Veja as ferramentas essenciais para desenvolvimento de web

Ainda que a usabilidade dos meios digitais esteja cada dia mais alta, o desenvolvimento de web precisa ser determinante para que haja mais agilidade, assertividade, segurança e melhor aprimoramento de tecnologias que avancem outros recursos. 

Com o estabelecimento de novas atualizações a todo instante, ferramentas cada vez mais úteis e populares otimizam tempo, qualidade de serviço e produto, oferecendo mais facilidades para tornar possível qualquer relação entre códigos que são gerados.

Assim, unindo o conhecimento, prática e mercado de trabalho, o profissional web designer precisa manter em dia as técnicas que aprende, a fim de melhorar a produtividade diante do desenvolvimento de software que houver.

Entenda mais sobre o processo de desenvolvimento web

Quando falamos sobre o desenvolvimento web, é necessário conhecer alguns pontos importantes, por exemplo, as diferenças entre as montagens e como elas funcionam. Pensando nisso, explicamos brevemente sobre as mais importantes.

Entre as arquiteturas monolíticas estão os processos acoplados em conjunto, executando um mesmo serviço. Então, se todo o processo de aplicativo tiver demandas em picos dimensionais, toda essa mesma estrutura deverá ser escalada. 

Contudo, havendo uma complexidade de aprimorar recursos dos aplicativos (monolíticos), consequentemente haverá dificuldade na implementação de novas ideias. 

No entanto, sabe-se que muitos processos dependentes aumentam o impacto de falha em uma única ação. Logo, a diferença está na arquitetura dos microsserviços, um aplicativo criador de componentes independentes executores de processos em cada serviço.

Estes são criados com finalidade de aprimorar os investimentos empresariais realizando, cada um, uma função nos dispositivos de controle industrial de dados.  

Sendo independentes e atualizados, atendendo a demanda com funções específicas de um aplicativo. Inclusive, entre esses recursos estão ferramentas poderosas e modernas para a criação de sites responsivos e aplicação de animações. 

Essas aplicações web são divididas em duas partes: back-end, processa as informações movimentadas de uma página, e seu relacionamento com banco de dados. O front-end transforma essas informações em conteúdos visuais, interagindo com os usuários da página.

Estas funcionalidades devem ser sempre o objetivo de tornar a navegação mais simples e intuitiva, entre o conjunto de recursos, formatações, botões, menus e respectivas cores para cada aplicação de efeitos.

Conheça cada ferramenta e sua funcionalidade

Para os editores de código, está a necessidade de aprimorar a experiência de cada usuário, unindo habilidade à criatividade, bem como desenvolvendo em diferentes linguagens de programação para sites de embalagens de papel para alimentos e muitos outros. 

Pensando nisso, algumas ferramentas são de grande ajuda nesse processo. Para facilitar, entre as principais estão as seguintes:

  1. Visual Studio Code;
  2. Adobe Photoshop;
  3. Sublime Text;
  4. CodePen;
  5. JSFiddle;
  6. Postman;
  7. XAMPP;
  8. DevKinsta;
  9. Adobe Fireworks.

Visando ajudar ainda mais no entendimento, vamos explicar um pouco sobre as funcionalidades de cada uma das ferramentas. Siga a leitura e confira os detalhes que separamos!

1 – Visual Studio Code

Este é um editor de códigos (VS Code) altamente desenvolvido e gratuito, pronto para trabalhar com as linguagens básicas de front-end, flexível e habilitado para instalação de extensões, com características particulares de: intellisense, depuração e integração com o Git. 

Respectivamente, funciona como um complementar entre funções e códigos, permitindo marcar um determinado ponto no código que encontre falhas e acompanhe a execução, logo por último, um executor e gerenciador de código-fonte. 

Este é ideal para quem precisa de um editor leve que não ocupe muito espaço ou fontes de recursos. Ademais, sua edição é múltipla e capaz de adicionar mais cursores clicando em diferentes pontos enquanto segura a tecla ALT. 

Ou seja, com um caminho direto ao arquivo, sem que precise procurar na estrutura de pastas,  assim é utilizado o Go to file para buscar e substituir os textos de uma montagem de crachá em pvc, por exemplo.

Logo, para editar arquivos relacionados, há a opção de dividir o editor mostrando diferentes arquivos ao mesmo tempo, nesta ferramenta (VS CODE) é possível fazer isso em posições diferentes: horizontais e verticais.

2 – Adobe Photoshop

O Adobe Photoshop é muito conhecido por ser um editor bem estruturado e segmentado, possibilitando explorar a criatividade através de benefícios básicos caso a conta não seja premium, mas também com uma linha grande de diversidade com os conteúdos pagos. 

Com isso, as atualizações são frequentes e melhorias substanciais acontecem para que não haja limites de recursos das tendências do mercado. Ademais, é bem seguro quanto a suporte técnico pronto para prevenir qualquer imprevisto.

Sucesso no mundo corporativo, tudo se cria com essa ferramenta especialista em edição de imagens, ou criação de peças para mídias sociais, layouts, banners e produtos voltados à comunicação visual, física e digital.

