O termo customer first traduzido ao pé da letra quer dizer “cliente em primeiro lugar”, que é a premissa que muitos estabelecimentos usam há anos, principalmente no ramo de serviço, mas cada dia que passa as empresas entendem a importância dessa estratégia.
Com isso as empresas não apenas criam demandas e campanhas, mas ouvem aquilo que o cliente realmente precisa, entendendo suas necessidades, e dessa forma executa os seus serviços pensando exclusivamente nos clientes.
Lembre-se que o cliente é a alma do seu negócio, então uma indústria de etiquetas adesivas, por exemplo, não sobrevive sem o seu consumidor, por isso é importante que se tenha cuidado e zelo por essa pessoa.
E acima de tudo mantê-los satisfeitos e fiéis à sua marca, por isso é importante que as empresas estejam em constante inovação, atenta às tendências e tudo que impacta o mercado, adotando estratégias que ajudem nessa relação com os clientes.
É importante ouvir o que esses clientes têm a dizer, pois por mais que a sua empresa esteja há anos no negócio, é preciso entender que o consumidor mudou muito ao longo do tempo graças a tecnologia e diversos outros fatores.
Fazendo com que fiquem cada vez mais exigentes ao contratar uma empresa de tratamento de resíduos sólidos, deseja que o seu serviço seja feito com excelência e da melhor forma para entender as suas necessidades.
Ao utilizar o Customer First, sua empresa vai conseguir ter uma direção melhor do que fazer e como seguir, pensando no que o seu negócio precisa de fato para atender todas essas necessidades.
Essa estratégia é importante para todos os negócios e segmentos, desde as empresas menores, até os gigantes que muitas vezes não levam em consideração o que o cliente tem a dizer.
Seja os segmentos de negócios ou serviços como aluguel de impressoras, é importante estar alinhado com o que esses clientes esperam da sua empresa, só assim será possível criar estratégias que ajudem a sua empresa a se destacar no mercado.
Acima de tudo é importante manter a equipe alinhada com todos os valores e objetivos da empresa.
Pois ao entender essa estratégia e com isso todos os colaboradores priorizarem os prazos e acima de tudo a qualidade do serviço, irá garantir o sucesso da marca com os clientes, que sempre vão estar satisfeitos.
Vivemos uma realidade onde cada vez mais os clientes estão exigentes, então é preciso entender e compreender tudo o que ele precisa para desenvolver um serviço de excelência que possa satisfazê-lo.
Por exemplo, uma pessoa, ao contratar o serviço de um distribuidor de molduras de isopor, quer que os seus produtos sejam excelentes, não espera nada menos que isso, pois existem inúmeras lojas no mercado, fazendo com que a concorrência seja grande.
Com isso, é fundamental que as empresas ouçam e entendam as necessidades desses clientes, só assim vão conseguir suprir seus anseios.
Uma boa estratégia ajuda a compreender o perfil desse novo cliente, trazendo eles para perto da sua empresa e estabelecendo um forte relacionamento.
Quer entender como o customer first pode ajudar o seu negócio, como aplicar na sua empresa e entender de fato todo potencial que essa estratégia tem a oferecer? Continue lendo esse artigo e saiba mais.
Como aplicar o customer first no seu negócio?
Colocar o cliente em primeiro lugar pode parecer uma tarefa fácil e meio óbvia, mas pôr essa estratégia em prática nem sempre é tão simples como parece.
Entenda que não é apenas ouvir o que ele tem a dizer em relação às suas necessidades, é fundamental que se tenha um planejamento estratégico, pois além de compreender o cliente, é preciso pensar em como agir para suprir essas necessidades.
Por exemplo, uma empresa de ponto eletrônico digital online precisa colocar em ação tudo que aprendeu ouvindo o seu cliente, e para ajudar nessa tarefa separamos algumas dicas de como aplicar o customer first.
Ouça o seu cliente e entenda o que ele tem a falar
Esse é o pontapé inicial para começar a estratégia de customer first, você precisa saber quem é o seu cliente. Faça um estudo sobre a persona, assim será mais fácil para entender e conversar, além de atender suas necessidades.
Além disso, é importante entender como você vai se comunicar com esse consumidor e qual canal de comunicação é mais eficaz para o seu negócio.
