e como você pode alcançá-lo. As etapas são:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

De todo esse processo, um dos momentos mais importantes é quando o consumidor se torna um lead. Isso significa que ele está disposto a se comunicar com a empresa e aprender mais sobre o que você tem a oferecer.

Para se tornar um lead, o usuário deve oferecer seus dados de contato em troca de algum benefício da empresa, para que ele continue uma comunicação mais próxima e através de outros canais, como redes sociais, e-mail e outros.

O próprio perfil do consumidor atual exige uma abordagem mais impactante, que trabalhe com a produção de conteúdo e que ofereça informações mais precisas sobre o que está sendo oferecido.

Hoje, o cliente está mais questionador, proativo e até mesmo exigente, diferente do modelo antigo de comunicação que era mais reativo e não gerava um engajamento tão próximo com a empresa.

Esse engajamento possibilita muito mais vendas, e os clientes estão intimamente interessados no tipo de experiência que será oferecida ao longo da negociação.

Algumas pessoas estão dispostas até mesmo a pagar um valor maior por uma experiência que exceda as expectativas, tornando este um dos elementos mais importantes da negociação com uma distribuidora de produtos cirúrgicos.

Embora os leads sejam uma etapa muito importante da negociação, é preciso entender que nem todos os leads são iguais. Por isso, é fundamental que você saiba diferenciá-los para conseguir conquistar o melhor resultado possível.

Identificar com que tipo de lead você está lidando ajuda a pensar em estratégias e movimentações que a empresa precisa realizar para garantir resultados superiores de vendas, o que acaba impactando positivamente esse tipo de ação.

Por isso é muito importante saber como lidar com essas questões, e que tipo de ferramentas podem ser utilizadas para você garantir resultados muito mais positivos para sua companhia como um todo.

Tipos de leads

Agora que você conhece um pouco mais sobre os leads e o quanto eles são relevantes para sua estratégia, é hora de entender os diferentes tipos de lead disponíveis no mercado.

Cada companhia é única e possui suas próprias estratégias para lidar com esse tipo de situação, por isso entender as diferenças que cada lead pode trazer para seus resultados é fundamental.

Duas empresas distintas podem ter resultados completamente diferentes para os leads, mesmo que usem uma mesma abordagem. Isso acontece porque os leads são pessoas, com vontades e desejos particulares.

Identificar esses elementos diferentes e saber como segmentar corretamente seu público acabam se tornando verdadeiras vantagens de negócios, ampliando suas chances de conversão com estes potenciais clientes que procuram antecipar cheque pré datado em sua companhia.

Topo de funil

Os leads de topo de funil são aqueles que se encontram em um estágio inicial na comunicação com a empresa. São pessoas que descobriram por alguma razão seu site e decidiram se informar melhor sobre ele.

Isso pode acontecer por diversos meios, uma vez que a maioria das empresas está constantemente buscando novos leads com suas estratégias de marketing tradicionais e digitais.

O lead de topo de funil é o modelo mais básico de lead. Isso porque ele ainda não teve nenhum tipo de interação mais séria com a empresa de sistema de automação ar condicionado, exceto pela entrega de seus dados pessoais.

Nesse momento, a empresa deve focar em apresentar-se e alimentar o lead com conteúdo de qualidade, através de envio de e-mails, material em blogs e redes sociais e outros elementos.

A comunicação deve ser feita de maneira interessante e pouco invasiva para não acabar afastando o lead da companhia. O ideal é que você construa uma rede de confiança sempre apresentando novas informações.

Quanto mais o cliente consumir seu material, seja em publicações de blogs, conteúdo offline ou outros meios de engajamento, ele vai ampliando seu contato e aumentando as chances de conversão para o próximo estágio.

Leads qualificados

O segundo tipo de lead mais comum é o lead qualificado. Este é um lead que passou pelo estágio inicial e continua demonstrando interesse no que a empresa de sistema de pedidos online para restaurantes tem a oferecer.

É importante ter em mente, entretanto, que um lead qualificado ainda não está certo de sua conversão em vendas. Ele pode ainda ter dúvidas ou não estar convencido da necessidade de fechar um negócio.

Por isso, é importante que esse lead continue sendo alimentado, principalmente com material que aprofunde os tópicos citados nas consultas iniciais. Quanto mais informações o lead tiver, mais assertivo de sua escolha ele estará.

É importante também apresentar conteúdo sobre sua companhia. Um consumidor tem mais certeza do que está fazendo quando identifica a qualidade de seu serviço de configuração de servidor de entrada, verificando se é o que ele realmente deseja.

Esse é um momento de muito cuidado e atenção para a transformação do lead. Esse tipo de lead está a um passo de se tornar uma oportunidade de negócio, mas ele também está a um passo de desistir da compra.

Por isso é fundamental que você saiba se comunicar assertivamente com este lead para garantir resultados de sucesso para sua companhia.

Lead oportunidade

Esse tipo de lead está pronto para ser abordado por sua equipe de vendas. O trabalho de base é muito importante, pois ele determinará o quanto os vendedores estarão prontos para lidar com ele.

Durante muito tempo, as equipes de marketing e de vendas foram consideradas rivais, em grande parte porque uma culpava a outra quando uma venda não era bem-sucedida.

Entretanto, estudiosos da área perceberam que quando o marketing e a equipe de vendas trabalham juntos para um mesmo objetivo, os resultados acabam sendo muito melhores.

É o caso do trabalho com leads oportunidades. Essas são as pessoas que estão muito mais próximas de fechar um negócio com sua empresa de serviço de entrega de encomendas, e é hora de fazer uma boa oferta.

Essa comunicação com os vendedores deve encantar o consumidor para que ele tenha certeza absoluta de que está fazendo a escolha certa ao fechar negócios com você.

Um lead oportunidade deve ser tratado com mais proximidade, em alguns casos deixando o digital de lado para que o cliente perceba a atenção que você está dispondo para ele, caso isso seja uma possibilidade.

Entretanto, em algumas empresas o contato digital continua durante todo o processo, instigando o consumidor a procurar sempre por mais, principalmente quando existem tarefas fundamentais para a conversão, como uma declaração de importação.

Lead cliente

O lead cliente é aquele que já efetuou uma compra com sua companhia. É um engano comum de muitos empresários acreditar que a interação com os consumidores encerra a relação com a empresa nesse momento.

Um lead cliente é aquele que está a um passo de se fidelizar. Um cliente fidelizado é muito importante para qualquer companhia, uma vez que ele acaba se tornando um promotor da empresa.

Ao apresentar sua companhia para seus amigos e familiares, ele acaba aumentando ainda mais suas oportunidades de venda, sendo ideal que você mantenha esse lead sempre com informações para que ele mantenha seu interesse.

Considerações finais

Entender os principais tipos de leads é uma tarefa muito importante, pois ajuda a compreender melhor o tipo de atividade que você deve exercer para conseguir conquistar resultados de qualidade.

Dessa maneira você otimiza suas vendas, garantindo uma estrutura adequada para apresentar ao público e mantém seus leads sempre abastecidos com informação de qualidade que acaba ampliando ainda mais a autoridade de sua companhia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.