Inclusive, beneficiando diversas áreas, entre marketing, publicidade e propaganda e fotógrafos, a fim de aprimorar técnicas em diversos segmentos, por exemplo, empresa de tradução de documentos, dando mais notoriedade a cada produção.

3 – Sublime Text

Sublime Text, a terceira colocada na lista de ferramentas, é leve, rápida, customizável e altamente flexível, utilizada por meio de plugins a capacidade de estender as funcionalidades do editor.

É multiplataforma, ou seja, opera em diversos sistemas, suportando nativamente muitas linguagens de programação e marcação. Além disso, a cada reajuste essa plataforma vai ganhando mais visibilidade e novas funcionalidades. 

Como mecanismo de autocomplete de editor, preenchimento automático e desenvolvedor durante a escrita do código, com os principais recursos: Goto Anything, Minimapa, Seleção Múltipla e Word Wrap. 

Inclusive, acaba sendo compatível com a ferramenta que pode ser incluída por meio das extensões em uma empresa de software, bem como de qualquer outro ramo de atuação.

Conta, ainda, com alta performance e personalização, modo ágil para qualquer programador que deseja ir além na otimização de seu trabalho e de forma mais completa e complementar. Qualquer pessoa consegue começar a programar com esse editor online.

4 – CodePen

Com a ferramenta CodePen, editor de código com base na web, altera-se o código e consegue chegar a um resultado imediato, perfeito para testar novos projetos e construir componentes específicos, deixando mais perceptível as falhas.

Em suas configurações é possível obter: edições de detalhes da caneta, modelos com a caneta, alternância de espaços, tabulações e recuo que cada código possui e adicionar a caneta personalizada mudando para modo privado. 

Suas vantagens de uso estão: interface simples, vínculos com HTML, CSS, JAVASCRIPT, logo não é necessário uma conexão entre elas, a possibilidade de compartilhamento, ou seja, geração de interatividade deixa o uso mais dinâmico. 

5 – JSFiddle

O JSFiddle surgiu da necessidade de testes de scripts rapidamente no desenvolvimento, então, tem uma facilidade inata de compartilhamento de códigos, logo um código criado por um desenvolvedor também é passível de revisão de acesso e geração de novos fiddles. 

Não é uma ferramenta simplória, e sim minimalista e facilmente conduzida sem a necessidade de criar novos arquivos ou a utilização de vários programas para visualizá-lo, tem a aceitação de arquivos externos, fácil integração, manipulada por um repositório.

6 – Postman

Postman é caracterizada por oferecer uma interface de usuário prática e pronta para realizar solicitações HTTP, sem que haja a necessidade de escrever um monte de códigos, possuindo ambiente para documentação, suporte para formatos de dados populares, gratuito e intuitivo.

A criação de coleções, automações, depuração, integração contínua, entre a criação de novos trabalhos e parametrização de dados é um dos recursos mais úteis na utilização dessa ferramenta, com a finalidade de evitar a repetição de testes.

7 – XAMPP

A sétima ferramenta citada na lista, XAMPP é gratuita e inclui os principais servidores de código aberto.

Inclusive, tem o nome inspirado em seus recursos: 

  • X: menção ao suporte dos diferentes sistemas operacionais;
  • A: Inicial do nome de um servidor mais usado no mundo (Apache HTTP Server);
  • M: Inicial do MySQL;
  • P: inicial da linguagem PHP;
  • P: inicial da linguagem Perl.

Com a utilidade de um bom software que dispensa o uso de internet, mas exige uma máquina boa, tem o desempenho significativo do servidor, sem que tenha sua utilidade para servidor público. Dando a liberdade de instalar gerenciadores como, WordPress e Joomla. 

8 – DevKinsta

Já a ferramenta DevKinsta, Desenvolvimento WordPress Local, é gratuita e visa um site rápido para fazer um curso de aviação civil seguir tranquilamente.

Sem a necessidade de conectividade com a internet, os benefícios são inúmeros, entre trabalhar com o próprio código, depurar plugins em poucos cliques e agilizar o fluxo de trabalho. 

9 – Adobe Fireworks

Por último, o uso da ferramenta Adobe Fireworks, que é um programa pensado para edição de imagens com uma vasta gama de suporte com os principais formatos: PNG, GIF animado. Inclusive, agindo como um controlador de acesso sobre qual o formato escolhido.

Versatilidade que facilita a criação, edição e otimização de imagens, ao mesmo tempo é possível fazer projetos com efeitos de sobreposição de imagens, menus acoplados com mais organização visual, ainda podendo ser ocultados. 

Agrega mais interatividade de gráficos, aumentando um controle perfeito de pixel. Sem a utilização e finalidade equilibrada destas ferramentas ditas ao longo do texto, dificilmente um site não vai alavancar e se destacar entre os buscadores.

Design bem elaborado, domínio próprio, atualização fácil, maior alcance, facilidade de divulgação, proteção de marca, e claro o auxílio das técnicas de SEO, são imprescindíveis para deixar no ar. 

Contando também com palavras-chave, meta descrição, imagens, persona, conteúdos educativos e sociais, consequentemente as disponibilidades de perguntas frequentes de autoatendimento que geram uma maior amplitude para qualquer serviço. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.