Taxa de engajamento: o que você precisa saber

A taxa de engajamento é uma métrica muito importante que deve ser analisada para mensurar como estão sendo os resultados das estratégias implementadas no marketing digital da sua empresa.

Isso significa que mesmo que você não esteja analisando ou se preocupando com isso, se você tem um site, um blog, ou redes sociais, você tem uma taxa de engajamento.

No entanto, ela pode ser baixa, média ou alta, dependendo do tipo de negócio, do tamanho da sua empresa, de quanto tempo ela está no mercado, etc.

Por exemplo, uma empresa de referência no mercado de engate rápido pneumático plástico pode ter uma taxa de engajamento alta com rapidez ao se posicionar no digital de forma estratégica.

Enquanto outra empresa do mesmo segmento, que não é tão conhecida no mercado, pode demorar um pouco mais para alcançar uma alta taxa de engajamento.

No entanto, isso está cada vez mais sendo modificado devido às estratégias que elevam os perfis nas redes sociais.

Ou seja, isso significa que qualquer tipo de empresa pode alcançar altas taxas de engajamento se de fato realizarem bem todas as estratégias necessárias.

O que é taxa de engajamento?

A taxa de engajamento é basicamente uma métrica que mostra como as pessoas estão interagindo com sua marca.

Logo, seja empresa de data center moving ou uma agência de turismo, a taxa de engajamento trata-se de como os usuários e público-alvo estão interagindo com as empresas. E isso é medido através de:

  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Cliques em anúncios;
  • Compartilhamentos;
  • Menções e mensagens privadas.

Essas são algumas das formas como os usuários interagem com o conteúdo que sua empresa de automação de persianas, por exemplo, produz na internet.

Cada tipo de interação exibe um grau diferente de “interesse”. Por exemplo, os cliques têm muito menos valor de engajamento do que as mensagens diretas, visto que é mais difícil um usuário se conectar espontaneamente via mensagem direta.

Embora cada tipo de interação tenha pesos diferentes, todos os tipos de interações realizadas são importantes para avaliar se o seu conteúdo é interessante para o seu público-alvo ou não.

Seu produto ou serviço atende às expectativas do público? Chama a atenção de um cliente em potencial ou resolve um problema? A taxa de engajamento pode ajudá-lo a responder a essas perguntas.

Por que mensurar a taxa de engajamento?

Isso é importante porque, quanto maior o engajamento, mais reconhecimento sua marca pode ganhar.

E não apenas isso, mas demonstra o quanto de aumento da confiança do público tem na sua marca, mostrando assim que o que você tem a oferecer é valioso para eles, aumentando as conversões e reafirmando sua marca.

Isso por si só já é suficiente para entender que taxa de engajamento deve ser uma análise importante para seu negócio. Mas não para por aí, a taxa de engajamento significa muito mais que isso.

Redes sociais como Facebook e Instagram tendem a aumentar o alcance orgânico de conteúdos com bom engajamento, e você não paga absolutamente nada por isso.

Ou seja, o seu conteúdo pode se tornar viral gratuitamente, simplesmente pela alta taxa de engajamento e entrega que promove para o público.

Como calcular a taxa de engajamento?

Como explicamos anteriormente, essa é uma taxa que representa o nível de interação do usuário que seu post ou página alcança. Como tal, inclui informações como reações, compartilhamentos, comentários, cliques, mensagens diretas, etc.

Já que são várias informações, isso faz com que existam diversos caminhos e maneiras diferentes para calcular a taxa de engajamento.

Mas uma fórmula geral que é mais usada para esse cálculo é: total de interações em um post ou página dividido pela taxa de alcance no post ou página.

Por exemplo, digamos que uma empresa de assessoria de ativos ambientais queira saber o quanto de engajamento a postagem sobre laudo de caracterização ambiental gerou.

Vamos supor que teve 200 interações (entre curtidas, compartilhamentos, comentários) e um alcance de 8.000 pessoas. A taxa de engajamento de postagem é então calculada da seguinte forma: 200 / 8.000 = 0,025 x 100 = 2,5%.

Segundo especialistas em redes sociais, uma taxa de engajamento de 1% a 3% pode ser considerada boa. Abaixo de 1% já é considerada muito baixa, e acima dessa média já é excelente.

Outra questão muito importante que precisamos enfatizar é que cada rede social tem seu cálculo específico para mensurar a taxa de engajamento.

Por exemplo, o YouTube leva em consideração a quantidade de tempo que as pessoas passam assistindo a vídeos, não apenas reproduzindo-os. Então você tem que levar essas diferenças em consideração.

Enquanto o Instagram Analytics leva em consideração todas as ações que um usuário executa em um post de feed ou reels. Ou seja, tomada de decisão ativa que consiste em todas as métricas que citamos como curtidas, comentários, compartilhamentos, etc. 

