Growth Hacking: saiba o que é e quais as melhores estratégias

O conceito de Growth Hacking tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, principalmente por conta da maneira como as empresas têm se posicionado em busca de um crescimento real em suas operações.

Para uma empresa de bombeamento solar off grid, o Growth Hacking pode ajudar a ampliar o acesso dessa ideia inovadora para consumidores que precisam do serviço, ajudando sua companhia a se posicionar melhor no mercado.

O termo em si foi criado pelo empresário Sean Ellis, para representar um modelo de crescimento empresarial rápido mas que ainda mantém um padrão sustentável para as companhias.

Inicialmente, esse tipo de ação estava relacionado a empresas que demandam um crescimento rápido, mas sem recursos para dispor nesse período inicial. Por conta disso, muitas startups acabaram utilizando a metodologia.

Com o tempo, a forma de trabalho utilizada pelas startups evoluiu, tornando-se um meio de pensar estrategicamente para buscar o crescimento de uma empresa, independentemente do modelo que ela costuma utilizar.

É importante ter em mente que esse tipo de ação não é nenhuma fórmula milagrosa ou mágica, e sim uma estrutura de pesquisa, tentativa e erro, que busca entender o potencial da empresa para buscar resultados mais adequados para ela.

O growth hacking foca em elementos como inovação e escalabilidade para conseguir resultados mais efetivos, trabalhando com a experimentação como forma de ganhar mais espaço no mercado.

Assim, até mesmo uma empresa de talha elétrica consegue crescer em um tempo muito menor, garantindo resultados rápidos e precisos que são ideais para uma companhia pequena conseguir se estabelecer no mercado.

Isso significa que o próprio marketing das companhias que utilizam o growth marketing acabam sendo mais voltados para uma estrutura de qualidade e inteligência, ao invés de focar apenas no conteúdo que a companhia já tem em mãos.

Como o growth marketing funciona?

A base do growth marketing utiliza cinco pilares essenciais para a construção de uma estrutura de qualidade em sua empresa, trabalhando com diversos elementos como:

  • Construção de estratégias;
  • Tomada de decisões;
  • Formulação de hipóteses;
  • Testes e aplicações.

Com todo esse conceito em mente, é importante saber como lidar com esse tipo de ação para conseguir aplicar corretamente o growth marketing e garantir resultados muito mais positivos em seu dia a dia.

Crescimento

A base do growth marketing é o crescimento, mas se engana quem pensa que esse tipo de ação não é feita com um bom planejamento antes. Apenas com uma boa estrutura você conseguirá atingir seus objetivos.

Isso permite que uma empresa de vidrarias de laboratório ganhe mais destaque em seu segmento, conseguindo otimizar esse processo de forma mais adequada.

Os crescimentos possuem várias intensidades e tamanhos, e em muitos casos, é preciso se focar em crescimentos pequenos para conseguir enxergar o quadro maior e conseguir bons resultados.

Com uma boa estratégia de crescimento, sua empresa vai sentir as mudanças necessárias ao longo do tempo, trabalhando para alcançar seus objetivos e garantir um crescimento forte e de qualidade para a companhia.

Marketing

O marketing é um dos principais aliados de qualquer empresa que está buscando resultados concretos de growth hacking. É o marketing que fará com que o público tenha acesso a suas informações.

Em empresas que utilizam ferramentas digitais, é preciso entender e saber como todos estes elementos podem ser realizados e adaptados, tornando muito importante esse processo como um todo.

Além disso, o marketing ajuda a entender melhor quem é o público da sua empresa de  licenciamento ambiental e o que ele deseja, possibilitando que você crie campanhas personalizadas para o tipo de trabalho que você está tentando conquistar com sua empresa nesse elemento.

Métricas

Para conseguir acompanhar o processo de Growth Hacking, você deve se atentar a uma série de métricas que ajudam a entender melhor seu trabalho e como você pode otimizar esses processos.

As métricas ajudam a entender a resposta do público para seus testes, e existe uma grande variedade de indicadores que podem ser avaliados em sua estratégia de marketing.

Para evitar confusão, é interessante que você escolha uma métrica como principal ponto de sua estratégia, garantindo um retorno de qualidade quando for utilizar esse tipo de ação novamente.

