User Experience: entenda a importância para o seu site

Falar sobre User Experience, ou UX, como também é conhecido, é muito mais do que falar apenas sobre um conceito do universo digital, mas é falar sobre uma construção de ideias que tem como principal objetivo melhorar a experiência do usuário nas plataformas digitais.

A tradução de user experience pode ser entendida como design da experiência do usuário, que nada mais é do que um conjunto de ações que visam a melhor experiência deles dentro de um site, seja ele institucional ou não.

Entretanto, as empresas tendem a aplicar mais os preceitos de UX, afinal de contas, usam o seu site como um meio de comunicação e divulgação dos seus produtos ou serviços, sendo essenciais para que ela consiga vender mais.

E hoje, as pessoas estão cada vez mais atentas à forma como as marcas constroem o design de seus sites, isso porque os consumidores não estão mais à procura apenas de um produto ou serviço, mas de uma experiência que marque sua jornada de compra.

Por exemplo, ao entrar no site de uma marca que vende quadro de tomadas para canteiro de obras, o usuário se depara com um design inovador que lhe oferece autonomia e otimização durante a navegação, isso é uma experiência que marcará a sua vida.

Tendo isso em vista, as empresas estão cada vez mais atentas à forma como constroem os seus sites, e por isso contratam designers profissionais em UX para auxiliá-la nesse processo, construindo uma interface de site que siga preceitos de UX, como:

  • Bom design;
  • Boa identidade visual;
  • Boa usabilidade;
  • Boa estrutura;
  • Bom funcionamento;
  • Boa velocidade.

Com isso, muitas empresas conseguem transformar seus sites e oferecem aos usuários uma experiência única dentro deles. Sendo assim, hoje iremos entender mais sobre a importância desse conceito e tudo o que o envolve.

Importância do User Experience para um site

A ideia de user experience ainda é recente no mercado, pois ainda existem muitos que acreditam que os usuários não se atentam tanto à experiência dentro de um site, mas quem pensa assim sabe bem que os resultados ruins derivam desse tipo de pensamento.

É através do UX que uma rede de empresas de filtros industriais conseguiu se tornar a melhor no seu segmento, oferecendo uma ótima experiência aos usuários e construindo uma comunidade de consumidores fiéis na internet.

Entender sobre a importância do user experience é entender sobre a importância de uma boa experiência aos usuários, e para isso nada melhor do que ver como a aplicação desse conceito interfere diretamente na empresa. Confira abaixo alguns desses pontos:

Conversões de leads

Com as técnicas de UX, é possível ter ainda mais conversões de leads, ou seja, atração de clientes mais qualificados para a sua marca, aqueles que realmente possuem interesse em comprar o que você oferece.

Quem possui um negócio sabe bem as dificuldades e desafios que existem em torno da captação e da conversão de leads. Com as técnicas de user experience, isso pode acontecer de forma mais otimizada e natural.

Economia de recursos

Além disso, a estratégia também permite a economia de recursos da empresa, o que todo empreendedor ama. Economia é sempre algo bom, seja na hora de fechar um serviço de montagem de tubulação ou até mesmo na aplicação de estratégias de negócios.

E isso acontece justamente porque as técnicas de UX não exigem necessariamente dinheiro por parte dos empreendedores, apenas profissionais de qualidade e táticas personalizadas para que você alcance os objetivos que deseja.

Valorização da própria marca

O user experience ainda trabalha diretamente na valorização da própria marca, fazendo com que a empresa entenda quais são os seus pontos fortes e trabalhe com ainda mais afinco em cima de cada um deles.

Com isso, a empresa conseguirá trazer para o mercado e para dentro do seu site uma maior valorização da própria marca, fazendo com que os usuários se sintam ainda mais confortáveis e bem recepcionados naquele espaço.

Melhor ranqueamento no Google

O ranqueamento do Google funciona como uma espécie de lista, onde os melhores sites aparecem em primeiro lugar. É através de estratégias como o UX que um site que oferece gerador para eventos, por exemplo, consegue chegar nas primeiras posições do Google.

Através das técnicas de user experience, seu site consegue um melhor posicionamento dentro do Google, o que facilita a captação de mais clientes e ainda trabalha no aumento da visibilidade do seu site.

