Veja como atrair clientes com o Marketing de Atenção

Pensar em estratégias como o Marketing de Atenção para prender a atenção do usuário na mensagem que você quer transmitir é uma excelente ação do marketing no contexto digital.

Tem-se um acesso mais fácil à informação de qualquer assunto ou tema de forma rápida e prática, com smartphones nas mãos. A concorrência é cada vez maior e são muitas as distrações que levam o seu usuário a logo deixar de pensar na sua estratégia de comunicação.

Assim sendo, é fundamental fazer a estruturação de campanhas a partir de estratégias adaptadas ao novo comportamento do consumidor.

Neste artigo vamos falar mais sobre o marketing de atenção, trazendo suas 3 fases e a regra dos 8 segundos. Leia mais para conferir.

Significado e importância

Steve Jelley criou o marketing de atenção em 2012, se baseando na necessidade de possibilitar que as empresas façam ações conjuntas em práticas para prender o consumidor e sua atenção. A ideia é unir:

  • Conteúdo;
  • Contextos;
  • Negócios;
  • Publicidade.

Isso significa fazer conteúdo relevante para um determinado contexto, tornando suas estratégias ainda mais segmentadas. O usuário já não passa horas assistindo comerciais e anúncios na TV, por isso é preciso uma nova abordagem.

Em tempos atuais marcados pela ascensão dos smartphones e redes sociais, esse conceito se torna mais propício, sendo algo muito importante para uma empresa de eventos corporativos e confraternizações.

Se o usuário não gosta do que vê ou ouve, imediatamente procura outro tipo de conteúdo, de forma simples e rápida. O consumidor é bombardeado diariamente com uma infinidade de informações, e isso faz o conceito do Marketing de Atenção ser tão importante.

Afinal, prender a atenção de cada usuário é uma tarefa cada vez mais difícil e por isso o marketing focado na atenção do usuário surgiu para compreender o comportamento do atual consumidor.

Isso é feito com o envio de mensagens precisas e com muito direcionamento da mensagem, visando aumentar o desempenho de sua campanha de marketing.

Como funciona na prática?

O marketing de atenção mostra que sua empresa de filmagem com drone profissional valoriza o tempo de sua audiência. A ideia é não interromper uma pessoa que está em seu tempo de descanso nas redes sociais e tentar fazer a captação do lead com um anúncio tradicional.

É aplicado a produção de um conteúdo real que já agregue informações para o usuário dentro de seu feed. Com a automação do marketing é possível descobrir quais são os assuntos pelos quais seu público mais se interessa e criar conteúdos relevantes e envolventes.

As 3 fases do Marketing de Atenção

O Marketing de Atenção pode ser dividido em três fases, tornando-o mais didático e mais fácil de entender para você aplicar na sua empresa de serviços de call center.

1ª fase: captar a atenção rapidamente

Para começar você tem que destacar seu conteúdo e captar a atenção do seu público-alvo em meio a tanta concorrência de informação na internet.

Isso não é algo fácil de fazer, pois você tem segundos antes que o usuário role a página para baixo, seja no feed de notícias das redes sociais ou nos mecanismos de busca.

É preciso fazer com que o usuário dê ao menos uma chance ao que sua empresa de serviço de segurança para festas oferece.

Dessa forma, é fundamental conhecer a fundo seu público, saber suas necessidades, desejos, interesses e saber apostar no que pode ser útil para ele.

A primeira coisa que um usuário repara em anúncios ou link são os headlines, ou seja, os primeiros títulos, afinal esses são os primeiros passos do contato entre usuário e o conteúdo que você produziu.

Aplicar técnicas de copywriting é uma excelente estratégia, já que você tem apenas alguns segundos para captar a atenção do cliente.

É preciso ser bem claro e preciso na arte da publicação para facilitar o entendimento e a compreensão sobre o que se trata. Outra técnica é o uso de gatilhos mentais visando prender o interesse do usuário.

Um distribuidor de etiquetas adesivas ganha ao utilizar imagens ou ilustrações que falem sobre o conteúdo, afinal o cérebro humano processa mais rápido as imagens do que o texto, e isso vai facilitar a compreensão do cliente sobre a mensagem que você quer passar.

Você deve investir também na estratégia de Inbound Marketing, que faz a atração dos leads usando materiais relevantes.