Uma empresa de análise de produtos alimentícios, por exemplo, pode ver mais vantagens em manter esse canal de comunicação pelo e-mail, e uma loja de roupas pode usar uma rede social de fotos.
Aqui é importante conhecer sua empresa e como são os seus clientes para saber a melhor forma de falar com eles.
Crie um relacionamento com esse consumidor
As empresas sempre almejam clientes fiéis, que consumam seu produto por anos e acima de tudo falem sobre ele com as pessoas.
Por exemplo, uma consultoria e auditoria ambiental pode nutrir um relacionamento com um cliente que ama seu serviço e não se vê contratando outra empresa, ou um cliente que apenas precisa do serviço, não tendo nenhum relacionamento com essa marca.
O primeiro cliente sem dúvida é o mais desejado, e isso depende muito de como essa empresa vai resolver os problemas e necessidades desse consumidor, trazendo essa sensação de confiabilidade.
Não é uma estratégia que surge do nada
Pense que não é algo que surge do dia para a noite como qualquer outra coisa, o customer first exige tempo, adaptação, alinhamento da equipe e acima de tudo entender o cenário que a sua empresa está inserida.
Por exemplo, o que funciona para uma livraria não é o mesmo que vai funcionar para uma empresa de impressão em chapa de acrílico, por isso pense especificamente no seu negócio na hora de criar a estratégia.
O customer first é algo que exige tempo, trabalho, paciência e dedicação da equipe para que se consiga bons resultados a longo prazo.
Todos os funcionários devem ter o mesmo objetivo
Todas as equipes devem estar alinhadas em único objetivo, que é colocar o cliente em primeiro lugar, afinal de nada adianta apenas algum setor ter esse propósito e todo o resto dos funcionários não darem a mínima.
O cliente precisa entender que isso é uma cultura da empresa e todos funcionários fazem parte disso, só assim ele irá acreditar verdadeiramente na sua marca.
A mentalidade do customer first deve ir desde o CEO, passando pelos estagiários até os funcionários da limpeza, só assim essa estratégia irá funcionar de fato.
Abuse dos feedbacks
Faça pesquisas frequentes com os seus clientes, ouça o que eles têm a falar, sejam reclamações ou sugestões, tudo é válido, pois assim você vai ter um verdadeiro termômetro de como está a imagem da sua empresa e produtos.
Coloque-se no lugar desse cliente, entenda de fato suas exigências, não fique chateado, entenda que toda crítica é construtiva.
O que o customer first pode impactar na empresa?
Para que essa estratégia possa impactar de forma positiva na sua empresa, é preciso entender alguns aspectos da sua filosofia. Os principais fatores que são considerados são:
- O perfil do cliente;
- Os processos envolvidos em seu negócio;
- As metas;
- A motivação dos funcionários.
Entre outros aspectos organizacionais que dependem muito do seu negócio, entenda que cada empresa precisa adaptar essas premissas à sua marca.
Ao adotar o customer first como princípio do seu trabalho, entendendo o seu cliente de fato, você vai conseguir ver o seu negócio deslanchar, pois com consumidores satisfeitos a sua empresa tende a ser referência entre os concorrentes.
Faça uma análise, pense que você foi em duas lojas de roupas, na primeira foi tratada com desprezo, ninguém conseguiu entender o que você precisava e acabou saindo de lá sem comprar nada, ou pior, comprou e quando chegou em casa se arrependeu.
Já na segunda o atendimento foi muito mais amigável, ouviram o que você tinha a dizer e entenderam suas necessidades. Você com certeza irá voltar lá, independentemente do valor dos produtos, pois preza pela qualidade.
O customer first é exatamente isso, acima de tudo entender como o cliente é a prioridade do seu negócio e como ela é ótima para todos os setores, pois oferece a melhor experiência para os consumidores.
Por isso, esteja aberto para essa estratégia e entenda como ela pode ajudar a sua empresa. Lembre-se que, como toda adaptação, pode levar um certo tempo, mas todos os resultados serão colhidos a longo prazo.
Afinal o cliente é base de um negócio sólido e de sucesso, então nada mais justo que entender e suprir todas as suas necessidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.