Melhor experiência do usuário dentro do site

Por fim, mas longe de ser menos importante, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre um dos pontos mais importantes do UX, que é justamente a melhora da experiência do usuário dentro do seu site, o que faz toda a diferença na jornada de compra.

Como mencionamos anteriormente, a experiência do usuário é uma das partes mais importantes da navegação de uma pessoa na internet, por isso trabalhar com as técnicas de UX é essencial para torná-la ainda melhor.

Seja em um negócio de calibração de equipamentos ou de qualquer outro segmento, esses pontos servem não apenas para reforçar as vantagens do UX, mas também para que você entenda como ele é extremamente importante para garantir bons resultados.

Saiba quais são os pilares do User Experience

Assim como diversos outros conceitos importantes do universo do marketing digital, o user experience também conta com alguns pilares que servem como base para a execução da estratégia e que precisam ser seguidos pelos profissionais dessa área.

Tendo isso em vista, selecionamos os pilares de user experience para que você os conheça bem, seja para trabalhar sozinho ou com outros profissionais da área que já devem conhecê-los. Confira abaixo quais são eles:

Contextual

O pilar contextual se baseia na ideia de que tudo o que é desenvolvido dentro desse aspecto precisa ser muito bem contextualizado para que o usuário entenda onde ele está e como se dará a sequência de sua experiência no site.

Por exemplo, ao entrar no site de uma rede de empresas de automação industrial, você se dá conta de que o espaço está contextualizado dentro daquele segmento para que você, como usuário, saiba onde está e onde precisa ir para encontrar o que deseja ou precisa.

Humano

Mesmo contando com diversas ferramentas, sistemas e aparatos da tecnologia à sua disposição, a humanidade é um pilar que não pode ficar de fora do UX e de qualquer outra estratégia da sua marca.

Através desse pilar você mostra aos seus usuários que mesmo construindo um site que siga diversos preceitos tecnológicos, não deixa de se lembrar que está fazendo aquilo para seres humanos que possuem sentimentos, desejos, dores e necessidades.

Fácil

Além disso, outro pilar extremamente importante do user experience é a facilidade, ou seja, tudo o que for desenvolvido dentro deste conceito precisa ser fácil de se usar por qualquer tipo de usuário que entenda o mínimo sobre navegação.

Por exemplo, ao entrar no site de uma empresa que presta manutenção de máquinas industriais, você consegue ver que o site é fácil de se usar e navegar, e é isso que o seu site também precisa ter para estar dentro do conceito de user experience

Simples

Seguindo o pilar da facilidade, também não podemos deixar de lado a simplicidade, que segue o famoso preceito que diz que o menos é mais, ou seja, o básico é o que sempre costuma funcionar e funciona muito bem.

Sendo assim, além de construir um site que seja fácil de se usar, desenvolver uma interface que entregue ao usuário a simplicidade da sua marca é essencial para que de fato ele se sinta confortável naquele espaço.

Esses são os pilares que regem o user experience e que servem para te ajudar a entender ainda mais sobre o assunto para se manter alinhado com os profissionais que cuidam dessa área na sua empresa.

Entenda qual é a diferença entre UX e UI 

Para finalizar, vamos falar sobre um tópico que gera muitas dúvidas em quem começa a estudar sobre UX, que é a diferença entre ele e o UI, um outro conceito que pode até parecer com o primeiro, mas que é bem diferente.

O UX, como bem vimos, trabalha na construção de um design que entregue ao usuário uma ótima experiência dentro do site de uma empresa que trabalha com usinagem de peças ou de qualquer outro segmento.

Já o UI, que significa user interface, é um conceito que trabalha diretamente com a construção de uma boa interface, ou seja, de elementos visuais e criativos que chamem a atenção do usuário, mas que não necessariamente focam em sua experiência.

Podemos ver que ambos os conceitos possuem seus lados positivos, mas que ainda assim são bem diferentes um do outro em sua construção, objetivos, e principalmente nos resultados gerados.

Entretanto, focar no user experience ainda continua sendo uma melhor opção para quem de fato deseja mais resultados em sua empresa e deseja entregar aos usuários uma ótima experiência dentro de seus sites.

Considerações finais

Dessa forma, conseguimos entender que conceitos como o UX surgiram para ajudar empreendedores e profissionais a entenderem mais sobre a importância de uma boa experiência digital e como isso está diretamente ligado aos seus bons resultados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.