Dicas para impulsionar a taxa de engajamento 

Não basta uma marca estar presente no Facebook, Twitter ou Instagram. Trabalhar para gerar uma maior taxa de engajamento nas redes sociais é importante.

Veja essas dicas que podem ajudar a aumentar a taxa de engajamento em seu perfil de uma fábrica que produz foco dentista e outros materiais da área.

Conheça seu público-alvo

Para gerar maior taxa de engajamento, uma empresa deve saber quem é seu público-alvo. Além de informações como sexo, idade, ocupação e escolaridade, ela também deve entender detalhes como comportamento e personalidade das pessoas.

Ao entender esses aspectos, as marcas que produzem publicações tornam-se úteis e relevantes para os seguidores, aumentando o engajamento nas redes sociais.

Por exemplo, o público-alvo de uma empresa de serviço de instalação de software emissor NF e SP é diferente do público-alvo de uma empresa de logística, por exemplo.

Esteja onde seu público está

Conhecendo seu público-alvo, você entenderá quais redes sociais eles mais utilizam e como se comportam dentro de cada plataforma.

Dessa forma, você também saberá em quais canais sua marca deve aparecer (afinal, você não precisa estar presente em todas as redes) e como deve se comunicar com essas pessoas para chamar a atenção delas. Logo, sua taxa de engajamento irá crescer bastante. 

Tenha uma estratégia ampla

A internet é uma forma dinâmica de comunicação que favorece um fluxo constante de informações.

No entanto, para ter sucesso nas redes sociais e ter uma alta taxa de engajamento, você precisa planejar o que vai postar. Quando você cria rotinas nesse processo, o material tende a ser de maior qualidade.

Por exemplo, no perfil de uma empresa de controle e tratamento do ar, é preciso organizar o dia de fazer um reels mostrando o processo interno e o dia de postar conteúdos informativos, falando sobre ventilação adiabática ou outro assunto técnico do setor.

Personalize o conteúdo

Ainda vale a pena observar o número de curtidas ou seguidores, mas o engajamento nos comentários é uma métrica mais relevante para avaliar o desempenho de uma publicação.

Para isso, a proposta de conteúdo de uma marca deve ser original e inspirar o público a agir.

Além disso, a comunicação da empresa deve ter um tom pessoal, como se uma pessoa estivesse conversando com a outra. Muitas marcas renomadas já utilizam essa estratégia.

Livre-se da linguagem publicitária tradicional

As redes sociais não são um ambiente propício para o uso da linguagem da publicidade tradicional, que foca em vendas, marcas ou produtos e não agrega valor às pessoas.

Em vez disso, você deve fornecer conteúdo relevante ao público, usando uma linguagem mais leve e natural, como se uma pessoa real estivesse postando, com o objetivo de construir relacionamentos.

Afinal, as redes sociais trouxeram uma nova forma de o marketing divulgar sua empresa, então a abordagem também tem que ser diferente.

Interaja com os usuários

Para gerar maior taxa de engajamento em qualquer uma das redes sociais, sua empresa deve interagir com as pessoas.

As marcas devem criar conteúdos que estimulem o envolvimento do público, postagens que gerem uma identidade e façam com que os usuários comentem, perguntem, compartilhem ou marquem seus amigos.

Além disso, é importante responder a essas interações, mostrando que sua marca valoriza o engajamento e a opinião de seus clientes.

Por exemplo, em um perfil de uma empresa de serviços de infraestrutura e construção civil, caso um usuário pergunte sobre o custo pavimentação m2, é importante responder o mais rapidamente possível, a fim de evitar que ele vá para a concorrência.

Junte-se à comunidade

A interação com os usuários também pode ocorrer em comunidades fornecidas por algumas redes sociais. Por exemplo, no Facebook e no LinkedIn existem grupos sobre vários temas.

Assim, você pode se envolver com o público interessado em seu nicho em um espaço focado em tópicos mais importantes de seu segmento.

Monitore as menções da sua marca

Os usuários nem sempre se comunicam diretamente com sua marca para elogiar ou reclamar. Frequentemente, comentários aparecem em seus perfis, e esses comentários têm influência significativa dentro de sua rede de contatos.

Por isso, é muito importante monitorá-los, principalmente no caso de denúncias e reclamações. Ao identificar essas postagens, você pode responder aos usuários e gerenciar possíveis crises de imagem.

Considerações finais

É importante ficar atento à taxa de engajamento e testar novas ações para garantir que você esteja atingindo ou superando esse percentual de forma significativa.

Afinal, essa métrica significa que seu conteúdo está incentivando os seguidores a permanecerem engajados com seu perfil, e assim mostra que seu conteúdo é significativo para o público do seu segmento.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.