Assim, você consegue definir efetivamente o que é o crescimento da companhia e como atingir esses resultados de forma adequada em uma empresa de gestão de infraestrutura de TI.

Experimentação

Enquanto os pilares anteriores trabalham com a estrutura da campanha e como ela pode ser moldada, no momento da experimentação você começa a colocar as atividades em prática.

Esse é o momento de testar suas teorias e ações que deseja tentar utilizar, para entender como a empresa pode crescer de fato e conseguir se posicionar melhor no mercado.

A maioria das empresas é resistente com a etapa de experimentação, mas esse é justamente o diferencial do Growth Hacking. Com essa metodologia, você desburocratiza o processo de experimentar, conseguindo resultados mais rápidos.

Aprendizado

O aprendizado é o resultado das experimentações e testes. Aqui, é possível avaliar todos os acertos e erros dentro do processo de Growth Hacking, identificando elementos que podem ser aproveitados no futuro e outros que precisam ser repensados.

Quanto mais você conseguir extrair de aprendizado de uma experiência, melhor serão os novos testes que você executará no futuro, tornando esse o ponto final de um ciclo que tende a se repetir.

Dessa maneira, você consegue trabalhar com o Growth hacking de forma muito mais efetiva, avaliando cada etapa para conseguir uma estrutura adequada para as ações na sua empresa de etiqueta auto adesiva personalizada.

Como fazer ações de growth hacking?

Agora que você conhece mais profundamente o Growth Hacking, é hora de pensar em maneiras de otimizar esse tipo de processo, bem como o potencial que ele possui para trabalhar com qualidade nesse tipo de operação.

Na maioria das vezes, quanto mais você consegue utilizar essas ferramentas, mais rápido será o crescimento. Entretanto, cada empresa é única no mercado, e os resultados podem variar muito no fim das contas.

Por isso, é importante saber adaptar essas informações para sua realidade, buscando uma estrutura adequada para aproveitar ao máximo essa metodologia e conseguir os objetivos que deseja com sua empresa.

Mídia paga

Uma excelente maneira de aplicar o Growth Hacking é com o uso de mídia paga, uma estratégia que leva os links da empresa para um grupo muito maior de pessoas através de impulsionamento de publicações.

A maioria das redes sociais e motores de busca possuem opções de investimento nesse tipo de atividade, o que ajuda a empresa a receber um retorno rápido de informação e identificar se o material está de fato alcançando o público.

Dessa maneira, você sua empresa de pulseira de identificação consegue repensar as estratégias para otimizar o crescimento da empresa através desse tipo de campanha.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das bases do marketing digital, que depende da produção de conteúdo de qualidade para atrair e manter os consumidores instigados em conhecer mais de sua empresa.

O marketing de conteúdo é uma estratégia relativamente barata, principalmente quando você consegue produzir material de qualidade sem precisar contratar profissionais para esse fim.

O material deve ser útil e realmente interessar para seu público-alvo, do contrário a ação não terá o efeito desejado. Quanto mais riqueza seu conteúdo tiver, melhor elaborado ele será.

Dessa maneira, você consegue atrair um público cada vez maior, consolidando sua marca em um mercado cada vez mais competitivo.

Search Engine Optimization

O uso de ferramentas de Search Engine Optimization, conhecido popularmente como SEO, ajuda sua empresa a se posicionar melhor nos motores de busca, tornando-a muito mais relevante para o público.

Hoje, quando um consumidor tem qualquer tipo de dúvida, é comum que ele recorra a um motor de busca para resolver a questão. Depois de digitar as palavras-chave referentes ao que ele precisa, é apresentada uma lista por ordem de relevância.

Um bom SEO coloca sua empresa de terceirização de cosméticos acima na lista, tornando mais fácil para o cliente encontrá-lo.

Considerações finais

O Growth Hacking é um modelo muito interessante para o crescimento de companhias de diversos portes, que desejam se manter relevantes no mercado e ganhar ainda mais espaço dentro de seus nichos de atuação.

Por isso, conhecer em detalhes esse tipo de operação e como montar uma estrutura adequada para aproveitar estes recursos é muito importante para qualquer empresa que deseja aplicar a metodologia.

Assim, você consegue trabalhar com mais clareza de ideias, identificando o que pode ser otimizado nesse tipo de processo como um todo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.