Teste A/B: o que é e quais são as melhores ferramentas

O teste A/B é a melhor maneira de otimizar as taxas de conversão de sua página e melhorar seus resultados de marketing digital, sendo até mesmo um dos principais responsáveis pelo destaque e sucesso das empresas diante do mercado.

Um dos maiores benefícios da mercadologia digital é a possibilidade de medir os resultados de cada ação da sua estratégia. Dessa forma, podemos entender o que funciona, o que precisa ser repetido no futuro e o que não funciona, para encontrar pontos de melhoria.

A maneira mais eficaz de refinar sua estratégia de marketing e focar em seu objetivo é fazer um teste A / B. Com eles, você pode fazer dois testes modificando uma única variável, e ao final, avaliar se gerou melhores resultados.

Dessa forma, ao imaginar sua empresa que presta serviço de soldagem e atua nesse ramo, não precisa perder tempo pensando no que deve ou não funcionar bem para sua persona.

O teste A / B pode mostrar como pequenos ajustes nas laudas do seu site ou marketing por e-mail podem levar a mais tráfego e mais lead, garantindo um destaque e ações totalmente precisas e assertivas.

Por isso, diante de um mercado exatamente concorrido em que as empresas buscam se destacar através de cada momento, o teste A/B é um recurso totalmente necessário e que tende a ser o fator-chave para as estratégias e ações que seu negócio venha realizar.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o teste A/B, fazendo com que entenda o seu significado, quais são as vantagens em realizá-lo, as melhores ferramentas para realizar e quando é preciso optar por esse recurso. Confira!

 

O que é o teste A/B?

Os testes A / B são testes que fazem comparações entre variáveis ​​de marketing, a fim de definir qual variável gera as melhores respostas. Por exemplo, poderá testar dois formatos de página de destino para determinar qual oferece a maior taxa de conversão.

Vale ressaltar que os testes A / B são diferentes dos testes multivariados. Esses que têm bastante variedade testam mais de uma variável por vez, enquanto os outros testam apenas diferenciais por vez com o objetivo de escolher a melhor das duas.

Para testar A / B a cor de um botão call-to-action, por exemplo, você escolhe duas variações, como vermelho ou azul e determina qual se adapta melhor aos seus objetivos.

O teste elimina as suposições e permite que tome uma decisão com base nos números, o que reduz as chances de sua decisão fracassar no futuro.

Ou seja, ao aplicar o teste A/B diante do seu negócio sua empresa de descarte de resíduos industriais tende a parar de se basear em achismos e as decisões e estratégias tendem a sempre estar associadas a dados e números que demonstram as melhores escolhas a serem tomadas .

Por isso, diante de toda a eficácia, precisão e assertividade dos testes A/B, boa parte das empresas têm adotado esse recurso e os resultados têm sido incríveis e totalmente animadores.

Benefícios do teste A/B

O teste A / B do site é uma ótima maneira de quantificar as estratégias que funcionam melhor com os visitantes do site. Você acabou de confirmar o palpite. Ocorrendo o contrário, seu palpite pode estar errado.

No entanto, ainda há uma vantagem porque não vai ficar com algo que não funciona. Você atrai visitantes que atravessam mais tempo em seu site e clicar em mais links.

Ou seja, ao testar os componentes / peças dos sites mais usados. Você pode abreviar os resultados para melhorar não apenas a página de teste, mas também outras laudas e garantir o máximo de precisão.

Sendo assim, ao aplicar o teste A/B, sua empresa tende a ganhar justamente por repelir os erros e estabelecer estratégias e ações que se tornam muito mais assertivas e precisas.

Dessa forma, mesmo que a sua empresa esteja diante de um mercado extremamente competitivo e com constantes movimentações. Ao aderir a esse recurso, as estratégias sempre tendem a ser baseadas em dados e números totalmente precisos.

Melhores ferramentas para realizar um teste A/B

Para realizar testes A / B em sua empresa, por exemplo, de estudo de viabilidade ambiental de uma forma eficaz, recomendamos o uso de ferramentas para ajudá-lo no processo e reunir o máximo de assertividade.

