Arquétipos de Marca: o que você precisa saber

Os arquétipos de marca são um conjunto de padrões que criam traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma empresa ou organização. São ótimos recursos para gerar boas estratégias de marketing humanizado a partir de gatilhos emocionais.

Assim como as pessoas têm personalidades, visões de mundo e valores, as empresas também têm e precisam desenvolver esses atributos para se conectarem verdadeiramente com seus públicos. E é exatamente disso que se trata os arquétipos.

Se você quer saber mais sobre o que são arquétipos de marca, qual a importância para o desempenho de uma empresa de painel elétrico ou de qualquer outro segmento, quais tipos existem, como descobrir o seu arquétipo e como usá-lo a seu favor, continue lendo.

O que são arquétipos de marca?

Como já mencionamos um pouco no início deste artigo, os arquétipos de marca são os padrões que moldam como uma empresa se comporta, se comunica e como ela se posiciona no mundo.

Portanto, o arquétipo da marca tem como objetivo refletir os valores de uma empresa de conserto de aquecedor elétrico ou de qualquer outro tipo, e a forma como elas veem o mundo.

Isso ajuda a humanizar qualquer tipo de organização, aumentar o nível de conexão com o público e gerar mais confiança.

Em suma, os arquétipos de marca são um conjunto de detalhes que compõem a verdadeira personalidade de uma marca.

Muitas vezes as empresas têm traços que estão diretamente relacionados à personalidade de seus fundadores, pois a forma como eles veem o mundo se reflete, em última análise, na forma como a organização opera.

Por exemplo, uma empresa de capacho personalizado pode ter as características minuciosas do fundador, com toda a organização e critérios de qualidade rígidos que refletem sua característica exigente e perfeccionista.

O único problema em relação aos arquétipos de marca é que muitas vezes eles são ignorados por muitas organizações, e por isso muitos diretores não entendem onde podem estar errando ou acertando em relação aos processos operacionais.

Isso não é nada positivo para o negócio, pois a empresa que não entende seu arquétipo acaba lutando para se posicionar, mas não consegue ocupar um lugar de destaque na mente dos consumidores e nem atrair um público alinhado aos valores do negócio.

Sem contar que, através da definição dos arquétipos, é possível tirar todo o preceito das qualidades e virtudes e gerenciar o que não é adequado para a empresa.

Como resultado, a credibilidade da marca, bem como o crescimento dela, tem um impacto positivo ou negativo, dependendo do conhecimento e definição de arquétipos que possuem. Por essas e outras razões, os arquétipos de marca são muito importantes.

Qual é o impacto dos arquétipos de marca?

O impacto dos arquétipos de marca se reflete diretamente em como e quanto as pessoas consideram as empresas envolvidas em suas decisões.

Isso significa que quanto mais claro for o arquétipo de uma marca, ou seja, quanto mais forte for seu posicionamento, quanto mais óbvios forem seus valores e visão, maior será a chance de ser lembrada e considerada no mercado pelos consumidores.

Além disso, o arquétipo da marca transmite a essência da empresa, que por sua vez, humaniza a marca, conectando-se com o público, transmitindo confiança e até exclusividade.

Aliás, é também devido à natureza e personalidade de uma empresa que algumas pessoas compram produtos de uma determinada marca, cujo valor é muito superior ao de produtos semelhantes.

Por exemplo, uma empresa de tapete de pvc que tem uma personalidade e valores de preservação ambiental torna-se valorizada para quem preza pela sustentabilidade.

Quais são os 12 arquétipos de marca que existem?

Basicamente existem 12 tipos de arquétipos que podem ser categorizados para que as marcas se posicionem.

Todos esses conceitos de arquétipos foram desenvolvidos pelo psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung. De acordo com ele, são uma espécie de traços herdados de geração para geração e comuns a todas as pessoas (e empresas).

Conheça agora quais são esses 12 arquétipos desenvolvidos por Jung e entenda qual é a personalidade que sua empresa mais se identifica:

  1. O inocente

É um arquétipo que traz uma sensação de pureza e sinceridade, além de simplicidade. As empresas com esse arquétipo podem desenvolver campanhas publicitárias baseadas em:

  • Autenticidade;
  • Transparência;
  • Fidelidade aos valores;
  • Positividade.

Empresas que apostam nesse arquétipo, como uma empresas de capacho de vinil que tem valores de transparência, por exemplo, baseiam seus anúncios em cores e textos que sugerem simplicidade e valorização de algo único e autêntico.

2. O sábio

O arquétipo sábio tem a ver com conhecimento e aprendizado contínuo, visando sempre incentivar os consumidores a entender melhor o mundo através de informações e dados reais.

