Como fazer um funil de conversão eficiente

O funil de conversão, muitas vezes chamado de funil de vendas, é uma excelente estratégia para atingir novos públicos e garantir uma estrutura muito mais adequada para sua empresa de outsourcing de TI conquistar um posicionamento melhor no mercado.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de avanços tecnológicos se tornaram mais populares, o que levou a população em geral a consumir mais desses produtos.

Um dos maiores impactos desse processo foi justamente no mercado, que logo precisou se adaptar e entender melhor as necessidades de seus consumidores, que agora são muito mais proativos e interessados no que a empresa tem a dizer.

Para conseguir lidar com tudo isso, muitos gestores acabam adotando uma técnica que permite avaliar todo o processo de compras do cliente, desde o momento da descoberta até a conclusão da negociação em uma consultoria contábil para abertura de empresa.

Esse processo é conhecido como funil de conversão, e cada uma de suas etapas é muito importante para garantir resultados mais satisfatórios em suas vendas, principalmente quando você começa a trabalhar pela internet.

Essa avaliação representa todas as etapas necessárias para você concluir uma compra, passando por diversos momentos importantes que podem ser divididos em categorias, como:

  • Descoberta;
  • Interesse;
  • Decisão;
  • Ação.

A descoberta trata do momento em que um consumidor descobre sua empresa. Aqui ele não sabe nada sobre ela e sobre as soluções que você pode oferecer para os problemas e dificuldades que esse consumidor pode oferecer.

Quando você consegue trabalhar com informações de qualidade e otimiza seu processo de produção de conteúdo em sua empresa de consultoria em tecnologia da informação, consegue atrair o interesse desse consumidor, que começará a ficar mais ansioso por ter informações exclusivas.

Esse é o momento em que o visitante oferece seus dados de contato para que você consiga fazer uma abordagem mais direta e ele se torne um lead, pronto para receber informação de qualidade para engajar-se mais com a empresa.

Quando se sente pronto, o consumidor entra na etapa de decisão e escolhe qual produto ou serviço da empresa ele utilizará para conseguir resolver seu problema e se sentir satisfeito. A última etapa é a ação, quando a compra é finalizada.

Conhecer esse processo é um dos passos para você conseguir trabalhar com qualidade o funil de conversão e pensar em estratégias que aproveitem as informações coletadas para conseguir ainda mais oportunidades de negócios com seu atacadista de frutos do mar.

Por isso, identificar esse conceito e aplicá-lo em sua empresa acaba garantindo uma otimização geral na maneira como você aplica suas ações e como esses recursos podem deixar seu processo de conversão ainda mais fortalecido.

Otimizando seu funil de vendas

Agora que você entende um pouco melhor a importância do funil de conversão e como ele funciona na prática, é hora de identificar alguns elementos que podem fazer a diferença quando você estiver estabelecendo o modelo em suas ações de marketing.

Vale lembrar que cada empresa é única, e nem sempre duas companhias conseguirão os mesmos resultados ao aplicar o funil de vendas, mesmo que ambas estejam trabalhando em um mesmo segmento de atuação.

Por isso, é fundamental que você saiba usar essa ferramenta e adequá-la à sua realidade para garantir uma estrutura mais eficiente em suas ações de venda de camisetas para uniformes de empresas, otimizando o processo durante toda a jornada de compra.

Conheça seu público

Uma das principais etapas de um funil de vendas é entender para quem você está fazendo as ações. A verdade é que é preciso saber falar a língua de seu público para conseguir convencê-los a fazer negócios com sua empresa.

O grupo de pessoas que normalmente procura material relacionado à sua empresa, e que possui gostos e padrões de consumo em comum é conhecido como público-alvo. Ele será a base para suas ações, e é o público que você almeja dentro do funil.

Entretanto, em muitos casos essa é uma métrica muito genérica, que não ajuda a determinar algumas ações pontuais que podem realmente fazer a diferença durante sua estruturação da companhia que oferece balão de coração metalizado valor.

Nesses casos, o ideal é contar com uma persona. Uma persona é uma figura fictícia, criada com base nos dados coletados em sua pesquisa para identificar o público-alvo, bem como em transações anteriores realizadas pela empresa.