2ª fase: prender a atenção

Depois do primeiro contato com as headlines, agora o trabalho é prender a atenção do seu cliente. Você tem cerca de 20 segundos para manter o leitor interessado no seu conteúdo de assessoria contábil para empresas, por exemplo.

É fundamental que o título esteja de acordo com o que é oferecido no conteúdo da página ou senão levará a redução do tempo de permanência e aumentará a taxa de rejeição.

Ocorre uma frustração no cliente por não ser entregue aquilo que esperava. O tempo é o ativo mais importante que as pessoas têm, então cada clique deve valer a pena.

Desde a introdução, o conteúdo precisa ser forte e conciso, podendo se tratar de algo controverso, diferente e relevante para o leitor.

Deve comunicar de forma imediata, sucinta, convincente e clara o que você tem para oferecer no seu conteúdo.

Outra dica é investir em uma landing page eficiente e que tenha um design responsivo, proporcionando uma boa experiência que prenda a atenção do usuário.

3ª fase: manter a atenção por um período maior

A última etapa do Marketing de Atenção é a fidelização do usuário, visando garantir que o acesso tenha sido único e que ele se relacione mais com a sua marca.

Essa é uma tarefa complexa, pois é preciso manter a atenção do usuário sustentada no site em todos os seus conteúdos.

Para manter a atenção dos seus clientes em potencial, uma empresa de configuração de roteador tem que criar uma relação em que eles conheçam, gostem e confiem em sua marca.

Produza conteúdo mais personalizado para seus leads, realizando um trabalho mais criterioso de segmentação. Ao criar uma relação genuína e autêntica, a tendência será que seu cliente confie mais na empresa, se sentido valorizado.

Use as newsletters para se comunicar com frequência com o usuário, com e-mails úteis e personalizados. Aproveite as mídias sociais para fazer enquetes para entender melhor qual tipo de conteúdo seu público espera encontrar ali.

Isso é fundamental para que você tenha um bom planejamento de conteúdos, propiciando que você fale de assuntos realmente relevantes para seu público.

Resumindo, para sustentar a atenção de sua audiência você precisa acrescentar valor consistentemente e a longo prazo. São ações bem coesas que trarão sucesso para seu negócio em uma estratégia como o Marketing de Atenção.

O que é a regra dos 8 segundos?

Com esse cenário da velocidade e quantidade de informação, o Marketing de Atenção se apoia em uma regra básica: você tem 8 segundos para conseguir o primeiro contato.

Esse fenômeno é explicado pelas taxas de abandono de uma página quando o tempo de carregamento é demorado.

O consumidor está cada vez mais impaciente, por isso as empresas e marcas precisam compreendê-lo melhor e oferecer conteúdos realmente relevantes.

Segundo o Content Trends 2019, 66,3% das empresas que usam o marketing de conteúdo na sua estratégia têm dificuldades para produzir materiais que gerem real engajamento.

O que é necessário é conhecer a fundo as melhores formas de otimizar seu conteúdo, desde o título até a proposta de valor.

Seguindo algumas boas práticas nessa estratégia, é possível aumentar a precisão de sua ação de comunicação, garantindo assim a atenção do seu usuário.

A relação com a técnica AIDA

Sua empresa de capa de chuva certamente já entendeu que o Marketing de Atenção focado na atenção do usuário precisa compreender o consumidor atual.

É preciso oferecer mensagens precisas e bem direcionadas para melhorar o desempenho de sua campanha de marketing. Elias St. Elmo Lewis propõem modelo AIDA para melhor compreensão do que é o marketing de atenção.

Isso quer dizer que, antes de se tornar um cliente, cada lead passa por quatro estágios principais do funil de marketing:

  • Atenção: quando toma conhecimento da marca;
  • Interesse: quando se interessa pela marca;
  • Desejo: quando quer adquirir o produto ou solução;
  • Ação: quando tem intenção de compra.

Esse funil do marketing digital está intimamente relacionado com o Marketing de Atenção e suas estratégias.

Considerações finais

Aplicando o Marketing de Atenção às suas estratégias, fica mais simples fazer o planejamento de ações e campanhas que sejam mais focadas na experiência do seu cliente.

A ideia aqui é não bombardear os usuários com informações irrelevantes, optando por mensagens que prendam sua atenção por mais de 8 segundos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.