As empresas que adotam essa personalidade apostam em produtos desenvolvidos com sistematização, dados lógicos, estudos e informações. Ou seja, é um arquétipo que incentiva a sabedoria, o aprendizado e a disseminação do conhecimento.

Um exemplo de empresa com esse arquétipo é uma empresa de segurança residencial que desenvolve um sistema de controle de acesso externo baseado em inteligência artificial (IA) e Big Data.

3. O herói

O arquétipo herói remete ao desejo de solucionar problemas e promover positividade para o mundo com a sua marca. Por isso, as empresas que optam por esse arquétipo também adotam a imagem de muito trabalho, dedicação e conquista de desafios.

Marcas que usam arquétipos de heróis geralmente têm mensagens motivacionais fora do comum. A mensagem para o mundo é estar sempre pronto para algo novo, que tudo é possível com muito trabalho e dedicação.

  • Resistência;
  • Superação de obstáculos;
  • Positividade;
  • Soluções.

Essas são as características intrínsecas desse arquétipo que quer vender todas as barreiras.

4. O fora da lei

Como o nome sugere, esse arquétipo é projetado para quebrar todos os moldes e padrões. A ideia é quebrar barreiras e paradigmas e entregar algo diferente que poderia ser considerado impossível, revolucionando não só a indústria, mas a sociedade como um todo.

5. O explorador

Como o nome sugere, o arquétipo explorador procura romper com a vida cotidiana, experimentar novas experiências e aventuras e enfrentar desafios.

Este arquétipo é deliberadamente marcado por uma aposta na liberdade e na exploração de novas sensações.

Portanto, as empresas com esse arquétipo podem desenvolver campanhas publicitárias da marca mostrando a natureza e explorando novas possibilidades.

6. O mago

Esse é um arquétipo que transmite um ar de mistério e inovação, remetendo ao pensamento “fora da caixa”.

Um bom exemplo do arquétipo do mago é uma empresa que busca inovação, criatividade, adrenalina, que incentiva esportes radicais e organiza tais eventos.

Por exemplo, uma empresa que fabrica energéticos e faz comerciais incentivando a prática de esportes.

7. O comum

O principal objetivo desse arquétipo é fazer parte da sociedade, estar presente nela e promover produtos comuns que todos precisam com a mais alta qualidade para conquistar o público certo.

Por exemplo, uma empresa fabricante de móveis planejados que fabrica rodinhas para móveis com alto padrão de qualidade.

Todo mundo precisa de um bom móvel para sua casa, e quanto mais uma empresa faz produtos comuns, mas com alta qualidade, mais os consumidores comprarão dela.

8. O amante

Esse arquétipo visa promover sentimentos de conexão, intimidade e sensualidade com o público.

Ou seja, são empresas que visam conquistar o público através de produtos únicos, chamando a atenção. A entrega final encanta o cliente não só pela qualidade do produto, mas também pela sua exclusividade.

Há ousadia e sensualidade, e um bom exemplo seria uma empresa que fabrica espelho para closet com lâmpadas led e com formatos encantadores.

9. O bobo da corte

O objetivo principal é ser divertido, transmitir um ar de tranquilidade e despreocupação. O produto ou serviço deve ser direcionado a pessoas que desejam uma pequena pausa no trabalho diário e, quem sabe, podem apreciá-lo com um sorriso.

Portanto, um produto de uma empresa com esse arquétipo também deve ser acessível. Um ótimo exemplo de anúncio com protótipo do bobo da corte é uma empresa de refrigerantes. Eles são leves, fáceis de encontrar e servem para diversos momentos do dia a dia.

10. O cuidador

A maioria das marcas desse arquétipo está associada a ONGs e outras organizações focadas na saúde e no cuidado das pessoas, transmitindo uma imagem de que os esforços e a ajuda ao próximo não podem ser medidos.

11. O criador

Além da busca constante por novos projetos, o arquétipo criador visa também chamar a atenção com seus produtos e serviços. As empresas com esse tipo de arquétipo adoram compartilhar conhecimento e valorizar qualquer tipo de ideia.

12. O governante

Além das qualidades de liderança, as empresas com arquétipo governante são caracterizadas pela sofisticação, beleza e raridade.

Os produtos muitas vezes transmitem uma sensação de poder e status. Um bom exemplo de protótipo governante são as grandes marcas famosas de perfumes, relógios e de todos os setores que as pessoas associam as marcas com os produtos.

Como descobrir o arquétipo da sua marca?

Para descobrir o arquétipo da sua marca, o primeiro passo é refletir profundamente sobre como sua empresa atua.

Quais são os valores que orientam o comportamento da sua organização? Como ela vê o mundo? Como é o relacionamento com os clientes? Como você se posiciona em diferentes situações?

E com certeza, com a leitura minuciosa de todos os arquétipos que indicamos nesse artigo será bem mais fácil associar todos os elementos que caracterizam sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.