Dessa forma, para que esse teste possa ser realizado de uma forma assertiva e sua empresa consiga utilizar desse recurso incrível, confira algumas ferramentas para te ajudar nesse processo.

  • Google Optimize;
  • Optimizely;
  • VWO;
  • AB Tasty;
  • Adobe Target.

Logo, ao utilizar desse recurso para estratégias de propagação de um anúncio de aluguel de gerador preço diária, além de contar com os testes que são extremamente precisos, as ferramentas tendem a dar o apoio e todo o suporte necessário para que tenha sucesso e cada vez mais evolução. 

Como fazer os testes A/B

Ao ter em mente os benefícios, o significado e as ferramentas que auxiliam diante dos testes A/B, chegou o tão esperado momento de entender como realizá-los e garantir em seu negócio cenários únicos e totalmente positivos. Vamos lá!

1 – Garanta significância estatística 

A primeira etapa na realização de um teste A / B é identificar uma amostra de pessoas para dar o significado estático. 

Ou seja, ao imaginar sua empresa que trabalha com fomento mercantil é importante pensar para quantas pessoas, é preciso enviar um e-mail? 

Para tornar seus testes A / B estatisticamente significativos, quantas pessoas devem visitar sua página de destino? Você pode usar a calculadora de importância para descobrir qual é esse número.

Sendo assim, esse primeiro ponto se baseia exatamente em quem o seu negócio tende a se basear para aplicar o teste A/B e conseguir os resultados e todas as vantagens possíveis.

2 – Crie variações que vão mostrar resultados 

Depois de determinar como mostrará seu teste A / B, você precisará criar as duas variações que testará. Lembre-se que estes só precisam ser separados de um elemento.

Por exemplo, se estiver testando a eficácia de anúncio para as pessoas comprar climatizador em sua página de destino, crie uma página de destino com uma imagem e outra sem. Os outros elementos da página devem permanecer exatamente os mesmos.

Ou seja, ao dar ao público ambas as opções, você tende a entender exatamente a que melhor funciona e através disso, a sua empresa pode explorar essa ação e torná-la muito mais precisa e eficaz.

3 – Entenda como são implantados os testes A/B

A realização de testes A / B depende das ferramentas que você decidir usar. Alguns instrumentos dividem a amostra em duas partes.

Isso é, quando se trata de e-mail. 50 % da amostra receberá um formato e 50 % receberá outro. Para landing pages e CTAs, metade dos visitantes do seu site notará uma versão da página ou CTA e metade notará a outra.

Desta forma, ao final do período de testes, você poderá identificar a variante que deu mais resultados e repeti-la no futuro.

As ferramentas de teste A / B estão muito avançadas atualmente. Alguns têm um componente dinâmico, em que a própria determina qual variação é mais bem-sucedida com base em uma métrica de sucesso selecionada. 

Consequentemente, a ferramenta implementa automaticamente a variante que deu os maiores resultados.

Esse tipo de teste A / B é feito com mais frequência em Landing pages, pois assim a ferramenta determina que as laudas participantes do teste A / B já receberam tráfego suficiente. 

Então, para que o teste seja estatisticamente significativo, ela determina o vencedor e a partir daí, 100 % do tráfego verá aquela página otimizada.

Dessa forma, por exemplo, ao imaginar sua empresa de separação de misturas químicas você pode otimizar suas landing pages o mais rápido possível, sem o risco de visitar laudas com baixo desempenho.

Por isso, cada vez mais os negócios têm optado por implementar os testes A/B evitando possíveis riscos e estabelecendo o máximo de assertividade e ações muito mais direcionadas.

Quando é preciso fazer um teste A/B?

O teste A / B deve ser aplicado em situações em que existe a necessidade ou potencial de otimizar determinadas métricas importantes do negócio, sejam visitas, aberturas, cliques, geração de leads, etc.

Por exemplo, se a sua empresa de dissolutor de comprimidos tem um e-mail com taxa de cliques muito baixa ou uma landing page com taxa de conversão baixa. Vale a pena criar uma segunda versão para fazer um teste A / B para ver se a nova é mais eficiente.

Logo, ao se atentar a esses fatores, sua empresa tende a contar com cenários incríveis, estabelecendo ações que prezam por qualidade e o máximo de previsão.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.