Uma persona é criada com o máximo possível de informação, tanto de itens comuns como endereço, nome e profissão, quanto em um perfil psicológico, que dê respostas muito mais profundas para seu questionamento.

Quanto mais você entende o público que deseja consumir em sua loja, mais você conseguirá utilizar as características específicas desse público em suas interações, principalmente quando estiver elaborando estratégias de marketing.

Investir na otimização desse processo ajuda a criar uma jornada de compras mais personalizada, o que acaba ajudando a entender cada uma das etapas do funil de vendas com muito mais efetividade e garantindo o máximo de retorno possível para a companhia.

Testes A/B

Os testes A/B são uma excelente oportunidade para identificar a melhor maneira de trabalhar com seu funil de conversão. Esse tipo de atividade ajuda a entender melhor quais ferramentas tem uma funcionalidade maior com seu público.

Para fazer um teste A/B, você deve pegar algum conteúdo em particular e fazer algumas alterações, colocando ambas as opções no ar para que as pessoas tenham acesso ao material.

Então basta acompanhar a movimentação acerca desse tipo de publicidade para vender mais calça para uniforme industrial.

Normalmente seu público terá preferência por um dos dois materiais, que acaba gerando um resultado mais satisfatório que a outra opção. Dessa forma, você entende exatamente o que seu público deseja.

Existem inúmeras maneiras de alterar um conteúdo para fazer um teste A/B. Isso pode ser realizado com trocas de imagens, textos e até mesmo o tipo de linguagem utilizada, criando uma propaganda mais informal e descolada e outra mais tradicional e formal.

As respostas do público ajudarão você a identificar o que a empresa pode receber como benefício desse tipo de ação, possibilitando uma interação muito maior a longo prazo entre esse tipo de ferramenta.

Quanto mais testes A/B você fizer, mais segmentada estará sua estratégia, conseguindo alcançar efetivamente seu público sem nenhum tipo de problema.

Qualificação do lead

Embora qualquer consumidor que ofereça seus dados de contato para a empresa seja considerado um lead, isso não significa que todos estão em um mesmo patamar. Por isso é muito importante que você saiba trabalhar a qualificação do lead.

Através dessa qualificação você entende em que momento exato o consumidor está, e quais devem ser suas próximas ações para garantir um resultado mais efetivo no relacionamento entre consumidor e marca de tela para cerca.

Os MQL, ou Marketing Qualified Leads, são aqueles que estão prontos para receber publicidade da empresa, mas ainda não tomaram nenhuma decisão sobre comprar ou não um produto ou serviço.

Por outro lado, os SQL, Sales Qualified Leads, são aqueles que de fato estão prontos para uma abordagem de sua equipe de vendas, que entendem a necessidade de comprar um produto ou serviço que você pode oferecer para solucionar a questão.

Essa qualificação de leads permite que você foque sua atenção nos clientes com maior potencial de conversão, ajudando ainda mais a otimizar o processo do funil e garantir mais oportunidades de negócios para sua empresa.

Assim, você consegue otimizar esses recursos com muito mais qualidade e estrutura de ação.

Ferramentas de automação

O processo de transformação digital não impactou apenas o consumidor. Uma série de ferramentas novas permitem que você trabalhe com a automação de serviços mecânicos e repetitivos, como a coleta de informações e geração de relatórios.

Um tipo de sistema específico para lidar com o consumidor, chamado CRM (Customer Relationship Management) pode ser a melhor solução para conseguir trabalhar com o funil de forma automatizada.

Esse sistema permite o registro de interações com cada consumidor, identificando aqueles que precisam ser abordados por sua equipe e otimizando os processos de contato para você garantir muito mais conversões a longo prazo.

Considerações finais

O marketing digital é uma das ferramentas mais eficientes da atualidade para gerar um forte impacto na maneira como você trabalha com sua empresa. Por isso, entender essas mudanças se torna fundamental.

Conseguir otimizar seu funil de conversão é uma das formas mais eficientes de aumentar seu impacto de vendas, otimizando seu posicionamento no mercado e ajudando-o a ganhar mais autoridade dentro de seu nicho de atuação.

Empresas que conseguem trabalhar corretamente com o funil de conversão acabam conseguindo trabalhar melhor com seus clientes, estreitando laços e otimizando o relacionamento consumidor e marca, gerando clientes fidelizados na companhia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.